BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
11 de abril de 2022

O que é Tecnologia em Sistemas para Internet?

Para atender a crescente demanda do mercado de trabalho, que se torna cada vez mais tecnológico e conectado, entra em atuação a figura do profissional de Tecnologia em Sistemas para Internet.

O profissional desta área, que faz parte da gestão da tecnologia da informação, é conhecido como tecnólogo em Sistemas para Internet, e sendo assim, dentro das suas atribuições está o propósito de ser capaz de utilizar ferramentas para o desenvolvimento, manutenção e operação de aplicativos, sites e plataformas móveis para a internet e/ou intranet.

 

Como trabalhar com Tecnologia em Sistemas para Internet?

Para ser capaz de desenvolver todas as atividades citadas acima, é preciso concluir um curso de graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet a distância, como o oferecido pelo EAD Premium Unifacvest, ou presencial.

Durante o curso de graduação EAD Premium Unifacvest, que tem duração de até 32 meses, o acadêmico terá a possibilidade de aliar conhecimentos nas áreas de comunicação, criação, programação, marketing e gestão.

Para tanto, a grade curricular do curso é bastante completa abrangendo disciplinas como Cybersecurity, Digital Design, Desenvolvimento Web, Engenharia de Software, Programação Mobile, Devops, Inteligência Artificial e Ambientes Cognitivos e Desenvolvimento de Aplicações Web de Alta Performance.

Além disso, ao final de cada módulo, sendo aprovado nas disciplinas, o acadêmico receberá um certificado que possibilitará ingressar ou progredir no mercado de trabalho, de acordo com as competências adquiridas.

Quando concluir sua graduação, o estudante conquistará um total de quatro certificados de qualificação profissional, sendo:

– Certificado de Qualificação Profissional em Design de Web

Ao concluir o módulo 1, terá direito ao Certificado de Qualificação Profissional, equivalente ao de um curso de Web Design, que capacitará a atuar como Assistente de Web Design, Analista de Web Design, Web Designer Pleno ou Web Designer Sênior.

– Certificado de Qualificação Profissional em Sistemas Web

Já após terminar o módulo 2, o certificado profissional conquistado será o equivalente ao de um curso de Desenvolvimento de Sistemas Web, que proporcionará qualificação para atuar como Analista de Sistemas Web (Webmaster), Desenvolvedor Web Júnior, Desenvolvedor Web Sênior ou Programador.

– Certificado de Qualificação Profissional em Soluções Mobile

No fim do módulo 3, será garantido o Certificado de Qualificação Profissional equivalente ao conquistado em um curso de Programação Mobile ou em um curso de Desenvolvimento Mobile.

– Certificado de Qualificação Profissional em Empreendedorismo na Internet

E por fim, no módulo 4, o certificado terá equivalência ao conquistado em curso de Empreendedorismo Digital ou curso de Empreendedorismo na Internet, podendo então o profissional atuar como Developer E-Commerce ou como Consultor em TI.

 

O que faz quem se forma em Tecnologia em Sistemas para Internet?

De forma bem resumida, podemos dizer que o profissional que se forma no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet pode atuar em toda e qualquer solução conectada que conhecemos.

Fazendo uso de linguagens e códigos de programação e também de outros conhecimentos específicos, ele é capaz de projetar, desenvolver e implantar sistemas que estejam conectados com a internet. Ou seja, ele pode montar desde sites para redes internas de empresas, conhecidos como intranet, implantar sistemas de comércio eletrônico, até mesmo se envolver no desenvolvimento e criação de aplicativos para tablets e smartphones.

Mas, a atuação deste profissional tão importante não acaba por aí. Além de ser o responsável pela construção e implantação destes sistemas, muitas vezes cabe a ele ainda a manutenção, atualização e monitoramento das ferramentas.

 

Quais as áreas de atuação do profissional formado em Tecnologia em Sistemas para Internet

Tendo uma sociedade cada vez mais ativa e conectada quando o assunto é internet, pode-se dizer que o cenário é mais do que promissor para quem pretende seguir carreira na área de Tecnologia em Sistemas para Internet.

Para provar, reunimos os dados divulgados pelo IBOPE Media, que aponta o Brasil como o quinto país com maior número de conexões à internet, sendo que metade dos brasileiros possuem acesso à rede.

Desta forma, a garantia de emprego é certa para quem possuir um diploma em mãos. Conheça agora algumas das áreas em que é possível desenvolver a profissão:

Analista de Desenvolvimento de Sistemas – carreira onde o profissional é responsável por desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar os sistemas de informação.

Analista de Sistemas para Internet – neste cargo o profissional analisa e desenvolve projetos de sistemas para web, levantando requisitos, mapeando processos e realizando modelagem de dados.

Desenvolvedor de sites – Neste função o desenvolvedor fará uso de códigos de programação para criar sites, portais, aplicativos, lojas virtuais e fóruns.

Agente de Segurança da Informação na Web – De forma específica, esta função concentra seus esforços em proteger as informações inseridas na web. Então, a principal atividade a ser desenvolvida é proteção e preservação de conteúdos sigilosos.

Desenvolvedor de Apps – O profissional que atuar neste cargo será responsável pelo desenvolvimento de aplicativos, desde jogos a recursos relevantes para as empresas.

 

Mercado de trabalho para os profissionais de Sistemas para Internet

Após concluir o tecnólogo a distância em Sistemas para Internet,  o profissional poderá atuar de forma independente, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação.

Como já mencionamos anteriormente, sua habilitação na área permite atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática.

Outra grande possibilidade para os profissionais é seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para novas tecnologias na área de Sistemas para Internet.

 

Especializações na área

Para quem pretende ir além do conhecimento obtido por meio do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, uma boa pedida é investir em um curso de especialização na área.

Como o próprio nome já diz, a pós-graduação serve para complementar o aprendizado oferecido na graduação, e ainda, especializar o profissional em uma determinada área de atuação.

Conheça algumas opções:

– Pós-graduação em Desenvolvimento em Tecnologias Digitais

– Pós-graduação em Sistemas de Informação

– MBA em Gestão da Tecnologia da Informação

– Pós-graduação em Desenvolvimento Mobile

– Pós-graduação em Engenharia de Software

 

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet? Acesse:

– O que se estuda em Tecnologia em Sistemas para Internet?

– O que faz um profissional formado em Tecnologia em Sistemas para Internet?

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!