BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
6 de fevereiro de 2024

Licenciatura ou bacharelado em pedagogia EAD: confira as diferenças

Se você está em dúvida entre licenciatura ou bacharelado em pedagogia EAD, este texto foi feito para você. Afinal, vamos falar um pouco sobre ambas as formações na área e esclarecer todas as suas perguntas sobre o assunto. Então, confira o texto até o final e fique mais bem preparado para decidir sobre o seu futuro profissional.

Mas, antes de falar sobre as diferenças entre licenciatura e bacharelado, você precisa entender o que é cada um deles.

Licenciatura em pedagogia o que é?

A licenciatura em pedagogia EAD é um curso de nível superior, ou seja uma graduação. Ela é voltada para quem tem interesse em dar aulas. Portanto, no curso haverá disciplinas específicas para esse propósito. Sendo assim, caso o seu objetivo seja trabalhar com a educação, essa é sua melhor opção. Afinal, esse é o único curso de pedagogia que habilita o profissional a dar aulas. Ou seja, o bacharel em pedagogia, aquele que completou o curso de bacharelado, não está habilitado para essa função.

Sendo assim, é importante frisar que segundo as orientações mais recentes do Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura, incluindo pedagogia, precisam ter, no mínimo, quatro anos de duração. Este seria, segundo o órgão, o tempo ideal para que o estudante tenha contato com os conhecimentos teóricos e práticos necessários para se preparar para o mercado de trabalho e enfrentar os desafios da profissão.

O que é bacharelado em pedagogia?

O bacharelado em pedagogia também é um curso de nível superior, ou seja, uma graduação. Porém, como falamos anteriormente, ele não habilita seus alunos para a docência. Sendo assim, esse curso também está relacionado à educação, mas o profissional formado pode atuar em instituições de ensino e em cargos administrativos, prestar consultorias e realizar treinamentos educativos em empresas privadas. A duração do curso também costuma ser de quatro anos.

Pedagogia é licenciatura ou bacharelado?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as duas graduações, podemos falar que é muito mais comum encontrar curso de licenciatura em pedagogia do que bacharelado. E como deu para perceber, a diferença entre ambas as gradações está mais relacionada com as matérias que serão ensinadas, e também, com a área de atuação depois de formado.

O que se estuda no curso de licenciatura em pedagogia EAD?

Como falamos anteriormente, além de ter acesso às disciplinas ligadas a pedagogia, o estudante da licenciatura também estuda matérias ligadas a educação e a docência. Na grade curricular da graduação também é possível observar o estágio supervisionado obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Então, para você ter uma ideia de quais serão os temas estudados na licenciatura em pedagogia EAD, separamos abaixo a grade completa do EAD Premium Unifacvest, confira clicando aqui.

Segunda licenciatura em pedagogia

Além da licenciatura que já mencionamos anteriormente, existe também a segunda licenciatura em pedagogia. Esse curso é buscado por aqueles que já são licenciados em uma área específica e têm interesse em aperfeiçoar ainda mais seu currículo, acrescentando outro segmento. Porém, nesse caso, é possível aproveitar algumas matérias da grade curricular da primeira licenciatura. Por isso, a duração da segunda é mais curta.

Invista em uma graduação de qualidade

Agora que você está bem informado sobre o assunto, pode fazer a sua escolha sem medo. Mas, é importante lembrar que a graduação é a sua porta de entrada para a profissão. Por isso, é importante investir em uma instituição de qualidade. Assim, você poderá ter acesso ao conhecimento necessário pra desempenhar a sua função da melhor forma possível.

Aqui, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação, incluindo a licenciatura em pedagogia EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Sendo assim, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Então, estes são alguns dos detalhes que vão fazer a diferença no seu dia a dia de aprendizado na faculdade. Além disso, eles também vão te acompanhar durante o trabalho, quando você conquistar uma vaga na área e estiver desempenhando o seu melhor nas atividades diárias da profissão. Sendo assim, não esqueça de priorizar a qualidade na sua escolha pela instituição de ensino.

Metodologia Unifacvest para cursos EAD

Todos os cursos de graduação ou especialização da Unifacvest contam com uma metodologia pedagógica reconhecida como uma das grandes referências em ensino a distância no país.

Aqui, o material de estudo – incluindo livros, videoaulas e questões – são produzidos diretamente pelos autores. O aluno aprende as disciplinas e realiza o curso com quem produziu as obras estudadas. Isso garante um desenvolvimento consistente e de alto padrão de qualidade em sua formação acadêmica

Como o autor é responsável pela disciplina, os materiais são integrados. Você pode optar por estudar somente pelos livros, pelas aulas ou os dois. O conteúdo que está no livro é o mesmo que está nas aulas e nas questões. Assim, evita-se o desencontro de informações e possibilita um melhor rendimento nas avaliações de cada módulo.

Além disso, a Unifacvest conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido para ser simples e de fácil uso. Seu foco, portanto, é no conteúdo. Nele, você terá acesso a todas as ferramentas que precisará ao longo do seu curso, como materiais, livros digitais, videoaulas, questões para testar seus conhecimentos, entre outros.

Gostaria de ver mais conteúdos como estes? Acompanhe-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
1 comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!