BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
25 de junho de 2021

Mercado de trabalho para formado em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

No post de hoje, vamos falar sobre o mercado de trabalho para os formados no curso de tecnologia em gestão da produção industrial a distância. Mas, há outros conteúdos específicos sobre essa área, então, venha conhecer mais sobre a gestão de produção industrial e saiba o que é estudado nessa graduação. Afinal, é importante conhecer o máximo possível sobre a área antes mesmo de terminar os estudos e se jogar no mercado.

Sendo assim, vamos falar sobre as possibilidades de atuação que terá à disposição depois de formado, também vamos abordar sobre quanto ganha esses profissionais. Além disso, vamos comentar mais sobre a formação tecnológica. Então, confira o texto até o final e fique mais bem informado sobre a área que foi escolhida para o seu futuro.

Áreas de atuação em gestão da produção industrial

Então, o tecnólogo em produção industrial, ou seja, o profissional formado no curso em questão fica responsável por planejar, supervisionar e aplicar os processos de produção. Ou seja, entre as suas atividades diárias estão: planejar a logística de movimentação do produto na indústria, avaliar e otimizar os fluxos de materiais, layouts e linhas de produção.

Mas, não é só isso, também há outros trabalhos que podem aparecer na rotina desses profissionais. Como, por exemplo, supervisionar a seleção e o tratamento das matérias-primas, assim como, fazer o controle de qualidade de processos e coordenar as equipes de trabalho. Além disso, o profissional também pode especificar técnicas de informação para gestão e controle da manufatura e vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Sendo assim, essa é uma área em crescimento devido a sua importância. No mercado de trabalho, o tecnólogo em gestão da produção industrial pode atuar em indústrias de diversos setores, como metalúrgico, mecânico, automotivo e de petróleo.  Também é preciso destacar que a gestão de produção industrial oferece bons salários aos seus profissionais, como é possível observar no próximo tópico.

Quanto ganha um profissional formado em gestão da produção industrial?

Antes de falar sobre a média salarial praticada no mercado, é preciso mencionar que diversos fatores influenciam no valor que será recebido pelo trabalhador. Como, por exemplo, a carga horária de atividade, a região em que o tecnólogo atua, o tempo de experiência, os cursos de especialização, o desempenho do profissional e muitos outros. Sendo assim, é preciso levar em consideração que todo o seu esforço será recompensado com melhores oportunidades e, consequentemente, bons salários.

Como já mencionamos nesse texto, esse profissional tem um papel estratégico no ambiente empresarial. Por isso, ele precisa estar bem qualificado para desempenhar essa função e, por isso também, ele recebe uma boa remuneração para essa atuação responsável. Sendo assim, podemos dizer que a média salarial exercida no país é de R$ 3.337,55. Mas, o teto, ou seja o valor que o tecnólogo pode alcançar com o passar dos anos de trabalho chega a R$ 7.701,38.

Ou seja, se o mercado de trabalho e o salário oferecido eram suas preocupações, pode ficar tranquilo. Afinal, há boas oportunidades para profissionais qualificados e bons salários aguardando por você. Então, se já está convencido a iniciar seus estudos, vamos falar um pouco mais sobre a formação em gestão da produção industrial, confira a seguir.

Curso de tecnologia em gestão da produção industrial

O curso de tecnologia em gestão da produção industrial é o único curso de nível superior na área, ou seja, a única graduação disponível. Sendo assim, você precisa tomar cuidado para não se confundir com o curso técnico, afinal, ele é de nível médio e não te proporcionará toda a bagagem necessária para desenvolver as atividades necessárias no mercado. Mas, nada impede, por exemplo, que você comece seus estudos com um curso técnico, até mesmo junto com o ensino médio, e depois faça sua matrícula em um tecnológico.

E, comparado com outros tipos de formação, os cursos tecnólogos são mais curtos. Por exemplo, o bacharelado e a licenciatura possuem em média quatro anos de duração, já o curso tecnológico conta com uma média de 2 a 3 anos. Especificamente, a graduação em gestão da produção industrial EAD tem três anos de estudo aqui no EAD Premium Unifacvest.

Mas, os cursos de tecnologia só conseguem trabalhar com um tempo menor de estudo porque eles são graduações focadas na prática. Sendo assim, esses cursos deixam um pouco da teoria de lado para focar no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera desses profissionais. Sendo assim, após a formação, esses estudantes estarão prontos para conquistar um espaço no mercado de trabalho. Durante os estudos, também não há a necessidade de passar por estágio supervisionado obrigatório ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o que ajuda a diminuir o tempo de estudo.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Então, agora você já conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a área e pode iniciar seus estudos. Porém, é preciso compreender a importância da graduação para construir uma carreira sólida. Afinal, ela é a base do seu conhecimento. Por isso, você precisa escolher uma instituição de ensino de qualidade, para formar uma boa base para o seu sucesso profissional.

E no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das provas da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído. (Conheça mais também sobre a gestão de segurança privada)

Provas com caráter educativo

Além disso, a maioria das instituições de ensino escolhem provas com caráter punitivo, mas aqui no EAD Premium Unifacvest ela tem caráter educativo. Afinal, você já deve ter visto pessoas que ficam tão nervosas para realizar a prova que acabam não conseguindo colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Ou ainda, alunos que estudam assuntos que não aparecem na prova e são trocados por uma temática que não foi estudada por eles. Essas situações apresentam a prova com caráter punitivo, diferente do que é realizado por aqui.

A nossa intenção é que o estudante aprenda ainda mais enquanto realiza a sua prova. Sendo assim, ele tem total liberdade para consultar o material enquanto realiza o teste, seja em casa pelo AVA ou no polo presencialmente. Afinal, cada vez que ele precisa consultar o livro para responder uma questão, ele estará revisando o conteúdo e frisando o aprendizado em sua mente. Ou seja, a prova é uma continuação do curso e dos estudos.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.