BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
24 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em Letras Português?

Antes de fazer a sua matrícula e iniciar seus estudos no curso de Letras Português é interessante conferir um pouco mais sobre a área de atuação. Afinal, quando você sabe quais são as possibilidades de trabalho para o seu futuro profissional, pode direcionar seu aprendizado para o que o mercado espera desses profissionais. Além disso, também é importante observar o mercado de trabalho para a área de Letras Português e saber mais sobre os salários praticados na sua região.

Então, confira o texto até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. E para começar, vamos esclarecer uma pergunta que sempre tem alto índice de pesquisas na internet. Confira logo abaixo.

É preciso ter curso superior para atuar como professor de Letras Português?

Se o seu objetivo é atuar como professor de Letras Português, saiba que precisa sim de uma formação de nível superior. E a única formação que habilita para esse trabalho é a licenciatura em Letras Português. Então, não adianta se matricular em um curso de bacharelado na área, pois ele não é indicado para essa área de atuação.

Isso acontece, porque a graduação de licenciatura em Letras Português EAD traz um diferencial em sua grade curricular. Ou seja, além das matérias específicas da área, o aluno também tem acesso a disciplinas voltadas para a docência. Como, por exemplo: Formação docente para a diversidade; Filosofia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Currículo e Planejamento da Educação Básica; e Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Língua Portuguesa. (Confira mais sobre o que se estuda no curso de Letras Português)

Quanto tempo dura o curso?

Sendo assim, é preciso lembrar que o curso de licenciatura tem duração mínima de quatro anos. Isso vale para a graduação em Letras Português, mas também para os demais cursos de licenciatura (leia mais sobre o que é Pedagogia). Esse é o tempo ideal, segundo o Ministério da Educação (MEC), para que o aluno tenha acesso a toda a teoria e prática necessárias para desempenhar a sua função com qualidade.

Dessa forma, é proibido que os cursos tenham uma duração menor do que os quatro anos. Caso você encontre uma oferta dessas, saiba que a instituição não é credenciada pelo MEC. E é o credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito no mercado de trabalho, quando você for procurar por vagas específicas na área. Ou ainda, quando você for fazer uma especialização.

O que faz um profissional formado em Letras Português?

Como você já conseguiu observar, trabalhar como professor de língua portuguesa é uma das possibilidades de atuação para os profissionais formados no curso de licenciatura em Letras Português a distância. Aliás, esse é um papel de bastante responsabilidade e importância na educação brasileira. Mas, é importante lembrar que essa não é a única opção de atuação para os licenciados. Então, confira algumas das outras possibilidades de trabalho.

A primeira das alternativas é fazer a revisão de textos para organizações públicas ou privadas. Dessa forma, não há restrição de gênero textual, o profissional pode realizar desde a correção de produções acadêmicas (como por exemplo artigos e trabalhos de conclusão de curso), ou até mesmo, corrigir textos de campanhas publicitárias de agências.

Existe ainda a opção de atuar na área de editoração. Nesse caso, o letrólogo será responsável por verificar se os textos atendem aos requisitos do local de publicação. Por exemplo, se uma revista científica recebe determinados artigos acadêmicos, cabe ao profissional que trabalha na editoração verificar quais estão dentro do padrão da publicação.

E, por fim, o profissional diplomado em letras pode atuar com produção textual, no cargo de redator em jornais, revistas, agências de publicidade e editoras. É importante ressaltar que é preciso se manter sempre atualizado para se colocar bem no mercado.

Formação em língua estrangeira

Quem escolhe graduação em Letras Português/ Inglês, por exemplo, também pode atuar como tradutor. Neste caso, poderá realizar a tradução de livros de literatura ou até mesmo de conteúdos empresariais para diversas organizações.

Seguindo essa mesma linha, o profissional formado em letras pode atuar ainda como intérprete, intermediando a comunicação entre pessoas que não falam o mesmo idioma. Seja em reuniões pequenas ou em eventos mundiais ao vivo, como por exemplo, a cerimônia do Oscar.

Perfil do profissional de Letras Português

Muitos dos pontos necessários para desempenhar a atividade serão aprendidos e trabalhados durante a faculdade de Letras Português. Porém, há algumas características que podem ser interessantes que o profissional tenha, mesmo antes de se matricular no curso. Afinal, são elas que vão demonstrar que essa é a melhor graduação para cada indivíduo.

Sendo assim, uma das principais características necessárias é gostar de ler e escrever. Ela é essencial, já que durante a carreira seu uso será muito frequente. Além disso, ter prazer em estudar é também uma característica considerada fundamental por quem pretende seguir a carreira. Afinal, a nossa língua, seja ela falada ou escrita, costuma passar por mudanças, portanto é necessário estar sempre atento e atualizado.

E claro, como a grande maioria dos que ingressam no curso de Letras tem como objetivo a carreira de professor, é extremamente importante ter boa comunicação e gostar de ensinar. Além disso é preciso estar atualizado com as novas metodologias de ensino, afinal, elas serão indispensáveis no seu dia a dia de trabalho em sala de aula.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Agora que você já conheceu mais sobre o curso e as possibilidades de atuação, pode se matricular sem medo. Porém, é necessário investir em uma instituição de ensino de qualidade. Afinal, a graduação é a base da sua carreira e ela precisa ser sólida para sustentar o seu sucesso profissional.

No EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino nos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das provas da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Open chat
    Estamos online!