12 de dezembro de 2022

O que é Formação Pedagógica? Saiba tudo sobre este curso superior

Formação Pedagógica é um curso do ensino superior voltado para profissionais que querem ser professores. É uma opção regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) que possibilita profissionais bacharéis atuarem como docentes.

Formação Pedagógica

Nos últimos anos houve uma crescente demanda por professores. Estudos mostram que o Brasil pode ter um déficit de 235 mil profissionais até 2040, o que preocupa o Governo, afinal, está na Constituição Brasileira que a educação é um direito de todos.

Pensando em amenizar essa situação, o Ministério da Educação oficializou o curso de Formação Pedagógica, voltado para a qualificação de profissionais que já têm um diploma de ensino superior, mas não voltado para a docência.

Conheça aqui o que é o curso de Formação Pedagógica e outros detalhes sobre o assunto.

O que é Formação Pedagógica?

Para ser professor do ensino básico, seja do infantil, fundamental ou médio, a pessoa precisa ter um diploma específico, que confere grau de licenciatura. Esse diploma garante que o profissional teve contato com as práticas pedagógicas e terá capacidade de ensinar. Diferente do diploma de graduação cujo objetivo é formar profissionais para o mercado de trabalho.

Antes de existir o curso de Formação Pedagógica se tivesse um curso de graduação e depois quisesse ser professor, você teria que fazer um novo curso superior, com grau de licenciatura.

Digamos que você seja formado em Engenharia Química, mas agora deseja dar aula na Educação Básica, para isso, você teria que fazer Licenciatura em Química. Cursar 4 anos de faculdade para conseguir atuar como docente. Agora com o surgimento da formação pedagógica isso não é mais preciso.

O curso de Formação Pedagógica parte do princípio de que o profissional já tem domínio do conhecimento que irá ensinar, ele só precisa aprender como fazer isso: quais as metodologias e práticas de ensino.

Então, no curso de Formação Pedagógica, o estudante estuda somente disciplinas relacionadas à docência. Assim, ele obtém o grau de licenciado em um menor tempo, comparado ao modelo tradicional de ensino.

O curso de formação pedagógica é licenciatura?

O curso de Formação Pedagógica não é o mesmo da licenciatura tradicional, mas é considerado uma licenciatura de curta duração para bacharéis e tecnólogos de qualquer área que tenham interesse em ser professores.

Com a Formação Pedagógica um engenheiro pode ser professor de Matemática e Física, por exemplo. Agora o curso de licenciatura tradicional é aquele em que o interessado em ser professor faz 4 anos de curso.

Quem pode fazer uma Formação Pedagógica?

Podem fazer o curso de Formação Pedagógica pessoas que já tenham um diploma de bacharel ou tecnólogo de qualquer área de atuação. Além da formação de ensino superior, é preciso escolher um curso relacionado à sua primeira área de formação. Digamos que seja formado em administração, você pode fazer o curso Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados – Matemática e dar aula de matemática.

Tem interesse em descobrir em quais áreas pode dar aula? Veja nossos cursos de Formação Pedagógica e confira esses detalhes.

Opções de cursos de Formação Pedagógica

Há cursos de Formação Pedagógica para diferentes áreas:

• Artes;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Letras – Português; e
  • Matemática.

Metodologia Unifacvest EAD nos cursos de Formação Pedagógica

Os cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest EAD têm uma metodologia exclusiva. Cada disciplina do curso possui um livro. Nele tem todo o material que você precisa estudar e dominar para atuar na área. Além dele há videoaulas que podem ser acessadas usando o QR Code disponibilizado no livro.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe aqui e nas redes sociais para saber das novidades.