29 de dezembro de 2022

Quanto tempo dura um curso de Formação Pedagógica?

Os cursos de Formação Pedagógica têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional. Em face ao déficit de professores na educação básica e de nível médio, profissionais bacharéis ou tecnólogos vêm encontrando uma forma de suprirem essa escassez e, ao mesmo tempo, ampliar seus campos de atuação. Uma das dúvidas quanto a essa possibilidade é: quanto tempo dura um curso de Formação Pedagógica? Descubra neste texto!

formação pedagógica

Por ser um curso mais rápido que as licenciaturas tradicionais, a Formação Pedagógica tem atraído a atenção por possibilitar que, em até 18 meses, o aluno se torne apto a dar aulas no ensino fundamental II, médio, escolas técnicas e em instituições de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Quanto tempo dura um curso de Formação Pedagógica na Unifacvest?

A duração padrão da Formação Pedagógica na Unifacvest é de 18 meses para todos os cursos disponíveis, com carga horária de 1283 horas, composta por três semestres e seis módulos.

Desta forma,  cursos são divididos em dois módulos por cada semestre, mas sem obrigatoriedade de cumpri-los linearmente. Você pode optar por postergar ou adiantar os módulos de acordo com a sua disponibilidade.

Quem pode fazer o curso de Formação Pedagógica na Unifacvest?

Todo profissional com diploma de curso superior nas modalidades bacharelado ou tecnólogo pode fazer o curso de Formação Pedagógica. No entanto, é necessário que o interessado se atente às áreas escolhidas, pois o curso optado deve se relacionar com sua área de formação.

Por exemplo: um candidato formado em Gestão Ambiental não poderá realizar uma Formação Pedagógica em Matemática e ministrar aulas sobre a disciplina em escolas, pois sua graduação não contempla os conhecimentos necessários para o ensino da matéria. Já um formado em Gestão Comercial, no entanto, sim.

Como saber se minha graduação permite fazer Formação Pedagógica?

Já que deve existir correlação entre as formações, é natural que apareçam dúvidas se determinados cursos são aceitos. Antes disso, é necessário conhecer quais modalidades de Formação Pedagógica são ofertadas pela Unifacvest, que são elas:

• Artes;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Letras – Português; e
  • Matemática.

Clicando aqui, você pode conferir a lista com os cursos mencionados. Clicando no de seu interesse, você poderá encontrar quais são os cursos correlacionados à área e verificar se a sua graduação é aceita.

Veja o exemplo:

cursos aceitos para formação pedagógica

Na página de cada curso, também é possível obter informações sobre grade curricular da Formação Pedagógica, material didático, metodologia de ensino, entre outras.

Como fazer minha matrícula em Formação Pedagógica?

A matrícula em Formação Pedagógica pode ser realizada diretamente pelo telefone 0800 724 4344, pelo site ou conversando com um consultor via WhatsApp. Caso prefira, você também pode preencher seu telefone no canto inferior direito da tela no site que ligaremos para você.

Os documentos para efetivação da matrícula são:

• Termo de adesão e declaração de ciência assinados;
  • Cópia simples do CPF;
  • Comprovantes de conclusão de Ensino Superior (diploma frente e verso e histórico).

Metodologia Unifacvest EAD nos cursos de Formação Pedagógica

Na Unifacvest, o ensino é pensado em todos os detalhes, desde a elaboração da disciplina à disposição tecnológica para transmiti-la aos alunos. Nossos materiais são produzidos pelos próprios autores, possibilitando que o estudante adquira seus conhecimentos diretamente de quem produziu as obras estudadas.

Livros, videoaulas e questões são integrados e desenvolvidos estrategicamente para que o aprendizado seja completo. Além disso, contamos com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de simples acesso que possibilita que o foco do aluno seja somente no aprendizado das matérias, e não em entender o funcionamento do sistema.

Acompanhe-nos nas redes sociais e continue vendo conteúdos como estes!