BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
24 de fevereiro de 2023

O que faz um profissional formado em Ciências Econômicas EAD?

A graduação em Ciências Econômicas EAD tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. A modalidade EAD permite que os estudantes tenham mais flexibilidade para estudar, sem precisar se deslocar para um campus universitário todos os dias.

Além da flexibilidade de horários, outra vantagem da graduação em Ciências Econômicas EAD é a possibilidade de estudar em uma instituição de ensino superior de qualidade mesmo morando em uma região mais distante dos grandes centros urbanos. Isso permite que estudantes de todas as regiões do país tenham acesso a um ensino superior de qualidade e que possam se preparar para ingressar no mercado de trabalho.

A graduação em Ciências Econômicas EAD da Unifacvest oferece uma formação completa em áreas como microeconomia, macroeconomia, econometria, finanças e gestão empresarial. Além disso, os estudantes também têm a oportunidade de desenvolver habilidades como análise crítica, resolução de problemas e tomada de decisões.

Para quem opta pela graduação em Ciências Econômicas EAD, é importante escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e que tenha uma equipe de professores qualificados e experientes na área, como é o caso da Unifacvest. Mas, para chegar direto ao ponto, o que faz o profissional formado em Ciências Econômicas EAD?

O que faz um economista?

Um profissional formado em Ciências Econômicas é responsável por estudar e analisar as relações econômicas entre indivíduos, empresas e governos, com o objetivo de entender e orientar a tomada de decisões em diferentes áreas.

Os economistas trabalham em diversos setores da economia, desde o setor público até o setor privado, em organizações sem fins lucrativos e empresas de consultoria econômica. Entre as principais atividades desempenhadas por um profissional formado em Ciências Econômicas, podemos destacar:

  • Analisar e interpretar dados econômicos e financeiros, como indicadores de inflação, PIB, taxa de juros e balanço de pagamentos, para orientar a tomada de decisões.
  • Elaborar e implementar projetos e políticas econômicas em diferentes áreas, como comércio internacional, mercado financeiro, gestão pública, entre outras
  • Realizar estudos de viabilidade econômica para projetos de investimento e de desenvolvimento de negócios
  • Realizar pesquisas e análises de mercado para identificar tendências e oportunidades de negócios.
  • Prestar assessoria econômica a empresas e organizações, oferecendo suporte na tomada de decisões estratégicas.
  • Participar de negociações e acordos internacionais, como acordos comerciais e tratados econômicos.
  • Desenvolver modelos e ferramentas econômicas para auxiliar na gestão de empresas e governos.
  • Atuar na área acadêmica, como pesquisador ou professor em universidades e centros de pesquisa.

Como é o mercado de trabalho para formados em Ciências Econômicas EAD?

O mercado de trabalho para formados em Economia é amplo e diversificado. Esses profissionais são muito valorizados em diferentes áreas, tanto no setor público quanto no setor privado.

No setor público, os economistas podem trabalhar em órgãos governamentais, como o Banco Central, Ministérios, Secretarias de Fazenda, entre outros. Esses profissionais atuam na formulação e implementação de políticas econômicas, como controle da inflação, planejamento tributário, análise de orçamentos, entre outras atividades.

No setor privado, os economistas podem trabalhar em empresas de diferentes setores, como bancos, consultorias, empresas de planejamento financeiro, gestão empresarial, entre outras. Esses profissionais podem atuar na análise de mercado, elaboração de estudos de viabilidade, planejamento estratégico e outras atividades.

Além disso, os economistas podem atuar como consultores autônomos, prestando serviços de análise de mercado, elaboração de estudos e pareceres econômicos para diferentes empresas e organizações.

Outra área que tem se destacado para os economistas é a de empreendedorismo e startups. Com a crescente demanda por inovação e gestão eficiente de recursos, os conhecimentos e habilidades de um economista são muito valiosos na criação e gestão de novos negócios.

Em geral, o mercado de trabalho para formados em Economia é bastante promissor, com muitas oportunidades de atuação em diferentes áreas. No entanto, é importante ressaltar que a concorrência por vagas pode ser alta, especialmente em grandes centros urbanos, e que a formação constante e atualização de conhecimentos é fundamental para se destacar no mercado de trabalho.

Por isso, ao investir em um curso superior, opte por instituições que realmente agregam conhecimento ao aluno, com metodologias de ensino que não se limitem a uma simples busca por um diploma.

Metodologia de ensino Unifacvest para Ciências Econômicas EAD

O curso de Ciências Econômicas EAD da Unifacvest conta com uma metodologia pedagógica reconhecida como uma das grandes referências em ensino a distância no país.

Aqui, o material de estudo – incluindo livros, videoaulas e questões – são produzidos diretamente pelos autores. O aluno aprende as disciplinas e realiza o curso com quem produziu as obras estudadas. Isso garante um desenvolvimento consistente e de alto padrão de qualidade em sua formação acadêmica.

Como o autor é responsável pela disciplina, os materiais são integrados. Você pode optar por estudar somente pelos livros, pelas aulas ou os dois. O conteúdo que está no livro é o mesmo que está nas aulas e nas questões. Assim, evita-se o desencontro de informações e possibilita um melhor rendimento nas avaliações de cada módulo.

Além disso, a Unifacvest conta com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido para ser simples e de fácil uso. Seu foco, portanto, é no conteúdo. Nele, você terá acesso a todas as ferramentas que precisará ao longo do seu curso, como materiais, livros digitais, videoaulas, questões para testar seus conhecimentos, entre outros.

Gostaria de ver mais conteúdos como estes? Acompanhe-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!