BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
21 de junho de 2021

O que é Tecnologia em Gestão da Produção Industrial?

No post de hoje, vamos te explicar todos os detalhes sobre o curso de tecnologia em gestão da produção industrial. Afinal, é importante que você tenha um panorama da área antes mesmo de se matricular e começar os estudos. Sendo assim, hoje você vai aprender sobre diferentes áreas de formação nesse segmento e escolher qual delas é a melhor para o seu futuro. Então, confira o texto até o final e esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é tecnologia em gestão da produção industrial?

A tecnologia em gestão da produção industrial é um curso que prepara profissionais para se tornarem especialistas em processos de fabricação. Dessa forma, depois de formado, eles são capazes de guiar indústrias em processos para aumentar e garantir a produtividade, assim como, reduzir custos e certificar a qualidade da produção.

Sendo assim, após o final do curso de tecnologia em gestão da produção industrial EAD, o estudante estará qualificado para acompanhar todos os processos industriais, e ainda, gerenciar a interação entre os diferentes níveis e departamentos dentro de uma empresa.

E é por isso, que durante o curso, o aluno terá acesso a disciplinas como:

  • Direito Empresarial;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Matemática Financeira;
  • Sistemas de Informações Gerenciais;
  • Comportamento e Cultura Organizacional;
  • Qualidade e Produtividade;
  • Produção: Fundamentos e Processos

Confira a grade curricular completa dessa graduação.

Conheça mais sobre a área

A área de gestão da produção industrial é um campo que está em alta, por isso, sempre há boas oportunidades aguardando profissionais qualificados. O seu objetivo é trazer eficiência aos processos produtivos, sendo assim, há muitas empresas interessadas em investir nesse segmento. No setor industrial, por exemplo, é necessário aproveitar ao máximo a infraestrutura, assim como, as ferramentas tecnológicas. Afinal, a intenção sempre será produzir mais, porém, sem perder a qualidade e sem ter que gastar mais para isso acontecer.

E para que isso aconteça é importante que haja um gerenciamento adequado de todas as etapas de fabricação, que vai desde a escolha da matéria-prima até a logística. Todos esses processos devem ser otimizados para que exista uma redução de custos. Mas, é claro, sempre priorizando o controle de qualidade. Além disso, é preciso também adotar medidas para minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Ou seja, já deu para perceber que o formado no curso de tecnologia em gestão da produção industrial tem uma grande responsabilidade e muito trabalho para colocar em prática. Por isso, essa é uma área em ascensão e pode ser uma ótima escolha para o seu futuro profissional.

Diferentes áreas de formação tecnologia em gestão da produção industrial

Agora que você já entendeu melhor como é essa área, vamos falar sobre os diferentes tipos de formação em gestão da produção industrial. Assim, você poderá escolher o curso que mais tenha relação com os seus interesses e objetivos profissionais. Sendo assim, no mercado acadêmico, você encontra cursos técnicos e cursos de tecnologia na área. Mas, se você não sabe muito bem a diferença entre eles, fique tranquilo que nós vamos explicar no próximo tópico.

Vale lembrar também que não há um curso de bacharelado em gestão da produção industrial. Mas fique tranquilo, se o que te preocupa é a questão do diploma, saiba que o tecnológico é devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação como sendo de nível superior, conferindo ao formado o grau de tecnólogo.

Sendo assim, o curso de tecnologia em gestão da produção industrial a distância é um curso que tem, obrigatoriamente, pelo menos, dois anos de duração, divididos em quatro períodos, e composto por uma grade curricular focada na preparação do aluno para o mercado de trabalho, priorizando disciplinas mais voltadas para a prática do que para a teoria. (Conheça mais sobre o mercado de trabalho na área).

Diferença entre técnico e tecnólogo

Se você tem dúvidas entre o tecnólogo em gestão da produção industrial ou o curso técnico, precisa entender as principais diferenças entre eles. A mais importante a ser levada em consideração ao fazer a matrícula no curso é em relação ao nível de escolaridade que cada um representa. Afinal, o curso técnico é de nível médio, enquanto o tecnólogo é um curso superior, ou seja, uma graduação.

Além disso, os cursos tem algumas outras diferenças. Como, por exemplo:

  • A duração: o curso técnico pode durar alguns meses ou mais de 3 anos, enquanto o tecnólogo dura, em média, de 2 a 3 anos;
  • Os requisitos para a matrícula: como já dissemos, o tecnólogo é um curso de nível superior, portanto é obrigatório que o aluno tenha concluído o ensino médio.

Qual dos dois cursos escolher?

Como já deu para perceber, os curso técnico e o de tecnologia em gestão da produção industrial são bem diferentes. Sendo assim, você deve escolher aquele que tenha mais relação com o seu futuro e que atenda as suas demandas atuais. Por exemplo, se você já se formou no ensino médio, nossa dica é que invista em um curso de tecnologia. Afinal, ele oferece uma formação focada no mercado e no dia a dia de trabalho, mas é o único dos dois que é considerado uma graduação. Assim, em pouco tempo, cerca de três anos, você estará formado em um curso de nível superior e pronto para desenvolver as atividades e ser contratado.

Escolha uma instituição de qualidade

Se você chegou até esse ponto do texto, conseguiu entender melhor não só sobre o curso de formação, mas também sobre a área em si. Sendo assim, agora é preciso compreender a importância da graduação para construir uma carreira sólida. Afinal, ela é a base do seu conhecimento. Por isso, você precisa escolher uma instituição de ensino de qualidade, para formar uma boa base para o seu sucesso profissional.

E no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído. (Conheça mais também sobre a gestão de segurança privada)

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!