24 de outubro de 2022

Descubra o que é segunda licenciatura em matemática

Com objetivo principal formar professores para atuarem na Educação Básica, o curso superior de segunda licenciatura em matemática prepara o profissional para entender o uso dessa ciência no cotidiano e para aplicá-la em sala de aula.

Segunda licenciatura em matemática

A segunda licenciatura em matemática foi criada para profissionais que já trabalham como professores, mas desejam expandir a área de atuação, sendo habilitados para dar aula na disciplina de matemática.

Este curso é voltado para profissionais que se interessam por números e pelas Ciências Exatas, e já tem alguma formação superior com título de licenciatura.

O que é segunda licenciatura?

O Programa de Segunda Licenciatura é uma modalidade de curso superior de curta duração. Ele habilita professores a darem aula em outra disciplina além da primeira área de formação, neste caso, na matéria de Matemática.

Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no ano de 2015, com objetivo de sanar definitivamente a grande carência de professores que atuam na rede básica da educação.

O que é segunda licenciatura em matemática?

A segunda licenciatura em matemática é um programa voltado para profissionais já habilitados com ao menos um diploma de licenciatura. Ele destina-se a formar professores para dar aulas de matemática ao ensino fundamental II, médio, técnico e EJA.

Como funciona a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura apresenta carga horária mais curta, comparada a tradicional de 4 anos, com, no mínimo, 3.200 horas. Nessa modalidade, a quantidade de horas é variável, entre 800 e 1.200, no mínimo. Quase sempre, é uma formação com duração de um ou um ano e meio.

O tempo exato vai depender da instituição de ensino superior escolhida, além da equivalência entre a licenciatura já realizada e a segunda licenciatura. A comparação dos currículos é feita pela própria faculdade.

Um professor de Artes que deseja fazer Matemática, levará mais tempo para finalizar o curso, visto que as graduações são de esferas distintas. Agora um docente de Física que deseja fazer a segunda licenciatura em Matemática possui carga horária menor, pois são áreas correlatas.

De modo geral, a segunda licenciatura é relativamente mais rápida que outras graduações.

Segunda licenciatura em matemática

Mercado de trabalho para profissionais da área

Segundo o Censo Escolar de 2020 realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Brasil possui 2, 2 milhões de professores da Educação Básica. Apesar do número significativo, existe uma falta muito grande de profissionais. O que resulta em um mercado aquecido.

Logo, apostar em uma segunda licenciatura em Matemática significa obter mais rápido uma nova formação superior, e estar em um mercado em que as oportunidades de trabalhos não vão faltar.

Segunda licenciatura em EAD

O curso de segunda licenciatura em Matemática, na maioria das faculdades, é oferecido na modalidade EAD. Este modelo é muito procurado por quem busca por flexibilidade, tanto financeira quanto de tempo. Pois possibilita que o aluno estude remotamente, e altere o valor da parcela.

Somente em casos de avaliação e estágio supervisionado que ele precisa ir até um polo da instituição de ensino. Então, além de ser realizado em menor tempo, o curso de segunda licenciatura em Matemática EAD também possibilita essa flexibilidade de estudar onde quiser.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe a gente nas redes sociais e confira mais informações sobre graduação, carreira e mercado de trabalho.