BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de setembro de 2023

Segunda Licenciatura EAD: O que saber até me formar? Guia completo

Se você cursa algum dos cursos de Segunda Licenciatura abaixo:

Os cursos de Licenciatura na modalidade EAD da Unifacvest são reconhecidos pelo MEC, conforme a lista abaixo. Isso nos possibilitou lançar cursos de Segunda Licenciatura amparados pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019.

[Portaria MEC n. 853, de 22/08/2022, publicada no DOU em 23/08/2022, edição 160, seção 1, página 42]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 33, de 27/03/2023, publicada no DOU em 28/03/2023, edição 60, seção 1, página 32]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 799, de 28/07/2022, publicada no DOU em 01/08/2022, edição 144, seção 1, página 95]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 775, de 20/07/2022, publicada no DOU em 22/07/2022, edição 138, seção 1, página 62]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

[Portaria MEC n. 775, de 20/07/2022, publicada no DOU em 22/07/2022, edição 138, seção 1, página 62]. Confira o cadastro no e-MEC clicando aqui.

Preparamos um guia completo com todas as informações que você irá precisar neste momento de desenvolvimento intelectual. Se você já tem uma pergunta específica em mente, pode acessar diretamente a seção correspondente no sumário.

Table of Contents

Materiais didáticos e recursos disponíveis

Antes de iniciar o conteúdo sobre suas aulas, você pode conferir um pouco sobre os materiais didáticos e recursos que possuímos para seus estudos.

O material didático é composto por livros impressos e videoaulas on-line, que contemplam todo o conteúdo do curso, permitindo-me um aprendizado flexível e eficaz. Todo o conteúdo também é disponibilizado diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (videoaulas on-line e livros em PDF).

O material didático físico é enviado para o meu Polo de Apoio Presencial. O material do primeiro módulo fica disponível em até 40 dias após o início das aulas. A partir do segundo módulo, os livros impressos ficam disponíveis no fim do módulo anterior. Vou verificar com o meu Polo a disponibilidade do material didático físico e agendar o melhor horário para a retirada.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

O Portal AVA é o Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado no EAD da Unifacvest. Este Portal é um importante recurso tecnológico a ser empregado durante o seu processo de aprendizagem. Dentro de uma única plataforma, você poderá acessar o conteúdo do seu curso, realizar as avaliações, ter acesso às suas notas e a diversos serviços acadêmicos.

No seu Portal AVA, você visualizará as disciplinas distribuídas dentro dos módulos do seu curso. A ordem das disciplinas apresentada no seu Portal AVA visa garantir o aprendizado do conteúdo de maneira eficaz. O Portal AVA também indicará datas sugeridas para a realização das avaliações e das atividades do curso. Porém, como prezamos pela sua autonomia, não é obrigatório seguir o proposto no AVA – você pode mudar a ordem de estudos, caso julgue necessário –, apenas recomendamos que você não deixe as avaliações e as atividades acumularem de um módulo para o outro, de modo que não atrase a conclusão do seu curso.

O Portal AVA é acessado por meio da Internet. Você consegue acessar o Portal AVA pelo site: www.ead.unifacvest.com.br, menu “Login”, ou direto em: http://unifacvesteasd.portalava.com.br. Assim que a sua matrícula é liberada, você recebe um e-mail com os dados para acessar ao AVA.

Caso não tenha recebido, você pode tentar acessá-lo com o seu e-mail (conforme consta no termo de adesão) e com o seu CPF (somente números) como senha inicial. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Suporte Acadêmico (saiba mais no item “Atendimento”).

A seguir, apresentamos as principais funcionalidades disponíveis em seu acesso ao AVA.

Rematrícula

A rematrícula é um processo importante para a sua continuidade no curso. Ela é feita automaticamente ao final de cada módulo e é gratuita.

A rematrícula deixa de ser automática caso você tenha qualquer pendência acadêmica ou financeira. Caso a rematrícula não seja realizada, você não conseguirá realizar as atividades presenciais e online do seu curso, e nem receberá o material didático físico.

Por isso, caso a rematrícula não seja realizada automaticamente, você deverá regularizar a situação e solicitar a rematrícula por meio do Portal AVA clicando em “Meu Financeiro”. Se a solicitação não estiver disponível, é porque sua situação ainda não está regularizada. Neste caso, você deverá entrar em contato pelo telefone 0800 724 4344 (atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 20h40).

Sistema de avaliação

Para cada disciplina do seu curso de Segunda Licenciatura na Unifacvest, você realizará as seguintes avaliações e atividades:

N1 – Você fará uma prova on-line regular com 8 questões objetivas (valor de 0 a 4,0).

N2 – Você terá uma prova presencial regular impressa com 12 questões objetivas (valor de 0 a 6,0).

Prova on-line regular (N1)

A prova on-line regular será realizada por você no Portal AVA. Ela estará disponível no final do conteúdo da disciplina, com valor de 0 a 4,0, e será composta por 8 questões, ou seja, cada questão valerá 0,4. As questões serão de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta.

Você deverá acessar a prova no Portal AVA para respondê-la, e não será necessário agendar sua realização. As questões da prova serão randômicas e elaboradas pelo mesmo autor do livro e da videoaula da disciplina. Você responderá às questões na tela e, ao finalizar, o Portal AVA disponibilizará sua nota.

Prova presencial regular (N2)

A prova presencial regular impressa objetiva deverá ser realizada em seu Polo, com valor de 0 a 6,0, sendo composta por 12 questões de múltipla escolha, ou seja, cada questão valerá 0,5.

Para fazer sua prova presencial objetiva, você deverá agendar a data e a hora de realização da prova com o seu Polo. O agendamento poderá ser feito pelo Portal AVA ou por contato direto com o Polo (por telefone, por exemplo). O Polo imprimirá a prova (que será nominal) e você deverá responder a todas as questões. O Polo, então, lançará suas respostas no AVA e, assim que o lançamento for concluído, o Portal AVA disponibilizará sua nota.

Média para aprovação

A média para aprovação na disciplina será 6. Para calcular sua média, o AVA somará sua nota da prova on-line (N1) à da prova presencial objetiva (N2). Portanto, será necessário que você realize as duas avaliações para que a média seja calculada.

Confira a tabela de notas que você precisa alcançar para a aprovação:

Procedimentos em caso de reprovação

Você sabe como funciona as médias necessárias para ser aprovado nas disciplinas, mas, e se você não conseguir a nota? O que fazer?

Se você não conseguir uma média igual ou superior a 6 após realizar as provas regulares, será necessário que você faça uma prova de dependência (DEP).

A prova de dependência será realizada on-line e estará disponível no Portal AVA após o cálculo da média. Não será necessário agendar a realização dessa prova. Ela estará disponível no seu Portal AVA logo após o conteúdo da disciplina, e será composta por 10 questões de múltipla escolha, com valor de 0 a 10. Portanto, cada questão valerá 1 ponto.

As questões da prova serão randômicas e elaboradas pelo mesmo autor do livro da disciplina. Você responderá às questões na tela e, ao finalizar, o Portal AVA informará imediatamente a sua nota. A nota obtida na prova de dependência substituirá a sua média anterior na disciplina.

Se, mesmo após realizar a prova de dependência, você não conseguir uma média igual ou superior a 6, será necessário realizar uma nova prova que estará disponível no Portal AVA. Você continuará fazendo isso até conseguir obter a média necessária para a aprovação.

Confira uma tabela da atribuição das notas para casos de reprovação nas disciplinas:

Outras atividades avaliativas

Além das avaliações regulares, os cursos de Segunda Licenciatura têm a previsão de atividades curriculares integradoras e extensão (ACIE), Atividades Formativas, Fórum, Atividades Curriculares Complementares, Estágio Curricular Supervisionado e Trabalho de Conclusão de Curso.

Neste tópico, vamos descrever de forma resumida como essas atividades serão desenvolvidas em cada nível de curso do EAD da Unifacvest. Mais detalhes estarão disponíveis para você em seu AVA, acessando a disciplina da atividade.

Atividade Curricular Integradora e Extensão (ACIE)

As atividades curriculares integradoras e extensão (ACIE) consistem em atividades on-line discursivas (como o envio de arquivo), que têm por objetivo avaliar as competências obtidas por você no decorrer do curso.

Essa atividade será elaborada pelos professores/tutores da Unifacvest e disponibilizada em seu Portal AVA, na disciplina atividade curricular integradora e extensão (ACIE). Após você realizar essa atividade, você deve encaminhá-la pelo Portal AVA, para que os professores/tutores da disciplina possam analisar e corrigir a sua atividade.

A forma de aprovação desta atividade será por meio de nota com valor de 0 a 10.

Atividades Formativas (AF) *(quando previstas no PPC do curso)

Alguns cursos de Segunda Licenciatura têm disciplinas voltadas para a prática pedagógica, denominadas “Atividade Formativa”. Nessas atividades, você será levado a pensar sobre o conteúdo das disciplinas que fazem parte do currículo de seu curso, com base na perspectiva do desenvolvimento em espaços pedagógicos, culturais e ações sociais.

Para cada disciplina de Atividade Formativa, propõe-se o desenvolvimento de práticas pedagógicas, nas quais você vai comprovar por meio de relatos e fotos e, após, encaminhar no Portal AVA para análise e correção da atividade.

A forma de aprovação desta atividade será por meio de nota com valor de 0 a 10.

Fórum

O Fórum será uma atividade interativa on-line, que permitirá o desenvolvimento e a cooperação entre discentes, docentes e tutores.

Será disponibilizado um Fórum, onde você será incitado a participar de discussões relacionadas aos conteúdos abordados nas disciplinas do módulo.

Não é uma atividade avaliativa, embora a tutoria faça o acompanhamento da frequência das postagens dos alunos.

Atividades Curriculares Complementares

A realização de Atividades Curriculares Complementares (ACC) é obrigatória em seu curso de Segunda Licenciatura. Você deverá realizar 25 horas de atividades complementares por semestre.

No módulo 1B do curso, será incluída a disciplina “Atividades Curriculares Complementares – ACC”. Você deverá protocolar, nessa disciplina, os comprovantes de realização das atividades. Os comprovantes serão validados pelo setor de Suporte Acadêmico, e será emitido um parecer informando a carga horária validada e a carga horária faltante. A disciplina constará como “Concluída” apenas após a validação de 100% da carga horária de Atividades Curriculares Complementares – ACC.

Na disciplina, em seu Portal do Aluno, serão detalhadas as modalidades de atividades aceitas como Atividades Curriculares Complementares – ACC, bem como o limite de carga horária aceito por modalidade. Você deve atentar-se aos limites e às modalidades aceitas ao enviar os comprovantes.

O que eu recebo ao término do curso?

Ao concluir todas as disciplinas e apresentar os documentos necessários, o aluno recebe um diploma de bacharelado do curso escolhido emitido pela Unifacvest.

O diploma vale em todo o Brasil?

Sim, o diploma possui validade em todo o território nacional.

O diploma EAD tem a mesma validade que o presencial?

Sim. O diploma que você receberá possui exatamente a mesma validade que o diploma de um curso presencial, sendo aceito igualmente em processos seletivos, concursos públicos, etc.

São cobradas taxas no decorrer do curso?

Diferentemente de outras instituições de ensino que ofertam EAD, na Unifacvest você não precisa pagar taxa para quase nenhuma das suas necessidades acadêmicas ou administrativas. As únicas taxas passíveis de pagamento são a de adesão (feita somente uma vez ao início do curso, no mesmo valor da primeira parcela). Nem em caso de dependência, por exemplo, você paga taxa. Emissão de histórico, carteirinha estudantil, comprovante de matrícula, agendamento de avaliações presenciais e outros itens também são gratuitos.

Como funciona o processo de estágio obrigatório em cursos de Segunda Licenciatura EAD?

O estágio obrigatório é um dos temas que mais desperta dúvidas nos alunos. Neste tópico, esperamos que você fique totalmente informado sobre os trâmites e demais temas relacionados.

Instituições de estágio conveniadas

Se você está procurando estágio, a Unifacvest tem parceria com instituições que podem te ajudar nesta busca oferecendo oportunidades.

Para encontrar a mais próxima de você, basta consultar a lista das instituições conveniadas clicando aqui. Ao acessar a planilha, use comando Ctrl-F, digite o nome da cidade que você possui interesse e pesquise na lista.

É importante salientar que todas as instituições na lista estão ativas, independentemente do ano em que a parceria tenha sido firmada.

Quais são os trâmites do processo de estágio obrigatório em Segundas Licenciaturas?

Cada cidade possui uma legislação específica para a realização de estágios obrigatórios. No entanto, existe um processo de entregas empregado em todos os locais.

Veja abaixo como são feitos os trâmites gerais para dar entrada no seu estágio obrigatório e, após isso, confira a explicação detalhada etapa por etapa.

O estágio curricular supervisionado é realizado em duas etapas, divididas entre documentos que você deve entregar antes de começar a trabalhar e documentos que você deve entregar após a realização do estágio:

  • Etapa 1: Termo de Convênio e  Termo de Compromisso de Estágio (TCE) + Plano de Estágio;
  • Etapa 2: Ficha de Acompanhamento de Estágio;  Ficha de Avaliação do Estagiário e Relatório de Estágio.

É obrigatória a entrega de forma sequencial.

O que é Estágio Curricular Obrigatório?

O estágio obrigatório é uma modalidade de estágio prevista em lei que é obrigatória para a conclusão da Segunda Licenciatura. Ele tem como objetivo proporcionar ao estudante uma vivência prática na área em que está estudando, a fim de complementar a formação teórica adquirida em sala de aula.

O estágio obrigatório deve ser realizado dentro do período previsto pelo currículo do curso, com carga horária definida pela instituição de ensino, e deve ser supervisionado pela instituição de ensino e pela empresa concedente. O estágio obrigatório não é remunerado, mas é reconhecido como atividade acadêmica obrigatória para a conclusão do curso.

Para dar início, você deve, primeiramente, obter uma vaga em uma Unidade Concedente de Estágio (que pode ser uma escola, empresa, ONG, etc) para realizar o estágio obrigatório.

A partir daí começa todo o processo, iniciando com o Termo de Convênio com os dados do local de estágio e do aluno. Depois, é necessário preencher o Termo de Compromisso com os dados da UCE (local do estágio) e do aluno, além de assinar e colher as assinaturas da UCE e da Unifacvest. O plano de estágio deve ser enviado junto com o termo de compromisso.

A ficha de acompanhamento do estágio deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas pelo estagiário. Já a ficha de avaliação do estagiário é preenchida pelo supervisor de estágio na instituição concedente, avaliando o desempenho do estagiário.

Por fim, é necessário elaborar um relatório de estágio curricular obrigatório para apresentar as atividades realizadas durante o período de estágio. É importante lembrar que cada etapa deve ser validada e assinada pela Unifacvest para que o estágio seja considerado válido e cumpra com as exigências do curso. Veja agora as etapas de forma específica!

Etapa 1

Termo de Convênio

O Termo de Convênio é um documento importante que estabelece um acordo jurídico entre as Unidades Concedentes de Estágio (UCE) e a Unifacvest. Ele é emitido em duas vias, uma para a UCE e outra para a Unifacvest. Como aluno de curso superior EAD, você precisará conseguir uma vaga em uma UCE para realizar o seu estágio e preencher os campos necessários no modelo disponível no AVA, incluindo os dados da UCE e os seus próprios.

Confira um exemplo abaixo sobre o preenchimento do termo de estágio:

O número de convênio será preenchido pela Unifacvest, então não é necessário que você se preocupe com isso. É importante lembrar que no Termo de Convênio deve constar o CNPJ da escola onde você irá estagiar. Caso a escola não tenha CNPJ, o convênio pode ser feito com a Prefeitura ou Secretaria de Educação do Município.

Depois de preencher e assinar o documento, você deve obter as assinaturas da UCE e enviar tudo através do Portal AVA para validação e assinatura da Unifacvest. Seguindo essas orientações, você estará cumprindo e validando o seu Estágio Curricular Obrigatório.

Importante: caso a Unifacvest já tenha convênio com a unidade concedente, o aluno somente encaminha o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio, que serão explicados a seguir.

Termo de Compromisso de Estágio e Plano de Estágio

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um documento importante para alunos de cursos superiores EAD, que é firmado entre o aluno e a Unidade Concedente de Estágio (UCE), com a interveniência da Unifacvest.

Ele deve ser emitido em três vias, sendo uma para a UCE, outra para a Unifacvest e a terceira para o aluno. Lembre-se que, para dar seguimento, é preciso que o Termo de Convênio esteja assinado pela UCE e pela Unifacvest antes de iniciar esta etapa.

É necessário preencher os campos em vermelho com os dados da UCE e do aluno, utilizando o modelo disponível no AVA. Após preencher e assinar o documento, você deve obter as assinaturas da escola que você vai realizar o estágio e enviar tudo através do Portal AVA para assinatura da Unifacvest.

Confira um exemplo do documento e como ele deve estar preenchido e assinado:

Depois que a Unifacvest assinar o TCE, a via do documento será disponibilizada no seu AVA e você precisará entregar uma via no seu estágio. Vale lembrar que o Plano de Estágio deve ser encaminhado junto com o termo de compromisso.

O Plano de Estágio é um documento que descreve as atividades que o aluno irá desenvolver durante o estágio. Para elaborá-lo, é preciso seguir algumas etapas, tais como: baixar o modelo de Plano de Estágio disponível no Portal AVA, preencher as informações necessárias, assinar o documento e obter a assinatura da UCE.

Feito isso, o próximo passo é enviar o Plano de Estágio através do Portal AVA para que a Unifacvest possa assinar também. Quando a Unifacvest assinar o Plano de Estágio, ele será disponibilizado no AVA para que você possa ter acesso. Finalmente, é importante lembrar que você deverá entregar uma via do Plano de Estágio à UCE.

Importante:

  • O aluno não pode iniciar o estágio até essa etapa ser validada e assinada por todas as partes responsáveis;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado;
  • No Termo de Compromisso, não se esqueça de estabelecer um intervalo de início e término de seis meses em seu estágio. Isso evita imprevistos e garante que a exigência mínima de 160h em sala de aula seja cumprida.
  • De acordo com a Lei de Estágio, você também não poderá exceder as 6 horas diárias e 30 horas semanais de trabalho.

Confira instruções sobre o preenchimento deste documento:

Etapa 2

Ficha de Acompanhamento

Durante o estágio, é importante preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio para registrar as atividades realizadas pelo estagiário. Essa ficha deve ser preenchida pelo aluno e assinada e carimbada pelo supervisor de estágio na UCE, indicando a data, horário e atividades desenvolvidas.

Para ter acesso ao modelo da Ficha de Acompanhamento do Estágio, é necessário entrar na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

Para preencher a Ficha de Acompanhamento do Estágio, você deverá baixar o modelo disponível no Portal AVA e entregá-lo para preenchimento e assinatura do supervisor de estágio da UCE. Veja como preenchê-la:

Após a conclusão do estágio, a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE deverá ser enviada por você ao orientador de estágio da Unifacvest através do Portal AVA, para avaliação.

Importante:

  • O prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Ficha de avaliação do Estagiário

A partir desta etapa, os prazos se tornam mais tranquilos pois você pode entregar os documentos durante o desenvolvimento do estágio.

Basicamente, você deverá preencher a Ficha de Avaliação do Estagiário e entregar ao seu supervisor da instituição concedente, que irá analisar o seu desempenho durante o período trabalhado. O modelo da ficha estará disponível na disciplina de Estágio Curricular no seu Portal AVA.

Após baixar o modelo e coletar a assinatura do local em que trabalha, envie a ficha devidamente preenchida, assinada e carimbada pela UCE ao orientador de estágio da Unifacvest por meio do Portal AVA, para avaliação. Ao fim deste processo, você estará somente a uma etapa de concluir seu estágio obrigatório! Veja abaixo a última.

Importante

  • Assim como a ficha de acompanhamento, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Relatório de Estágio

Ao término do estágio, é necessário que o aluno prepare um relatório descrevendo as atividades realizadas na unidade concedente de estágio (UCE).

O modelo do relatório está disponível na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Portal AVA do aluno.

O relatório deve ser enviado pelo aluno através do Portal AVA para avaliação do orientador. Ao final desta etapa, será atribuída uma nota de 0 a 10 para a disciplina de estágio.

Veja um modelo da capa:

Sendo assim, é importante que você siga os seguintes passos:

  • Baixar o modelo de Relatório de estágio disponível no Portal AVA;
  • Descrever as atividades realizadas durante o estágio de acordo com o modelo;
  • Enviar o relatório para avaliação através do Portal AVA e acompanhar a avaliação.

Importante

  • Assim como os outros itens, o prazo máximo de envio que o aluno tem para encaminhar esta etapa é de 30 dias após o fim do estágio;
  • A Unifacvest terá o prazo de 30 dias úteis para analisar o documento enviado.

Estágio Supervisionado I e II, qual a diferença?

No Estágio Supervisionado I, você ficará focado na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Já no II, você poderá se envolver com temas como Educação de Jovens e Adultos e Gestão Escolar.

Convalidação de horas: como funciona?

Para alunos que atuam no exercício do magistério e exercem atividades docentes regulares na educação básica, poderá aproveitar até 100 (cem) horas da carga horária do Estágio Curricular Obrigatório.

O abatimento das horas pode ocorrer da seguinte forma: 

50 horas para o Estágio I e 50 horas para o Estágio II, independendo da área em que o aluno esteja trabalhando (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio);

Para que possamos realizar a convalidação das horas de estágio, o aluno deve encaminhar, por meio da disciplina de estágio, os seguintes documentos:

  • Cópia autêntica digitalizada do contrato de trabalho, especificando a função exercida no magistério;
  • Cópia autêntica digitalizada da carteira de trabalho (página onde consta os dados do aluno e os dados do contrato com a escola);
  • Declaração da escola especificando a função exercida no magistério, em cópia digitalizada.

Importante

  • A Unifacvest terá o prazo de 10 dias úteis para analisar o documento enviado.

Dúvidas gerais sobre estágio

Não tem convênio com a prefeitura do meu município, como eu faço agora?

Cada prefeitura te sua particularidade. No entanto, deve ser solicitado o Termo de Convênio para ser preenchido e anexado através do Portal AVA. Isso permite que a Unifacvest faça contato com a prefeitura e inicie o processo de convênio. Caso fique com dúvidas, você pode entrar em contato com através do protocolo pelo e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br. O prazo de retorto é de 5 dias úteis.

Como solicitar o número da apólice de seguro do estágio?

A solicitação deve ser feita somente caso haja solicitação da Unidade Concedente do seu estágio. O número da apólice pode ser solicitado através do e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Por meio desta solicitação será aberto uma requisição no AVA (em Solicitações) para envio da proposta de seguro. Essa proposta de seguro o aluno deve preencher e assinar, após realizar o envio na requisição para análise.

Quem pode assinar a minha documentação de estágio?

Escolas Municipais – convênio com a prefeitura local ou secretaria municipal e assinatura do prefeito (a) ou secretário (a).

Escolas Estaduais – geralmente, o convênio é feito com a Secretaria de Educação do estado, podendo ser outra e assinatura do secretário (a).

Escolas particulares/Instituições privadas – convênio com a própria escola/instituição e assinatura do(a) diretor(a)/administrador(a).

Onde vou fazer estágio pede um procedimento diferente do padrão da Unifacvest, o que eu faço?

Sempre que houver um procedimento diferente em seu local de estágio, você deve entrar em contato com a Unifacvest para elucidação do caso. Não prossiga com nenhum procedimento fora do padrão da Unifacvest sem prévio aviso à instituição.

Nestes casos, orientamos o aluno a encaminhar as situações através de e-mail atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Com quem eu tiro dúvidas sobre o processo do estágio?

As dúvidas podem ser sanadas através de e-mail encaminhado no atendimento@ead.unifacvest.com.br, através da central no telefone 0300 789 8100 ou com o polo responsável pelo aluno.

Trabalho de Conclusão de Curso

Nos cursos superiores de Segunda Licenciatura e formação pedagógica não são realizados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). No entanto, você pode solicitar a inclusão da disciplina no curso, caso deseje. Neste caso, a solicitação deve ser feita antes do início das aulas.

Conclusão de curso

Será considerado concluinte o aluno que:

  • Obtiver aprovação (nota igual ou superior a 6) em todas as disciplinas do curso;
  • Concluir com aprovação todas as atividades acadêmicas previstas no curso, como TCC, atividades complementares, práticas curriculares, estágios e outros;
  • Tiver toda a documentação necessária para a conclusão completa e validada.

Todos os documentos deverão ser enviados por você pelo Portal AVA, no menu “Conclusão de Curso”.

Além disso, os alunos de Graduação deverão realizar a colação de grau.

Documentação necessária para a conclusão da sua Segunda Licenciatura

  • Certidão de Nascimento ou de Casamento: Você deverá providenciar uma cópia simples e legível da Certidão de Nascimento (para solteiros) ou da Certidão de Casamento (para casados ou divorciados);
  • Comprovante de quitação eleitoral: É necessário apresentar uma cópia simples e legível do Comprovante de Voto ou Quitação Eleitoral atualizada (referente à última eleição);
  • Diploma/certificado de conclusão do Ensino Superior: Será requerida uma cópia autenticada em cartório do certificado do Ensino Superior. Não será necessário o envio pelo correio;
  • Documento militar: Esta exigência se aplica apenas aos alunos do sexo masculino, que devem providenciar uma cópia simples e legível do comprovante de quitação militar;
  • Título de Eleitor: Providencie uma cópia simples e legível do Título de Eleitor;
  • Documento de identidade: Será necessário apresentar uma cópia simples e legível do documento de identidade (RG). Não serão aceitos outros documentos além do RG.

Atendimento

Suporte Acadêmico

Nossa equipe de Suporte Acadêmico está disponível para auxiliá-lo sobre o uso do AVA, requisições, documentos de conclusão de curso e demais procedimentos realizados ao longo de seu curso. Você pode entrar em contato conosco através do Fale Conosco disponível em seu Portal AVA. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30.

Mensalidades e Cobrança

Os boletos de mensalidade ficam disponíveis em seu acesso ao AVA no menu MEU FINANCEIRO. Caso você tenha alguma dúvida sobre o pagamento de mensalidades ou precise renegociar algum boleto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 724 4344 ou pelo e-mail: cobranca@sbradministracao.com.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h40.

Central de Matrículas

Para realizar matrícula em um novo curso EAD Premium Unifacvest, você pode entrar em contato com seu Polo consultando o site http://ead.unifacvest.com.br ou entrar em contato com nossa equipe comercial no telefone 0800 724 4344. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!