16 de novembro de 2023

O que é Segunda Licenciatura em Pedagogia?

O número de novos alunos que optam por fazer uma Licenciatura em Pedagogia a distância segue sendo muito expressivo. Inclusive, essa graduação já figura na primeira posição entre as que têm conquistado maior número de matrículas, ultrapassando Administração e Direito, que ficaram por muito tempo no topo. Curiosidades a parte, a pergunta que dá título a este texto é bastante frequente, uma vez que a maior parte dessas matrículas se dá para a primeira licenciatura. Mas antes de respondermos, convém explicarmos o motivo da alta procura por esse curso.

Na realidade são vários os aspectos, mas talvez o mais relevante deles seja o fato que, de acordo com pesquisas, mais de 90% dos profissionais formados estejam atualmente empregados. Ou seja, é inegável que se trata de uma área que disponibiliza grande quantidade de oportunidades. E essas oportunidades não se limitam apenas a atuação em instituições de ensino, embora realmente concentrem a maior parte, mas também há muitas vagas em empresas, hospitais, indústrias de brinquedos e materiais pedagógicos, entre outros.

O que é Licenciatura em Pedagogia?

Afinal, Pedagogia é considerada uma Licenciatura ou Bacharelado? Na verdade, ambos os títulos acadêmicos estão disponíveis, mas somente a Licenciatura permite que os futuros profissionais também se tornem professores. Por isso, o currículo do curso inclui disciplinas específicas para essa finalidade, conforme discutiremos a seguir.

Se o seu objetivo profissional é se tornar especificamente um professor nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Pré-Escola, ou ainda entrar na gestão escolar como orientador, coordenador, supervisor ou diretor, a escolha mais adequada seria a Licenciatura em Pedagogia na modalidade de ensino a distância (EAD).

O que se estuda no curso?

O curso tem duração mínima de 48 meses, ou quatro anos, que são divididos em oito semestres. E já que estamos falando de duração mínima, esse é mais um ponto que também gera dúvidas, isso porque, não faz muito tempo, algumas instituições de ensino superior davam aos alunos a possibilidade de conseguir a conclusão em apenas três anos. Porém, com a resolução CNE/CP 02/201, de 1º de junho de 2015, essa opção foi extinta.

Uma das grandes vantagens de termos um curso com duração mínima de quatro anos é que dessa maneira todos os alunos matriculados passam a ter acesso a uma grade curricular ainda maior, proporcionando assim mais conteúdos e, claro, conhecimento para que se formem profissionais amplamente capacitados e aptos a saírem da faculdade diretamente para o mercado de trabalho.

Segunda Licenciatura em Pedagogia

Agora que você já sabe tudo sobre Pedagogia, vamos finalmente responder a pergunta lá do título. Além da licenciatura propriamente dita, que também pode ser chamada de Primeira Licenciatura, existe ainda a Segunda Licenciatura em Pedagogia, muito buscada por aqueles que já são licenciados em uma área específica, principalmente ligada à Educação, e têm interesse em aprimorar ainda mais seu currículo.

Porém, nesse caso, uma vez que é possível fazer o aproveitamento da grade curricular vista na Primeira Licenciatura, a duração da Segunda Licenciatura consequentemente é mais curta. No caso da Segunda Licenciatura em Pedagogia EAD oferecido pela Unifacvest, são ao todo 12 meses, divididos em dois semestres.

Entre os principais benefícios de fazer uma Segunda Licenciatura EAD estão o complemento da formação, uma vez que, o profissional terá um currículo mais amplo e poderá buscar um plano de carreira ainda maior, tendo portanto mais destaque e aumentando as possibilidades no mercado de trabalho na instituição onde já atua.