16 de fevereiro de 2022

O que se estuda em Tecnologia em Defesa Cibernética?

Hoje vamos te contar tudo sobre o curso de Tecnologia em Defesa Cibernética: qual é a estrutura curricular, ou seja as disciplinas que você terá contato ao longo dos anos de estudo, como esse curso superior é dividido, qual é a metodologia de ensino, entre outras informações relevantes. E ainda, você saberá como é o mercado de trabalho para formados em Tecnologia em Defesa Cibernética.

Como é o curso de Tecnologia em Defesa Cibernética

Para explicar como funciona um curso de Tecnologia em Defesa Cibernética a distância vamos usar como exemplo a grade curricular e a metodoogia de ensino do Centro Universitário Unifacvest, que oferece o curso de tecnólogo a distância em Defesa Cibernética.

Grade curricular de Tecnologia em Defesa Cibernética EAD

No EAD Premium da Unifacvest, a duração total da faculdade de Tecnologia em Defesa Cibernética é de 2.000 horas, distribuídas em dois anos, quatro semestres e oito módulos. Confira a lista completa de disciplinas que constam na grade curricular:

Semestre 1 – Módulo 1 A

• Atividade Prática e Complementar (APC) IV 30h
  • Desenvolvimento de Startups 90h

Metodologia de ensino do curso de Defesa Cibernética

No Centro Universitário Unifacvest os alunos estudam com livros impressos que são escritos especificamente pelos autores/professores de cada disciplina. Este é o fundamento dos cursos e também o principal diferencial da faculdade.

E ainda, na metodologia EAD Premium, além dos livros impressos, os alunos tem acesso a uma plataforma digital onde encontrarão o mais completo material de estudos (AVA). Dessa maneira, é possível escolher como estudar, o que facilita e otimiza o tempo de cada um, adequando os estudos ao perfil de aprendizado.

Os alunos da Unifacvest aprendem todo o conteúdo considerado essencial para o exercício da profissão. Os materiais oferecidos pela instituição de ensino são submetido a atualizações constantes e previamente pesquisado na bibliografia disponível.

Durante o curso de Tecnologia em Defesa Cibernética a distância é possível estudar uma disciplina por vez e concentrar toda a atenção nela. Existe ainda a possibilidade de estender o tempo de duração do curso e reduzir a mensalidade proporcionalmente, a qualquer momento. Desta forma, o aluno não precisa desistir de estudar, comprometendo o seu futuro.

Quanto ao sistema de avaliações, todos os cursos do Centro Universitário Unifacvest contemplam avaliações por disciplina e, além disso, podem haver outros momentos de avaliação, como práticas curriculares, estágios supervisionados, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

É importante destacar que as avaliações online são feitas no portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Por outro lado, as avaliações presenciais são feitas no polo mais próximo da residência do aluno, mediante agendamento prévio. E fique tranquilo, pois o conteúdo que o aluno estuda no livro e nas videoaulas é exatamente o que é cobrado na prova.

Sobre os encontros presenciais, o aluno escolhe a data dos mesmos e eles acontecem para a realização das atividades avaliativas de cada módulo (um encontro presencial por módulo, sendo que cada semestre conta com dois módulos). O polo da Unifacvest disponibiliza laboratório de informática para uso dos alunos sempre que necessário. Além disso, outros laboratórios didáticos serão disponibilizados no mesmo endereço do polo, por meio de convênios, ou ainda online, de acordo com o previsto no projeto pedagógico do curso.

Mercado de trabalho para formados em Tecnologia em Defesa Cibernética

Um tecnólogo em Defesa Cibernética pode atuar na área de gestão da tecnologia da informação em funções de Analista de Tecnologia da Informação, Coordenação de Sistemas de TI, e Gerente de Projetos em Tecnologia da Informação.

Mais especificamente, no caso de formados em Tecnologia em Defesa Cibernética, é possível atuar diretamente com questão da segurança de dados, por exemplo, garantindo que todas as informações e transações feitas pelos usuários enquanto estão conectados não corram qualquer tipo de risco.

Atualmente não é raro ouvirmos ou lermos notícias falando sobre tentativas de golpes, ataques a contas ou vazamento de informações. Quem ajuda a prevenir e evitar esse tipo de situação são os profissionais de TI.

Dessa maneira, justamente por esse motivo é muito importante possuir uma formação especializada para atuar na área. Há necessidade de atualização constante no conhecimento, mas todo esse esforço é recompensado pois a área de segurança da informação tende a ser uma das que melhor remunera.

Quanto ganham os profissionais de Tecnologia em Defesa Cibernética?

Fique sabendo que as profissões na área de Tecnologia da Informação estão entre as que mais crescem no Brasil, segundo pesquisas realizadas recentemente. As remunerações costumam ser muito atrativas, mesmo em começo de carreira.

O setor não possui fiscalização de um conselho que regulamente a profissão, mas, algumas convenções coletivas o valor do piso do Tecnólogo na área de Tecnologia da Informação é de R$ 4.100,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana. Claro, que essas convenções podem mudar de acordo com a região do país.

Confira a seguir a média salarial dos profissionais com diploma na área de tecnologia em Defesa Cibernética:

• Analista – de R$ 3,5 a R$ 5 mil;
  • Coordenador – de R$ 5 mil a R$ 8 mil;
  • Gerente – de R$ 5 mil a R$ 12 mil.

E ainda, existem outras pesquisas que apontam que a área segue em crescimento, com um aumento de mais de 10% para os próximos anos. Então, esse é o momento certo para você investir em uma carreira promissora, com um mercado de trabalho aquecido na área de Tecnologia em Defesa Cibernética.