13 de setembro de 2022

Para que serve a segunda licenciatura em pedagogia?

A Segunda Licenciatura em Pedagogia é um tipo de curso que permite ao professor já formado em alguma licenciatura o poder de exercer as funções de um pedagogo nas instituições de ensino. Alinhado a isso, está o fato do curso poder ser concluído num curto espaço de tempo.

Dessa forma, o professor poderá ampliar a sua área de atuação sendo possível dar aulas na nova expertise em até um ano, dependendo da dinâmica do curso.

No artigo de hoje iremos abordar os seguintes aspectos: para que serve a segunda licenciatura em pedagogia e quais benefícios ela pode trazer?

Fique com a gente e saiba tudo o que é preciso saber!

O que é uma Segunda Licenciatura?

O termo Segunda Licenciatura é o processo de formação de um profissional já formado em alguma licenciatura, como português, matemática, geografia, entre outros, e que procura exercer mais disciplinas.

Essa forma de nível superior visa suprir a carência de professores do setor educacional. Essa estratégia foi estipulada pelo MEC como uma política educacional, disposta na Resolução do MEC de número 2, publicada em 1º de Julho de 2015.

O Conselho Nacional de Educação, para normalizar, também autorizou as instituições de ensino a possibilidade de oferecerem o curso. Dessa maneira, os profissionais poderiam optar em realizar a segunda licenciatura de modo online. O que incentivou ainda mais aos professores de procurarem essa segunda especialização.

Onde é possível atuar com a Segunda Licenciatura em Pedagogia?

O profissional que se formar na Segunda Licenciatura em Pedagogia poderá atuar em cargos de gestão pedagógica em escolas públicas e privadas. Isso incluí o Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além dele estar apto para a Modalidade Normal, com a Gestão Educacional e com o acompanhamento e análise de projetos ligados à área.

Alguns exemplos:

Diretor

Esse cargo é responsável pelo gerenciamento da administração da instituição escolar, garantindo a qualidade e eficiência do ensino. É o diretor que também supervisiona a execução do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição onde atua.

Vice-diretor

O segundo no comando, o vice-diretor auxilia nas questões pedagógicas administrativas. E é o porta-voz entre a direção e corpo docente.

Coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico tem funções que abordam analisar e compreender os desafios pedagógicos da instituição de ensino, verificar a execução do PPP. Ele vistoria a formação continuada do corpo docente e o nível de progresso de aprendizagem dos alunos.  E geralmente e ele que acompanha as reuniões e eventos com pais e alunos.

Orientador educacional

O Orientador educacional, por meio do Serviço de Orientação Educacional, fica responsável por manter o ambiente da instituição saudável. Estando à frente na dinâmica de comunicação entre alunos, professores e pais, buscando o melhor resultado e desenvolvimento do estudante.

Quais são as vantagens de fazer uma Segunda Licenciatura?

Profissional

A segunda licenciatura permite que o profissional possa ampliar suas áreas de atuação. Isso também permite que ele consiga aumentar sua renda, permitindo que ele tenha mais opções de trabalho.

Regularização

Há muitos profissionais que estão atuando sem a devida certificação, com isso, a segunda licenciatura pode ser a maneira simples de se regularizarem, oficializando assim suas funções.

Diploma de Graduação

Muitos possuem dúvidas sobre o peso do Diploma, e se é diferente do primeiro curso de licenciatura. Não, não é diferente. A segunda licenciatura apenas tira da grade as matérias básicas que envolve todos os cursos, deixando apenas as específicas, por isso a formação se torna mais rápida. Mas o peso do diploma é como se fosse uma graduação completa.

Onde fazer a Segunda Licenciatura em Pedagogia?

Agora que você conhece as vantagens de se fazer uma segunda licenciatura, a próximo passo é escolher qual instituição realizar seu curso.

Essa etapa é crucial, pois é importante que você avalie a qualidade do curso e em como ele se adequa para a sua realidade.

Isso porque o curso online tem o mesmo peso e formação que o presencial, então não precisa achar que perderá matérias ou prestígio. O que é válido observar é se a instituição é reconhecida pelo MEC, pois isso garante o Diploma ao final do curso.

Na Unifacvest o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia é em EAD e possui todo o suporte necessário para sua formação profissional, garantindo assim sua vaga no mercado de trabalho.

A escolha desse modelo de estudo garante versatilidade para seu dia a dia. Além de economia com deslocamento e na mensalidade, pois, geralmente, são mais baratas em relação aos cursos presenciais.

Conheça mais sobre nosso curso e seus benefícios aqui!

Para finalizar, ressaltamos novamente o quanto a Segunda Licenciatura é uma excelente oportunidade para os profissionais que desejam ampliar seus horizontes. Afinal, ele poderá se especializar em várias matérias em pouco tempo, qual outro curso de graduação permite isso?

Então não deixe essa oportunidade passar e comece agora seus estudos.

Gostou desse artigo? Conheça nossos outros textos clicando aqui!