9 de junho de 2021

Gestão de Segurança Privada EAD: o que se estuda?

O gestor de segurança privada, ou seja, aquele que concluiu um curso de Gestão de Segurança Privada EAD ou presencial, é responsável pelo planejamento, execução, controle e melhora dos processos relacionados com a segurança de uma organização. Uma característica importante para este profissional é a capacidade de liderança e a comunicação em diferentes níveis.

Porém, para atingir este nível de competência e antes de ingressar no mercado de trabalho, é preciso se dedicar durante dois anos em um curso de graduação em Gestão de Segurança Privada.

Assim, durante a faculdade, o acadêmico terá contato com disciplinas relacionadas às áreas de administração, contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos e direitos trabalhistas.

Entre as matérias de formação específica, terá contato ainda com temas relacionados ao terrorismo, narcotráfico, organizações criminosas, crimes digitais, prevenção e combate a sinistro, primeiros socorros, gestão de prevenção e repressão a violência, armamento, munições, explosivos, psicologia, entre outras.

Grade curricular do curso de Gestão de Segurança Privada

A grade curricular de cursos de nível tecnológico como o de Gestão de Segurança Privada são focadas nas atividades de rotina que serão exigidas durante a carreira.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia elaborado pelo Ministério da Educação – MEC, a  organização curricular dos cursos de Segurança Privada contempla conhecimentos relacionados  à leitura e produção de textos técnicos; raciocínio lógico; ciência e tecnologia e inovação; empreendedorismo; tecnologias de comunicação e informação; desenvolvimento interpessoal; legislação; normas técnicas; saúde e segurança no trabalho; cidadania e direitos humanos; responsabilidade e sustentabilidade social e ambiental; qualidade de vida; e ética profissional.

Neste sentido, para que você possa conhecer de forma mais aprofundada quais são as disciplinas que fazem parte desta graduação, separamos abaixo a grade curricular do curso de Gestão de Segurança Privada oferecido pelo EAD Premium Unifacvest.

De início, você precisa saber que o curso de tecnologia em Gestão de Segurança Privada é de 1.840 horas distribuídas em dois anos.

1 semestre

Psicologia Aplicada à Segurança

Atividade Integradora II

Atividades Complementares

Por fim, como você deve ter percebido ao analisar a grade, além das matérias acima descritas, será necessário cumprir atividades complementares que podem ser realizadas já no início da faculdade. E ainda, existem também as atividades integradoras ao longo do curso, para refletir sobre as disciplinas estudadas.

Por outro lado, é importante lembrar que no curso de tecnologia, também conhecido como tecnólogo, não é obrigatória a realização do estágio supervisionado. Isso porque, o aluno já tem acesso a muita prática durante o dia a dia da graduação.

Também, até o momento, não há a obrigatoriedade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente conhecido como TCC.

Como escolher a melhor faculdade de Gestão de Segurança Privada

Se você está procurando por uma faculdade de Gestão de Segurança Privada, precisa ficar atento a alguns pontos importantes. O primeiro deles é que não adianta optar pela melhor instituição de ensino, se você não possuir foco e persistência em seus estudos. Afinal, seu sucesso só depende de você. Mas é claro que, escolher uma faculdade de qualidade ajudará muito na sua formação, por isso, vamos te lembrar de algumas informações importantes a serem observadas.

O primeiro passo é verificar se a instituição que você escolheu é credenciada junto ao Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que tornará seu diploma válido e bem aceito, tanto no mercado de trabalho, quanto em outras instituições, quando você for fazer uma pós-graduação. Depois disso, verifique a grade curricular, ou seja, as matérias e assuntos que irá aprender. Também é interessante conferir uma prévia do material didático, vale consultar um trecho do livro impresso ou de uma videoaula.

Outro ponto importante é verificar qual é a experiência da instituição com o ensino superior, há quantos anos ela está inserida nesse mercado e o que as pessoas falam sobre ela. Para isso, procure por depoimentos de alunos e ex-alunos, ou, até mesmo, confira as páginas nas redes sociais. E por último, mas não menos importante, é preciso encontrar um curso com mensalidades aceitáveis, só assim, você conseguirá terminar a graduação e seguir com uma carreira de sucesso na área de segurança privada.

Enfim, encerramos mais um conteúdo sobre o curso de Gestão de Segurança Privada EAD. Hoje, você ficou por dentro da grade curricular da graduação e também recebeu dicas precisas de como escolher a melhor instituição para iniciar seus estudos.

Mas, nossa série de conteúdos sobre o curso de Segurança Privada não acaba por aqui. Nos próximos dias você acompanhará outras postagens que trarão ainda mais informações sobre as áreas de atuação do profissional, bem como, sobre o mercado de trabalho e vantagens da metodologia EAD.

Assim, esperamos contribuir de forma positiva para o seu ingresso no ensino superior.

Gostou do conteúdo e quer saber ainda mais sobre o curso de Gestão de Segurança Privada EAD? Não deixe de acessar:

O que é Gestão de Segurança Privada?
O que faz um profissional formado em Gestão de Segurança Privada?
Gestão de Segurança Privada EAD: vantagens e metodologia
Mercado de trabalho para formado em Gestão de Segurança Privada

Conheça também sobre outras opções no ensino superior:

O que é Gestão Financeira?

Além da Gestão de Segurança Privada, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.