BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
29 de abril de 2022

Curso de Licenciatura ou Bacharelado: qual a diferença?

É muito comum que, ao decidir ingressar em uma faculdade, as pessoas se deparem com uma dúvida: curso de Licenciatura ou Bacharelado, qual escolher?  E exatamente por isso preparamos essa postagem especial, na qual pretendemos explicar com grande riqueza de detalhes quais são as principais diferenças entre elas, para que dessa forma, caso você também esteja passando por essa situação, saiba qual a melhor opção, principalmente no que diz respeito ao seu futuro profissional.

Diferenças entre Licenciatura e Bacharelado

Começamos respondendo a pergunta o que é Licenciatura? Bom, os cursos ofertados nessa modalidade, sejam eles a distância ou presenciais, preparam o profissional para a carreira docente. Ou seja, após a sua formação, os licenciados poderão atuar dando aulas para turmas da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio.

Isso porque, durante o período de estudos terá, na grade curricular, acesso a disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área, como Didática e Prática de Ensino, Currículo e Planejamento da Educação Básica, Alfabetização e Letramento, isso para citar apenas algumas.

Ainda durante a faculdade, o acadêmico, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado. E assim como nos cursos de Bacharelado, a Licenciatura também permite ao aluno dar continuidade aos estudos fazendo especializações, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Dentro dessa área, os principais e mais procurados cursos de Licenciatura a distância são aqueles voltados para a educação básica. Além da Pedagogia, muitas outras possibilidades podemos destacar: Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, entre outras.

Já para definir o que é Bacharelado, podemos dizer que esta modalidade permite aos acadêmicos um contato com inúmeras áreas de atuação dentro da mesma profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas, isso porque toda grade curricular do curso é pensada com o objetivo de oferecer a capacitação necessária do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso.

Aqui cabe lembrar que, além de formar profissionais para os diversos nichos da profissão, o Bacharelado também forma professores para o ensino superior. Nesse caso, a maioria das instituições exige, no mínimo, um curso especialização. Entre as principais graduações estão Administração, Direito, Medicina, Engenharia, Ciências Contábeis e Comunicação Social.

É muito importante destacar ainda que, independentemente de qual seja a sua escolha, nada o impede de optar em um primeiro momento por fazer uma Licenciatura e depois ingressar num curso de Bacharelado EAD, seja na mesma área ou em área distinta.

Ah, um detalhe que vale a pena ser mencionado é que, em algumas instituições, só é possível fazer a escolha entre um desses formatos de graduação EAD após meses de estudo, já que a base de ensino é a mesma.

Outro ponto que vale ser ressaltado é que se o seu foco for dar aulas em cursos de Ensino Superior, tudo funciona um pouco diferente. Neste caso, como já mencionado anteriormente, possuir apenas a Licenciatura não é o suficiente. É exigido, no mínimo, uma pós-graduação, já que a ideia é que o professor esteja sempre um nível acima do aluno.

A título de curiosidade, além de Licenciatura e Bacharelado existe ainda o Tecnólogo, que também é uma graduação, porém, com menor duração, podendo ser concluída muitas vezes em 2 ou 3 anos. Por isso, não é raro que se confunda cursos tecnólogos com cursos técnicos, que são completamente diferentes.

Isso porque, os tecnólogos são voltados para áreas de atuação específicas do mercado e têm foco nos estudos mais práticos, enquanto os técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando-lhe conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, ou seja, eles não conferem ao estudante um grau de nível superior.

Fatores importantes a serem levados em consideração no momento da escolha

  • Atuação

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha bem definido onde e com o que pretende atuar. Como vimos anteriormente, essa é uma das principais diferenças entre as modalidades. Para retomar, você deve lembrar que os cursos de Licenciatura preparam seus profissionais para ministrar aulas. Por outro lado, os de Bacharelado têm foco no mercado de trabalho, com diversas possibilidades de atuação.

  • Grade Curricular

Por terem matérias mais focadas no mercado de trabalho, os cursos de Bacharelado são mais generalistas, enquanto os de Licenciatura têm uma preocupação maior em abordar disciplinas que embasam a atuação do professor, assim como já havíamos antecipado no início da nossa postagem quando entramos no tema de como escolher os cursos universitários EAD.

  • Oferta de Cursos

Nem todo curso ofertado na modalidade de Bacharelado possui também sua versão em Licenciatura. Porém, ao contrário, quase todas as opções oferecidas em Licenciatura possuem uma equivalente em Bacharelado. Neste caso, cabe a você optar pela carreira mais atraente de acordo com o seu perfil e aspirações profissionais.

Como escolher um bom curso?

Respondida a dúvida sobre como é um curso de Licenciatura EAD e também um de Bacharelado, sabendo então quais as principais diferenças entre eles, vem outro momento que também costuma causar certa insegurança, a escolha da área de atuação e também o curso propriamente dito no qual fará a matrícula.

Para optar por aquela que será a melhor graduação a distância EAD para você, também vale a dica de levar em conta as suas habilidades e desejos profissionais. Procure pelas profissões que estão em alta atualmente, e ainda, em relação aos salários que costumam ser oferecidos pelo mercado de trabalho.

É absolutamente normal, ficar na dúvida entre dois ou três cursos. Para resolver essa indecisão, que tal participar de feiras de profissão ou, até mesmo, conversar com pessoas que já estejam formadas na área? E nada impede que você comece os estudos em uma graduação e depois acabe mudando para outros cursos de graduação EAD, até finalmente encontrar aquele que o realizará.

Mas, não basta apenas escolher Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia, por exemplo, você também precisa observar alguns pontos importantes na instituição de ensino na qual pretende se matricular.

O primeiro deles é verificar se a mesma é devidamente credenciada junto ao Ministério da Educação para oferecer tais cursos. Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e, consequentemente, bem aceito pelo mercado de trabalho. Essa informação pode ser conferida de forma fácil, diretamente no site do MEC, realizando uma rápida pesquisa pelo nome da instituição.

Esperamos que com essas dicas você faça a melhor escolha e tenha um futuro brilhante pela frente!

Conte sempre com o EAD Premium Unifacvest!

Bons estudos!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!