13 de abril de 2022

Como é estudar História a distância?

Licenciatura em História a distância sempre esteve na lista das graduações que mais conquistam novas matrículas entre aqueles que sonham se tornar professores. E com o sucesso da modalidade EAD, o número de novos alunos tem crescido cada vez mais, ano após ano. Porém, engana-se quem pensa que o licenciado pode atuar apenas em salas de aula ou instituições de ensino. Muito pelo contrário! Exatamente sobre isso produzimos este post, ou seja, contar tudo o que você precisa saber sobre o curso, e claro, sobre o mercado de trabalho na área.

Porém, antes de falarmos sobre a graduação propriamente dita, é interessante trazer um pouco da história do curso de História. Aqui no Brasil, as primeiras turmas datam nos anos 30, mas foi no final dos anos 70 e início dos anos 80 que, graças as crescimento das cidades, da população e, consequentemente, da economia, ampliou a perspectiva e as oportunidades de trabalho para historiadores.

Isso porque a produção cultural se expandiu, e com o desenvolvimento social e econômico, o país ganhou novos museus e teatros, que passaram então a ter mais eventos e exposições, isso sem contar programas de televisão, filmes e revistas que exigiam colaboração desses profissionais, e claro, instituições de pesquisa.

O curioso é que apenas no ano de 2020, mais precisamente no dia 18 de fevereiro, o Senado Federal aprovou, de forma unânime, um projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador no Brasil. E o texto diz que podem exercer a atividade aqueles que possuem diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em História; diploma de mestrado ou doutorado conquistado em programa de Pós-Graduação reconhecido pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – desde que com linha de pesquisa dedicada à História; e ainda, profissionais diplomados em outras áreas e que comprovem ter exercido a profissão de historiador por mais de cinco anos, contando da data de promulgação da lei.

Como é o curso de Licenciatura em História a distância?

Bom, agora vamos ao que realmente te fez chegar a este post, contaremos todos detalhes a respeito do curso de Licenciatura em História EAD. Primeiro, é importante destacar que, para chegar ao diploma, serão necessários pelo menos quatro anos de dedicação, dispostos em um total de 3.200 horas.

Dentro dessa carga horária estão inseridas 400 horas referentes às Atividades Formativas (que devem ser feitas em todos os semestres); 45 horas de Atividades Integradoras (feitas nos 2º, 4º e 6º semestres); 200 horas de Atividades Complementares (que podem ser realizadas a partir do 1º semestre); 400 horas de Estágio Supervisionado (nos 5º e 7º semestres); e claro, 40 horas referentes a produção do TCC, o Trabalho de Conclusão de Curso (no último semestre).

Agora, falando especificamente das disciplinas que serão vistas e aprendidas nas outras 2.115 horas que, como você já pôde concluir, são divididas em oito semestres, vamos te apresentar a grade curricular da Licenciatura em História.

Grade Curricular

• Métodos e Técnicas de Pesquisa
  • Tópicos Especiais
  • Imagem e Cultura Visual

Em resumo, no curso de Licenciatura em História você verá apenas assuntos de extrema importância para o seu cotidiano como aluno mas, acima de tudo, para o seu futuro como profissional da área, uma vez que cada um deles poderá vir a ser usado no dia a dia da profissão.

Mercado de Trabalho

Caso uma de suas dúvidas seja se vale a pena fazer Licenciatura em História levando em consideração o mercado de trabalho, a resposta é sim! E é justamente sobre isso que falaremos a partir de agora.

Como antecipamos no início do texto, ao contrário do que muitos pensam, quem se forma na graduação de Licenciatura em História não terá a área de atuação restrita apenas às salas de aula. Muito embora, repetimos, essa acabe sendo a opção mais escolhida pela maioria dos diplomados. Além da docência, onde poderá lecionar em escolas públicas e particulares, para turmas desde a educação básica até o ensino médio, ou ainda dar aulas particulares e para cursos pré-vestibulares, existem várias outras ótimas opções.

Entre elas o desenvolvimento de materiais didáticos, onde se envolverá com a escrita, revisão e edição de conteúdos específicos, bem como a criação de aplicativos educativos e a produção de materiais audiovisuais voltados ao ensino. É possível também atuar como pesquisador em bibliotecas, centros históricos e museus, ficando responsável pela preservação de material histórico e recuperação de informações perdidas.

Há ainda a possibilidade de trabalhar com gestão de documentos e coleções, como o nome da função já deixa claro, organizando o acervo e informações históricas públicas ou particulares de museus e outras instituições. A atuação como consultor de produções culturais também tem sido bastante visada, uma vez que a cada dia são produzidas mais e mais filmes, novelas e série, nas quais é necessário contar com o conhecimento histórico dos profissionais para que as produções tenham embasamento.

Isso para citar apenas algumas opções dentre as tantas existentes oferecidas pelo mercado de trabalho para formados em História.

Um ponto que não podemos deixar passar sem mencionar é o fato de que muitas pessoas têm dúvida sobre fazer Licenciatura ou Bacharelado em História. A dica que damos é, caso sua intenção seja realmente tornar-se professor(a), é necessário escolher a primeira opção, pois apenas ela habilita o profissional a lecionar, uma vez que, conforme você conferiu ao falarmos sobre a grade curricular, ensina todas as questões didáticas para tal, algo que no Bacharelado não é oferecido.

Então é isso, esperamos ter conseguido contar tudo o que você precisa saber sobre o curso de Licenciatura em História EAD, e que tenha te incentivado ainda mais a realizar sua matrícula e, num futuro bem próximo, tornar-se um fantástico profissional da área.