BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
31 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em Matemática?

Se você está interessado em descobrir o que faz um profissional formado em matemática veio ao lugar certo. No post de hoje, vamos te falar sobre as principais áreas de atuação, o que é preciso para se tornar professor na área e ainda te explicar mais detalhes sobre o curso de licenciatura em matemática EAD. Então, confira o texto até o final, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e fique pronto para iniciar seus estudos.

Quanto tempo dura o curso de licenciatura em matemática?

Para começar, vamos esclarecer uma dúvida frequente: “quanto tempo dura o curso de licenciatura em matemática a distância?”. Segundo o Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura, incluindo o curso de matemática, precisam ter no mínimo quatro anos de duração. Afinal, esse seria o tempo necessário, segundo o órgão, para que o aluno tenha acesso a todo o conhecimento prático e teórico para a profissão.

Sendo assim, durante esses quatro anos de estudo, o estudante terá acesso a disciplinas específicas da área da matemática, assim como, matérias relacionadas a docência. E, além do conhecimento teórico, o aluno passará por grandes projetos como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o estágio supervisionado obrigatório. (Confira a grade curricular completa do curso de licenciatura em matemática)

É preciso ter curso superior para atuar como professor de Matemática?

Muitas pessoas também possuem dúvidas sobre se é necessário ter curso superior para atuar como professor de matemática. E a resposta é sim. Para trabalhar com a docência é necessário ter concluído o curso de licenciatura em matemática. Aliás, vale lembrar que essa é a única graduação na área que habilita o profissional para essa atuação. Então, se esse é o seu objetivo, você já sabe qual caminho tem que seguir. (Conheça também o curso de licenciatura em Educação Especial)

Áreas de atuação do profissional formado em matemática

Como já mencionamos anteriormente, se tornar professor de matemática é uma das possibilidades de atuação para esses profissionais. Sendo assim, ele pode dar aulas dessa disciplina em escolas públicas e particulares, no ensino fundamental, médio e até mesmo superior. E, vale lembrar, que essa é uma atividade de extrema importância para a sociedade como um todo. Porém, ainda há outras alternativas para seguir após finalizar o curso. Confira abaixo:

  • Design de Produtos – testa e simula a funcionalidade de embalagens dos produtos para melhorar sua forma.
  • Produção – otimiza processos de produção evitando desperdícios, gerencia a cadeia de suprimentos e define de sistemas de produção.
  • Gerenciamento Ambiental – desenvolve modelagens para auxiliar nas decisões sobre produtos ou processos que causem danos ao meio ambiente.
  • Biomatemática – recupera imagens obtidas por exames como tomografias e ressonâncias e ultrassonografias.
  • Economia e Mercado Financeiro – projeta os riscos para otimizar o gerenciamento de investimentos.
  • Ciências Computacionais – cria algoritmos para softwares e traduz modelos matemáticos para a linguagem computacional.

Sendo assim, um profissional formado em bacharelado também pode trabalhar em empresas. Por exemplo, as áreas de economia, tecnologia da informação, química e física estão sempre procurando por profissionais de matemática para desenvolver trabalhos de pesquisa e hipótese.

Perfil do profissional formado em matemática

Muitos dos pontos que serão importantes para os profissionais da área, serão aprendidos durante a graduação. Porém há algumas características que devem acompanhar o profissional já nos primeiros anos da licenciatura. Afinal, elas demonstram que o estudante fez a escolha certa em optar pelo curso de matemática.

Entre as principais características do perfil do profissional de matemática, podemos citar que é importante ter boa comunicação, saber se expressar com objetividade e de forma clara.

Além disso, para quem pretende atuar com matemática aplicada, é preciso ainda ter afinidade com tecnologia e linguagens de programação. Por outro lado, quem busca uma posição na área de pesquisa matemática, deve ser muito disciplinado e organizado para se concentrar nos estudos.

Vale lembrar que além de trabalhar como professor, o profissional de matemática pode atuar em indústrias, juntamente com equipes multidisciplinares, que envolvam profissionais das áreas de engenharia, economia e arquitetura.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Se você chegou até esse ponto do texto, conseguiu entender melhor quais são as possibilidade de atuação de um profissional formado em matemática. Sendo assim, agora é preciso compreender a importância da graduação para construir uma carreira sólida. Afinal, ela é a base do seu conhecimento. Por isso, você precisa escolher uma instituição de ensino de qualidade, para formar uma boa base para o seu sucesso profissional.

E no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Dicas de pós-graduação para profissional formado em matemática

E se você deseja complementar seus estudos e seguir com a carreira acadêmica em matemática, uma boa alternativa são os cursos de pós-graduação nesta área de exatas. Afinal, é importante que o profissional continue se especializando para estar atualizado com as novidades do mercado. Assim, é possível conquistar melhores vagas e oportunidades.

E a boa notícia para quem quer seguir neste caminho, são as variadas opções de cursos de pós em matemática. Afinal, atualmente o mercado oferece diversas possibilidades, e neste sentido, as mais indicadas para professor de matemática são: matemática aplicada, metodologia do ensino da matemática, matemática financeira e estatística e educação financeira.

Entretanto, se o seu objetivo é expandir a área de atuação, existem ainda oportunidades mais genéricas como gestão escolar, educação de jovens e adultos, ensino lúdico, entre outras. Sendo assim, é importante identificar em qual segmento você pretende trabalhar ou quais habilidades precisa melhorar. Outra dica é pesquisar sobre o mercado e conferir quais são as demandas no segmento, assim você conseguirá se diferenciar entre os demais profissionais. (Conheça mais sobre o mercado de trabalho na área da matemática)

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!