BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
23 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Tecnologia em Gestão da Produção Industrial?

É importante conhecer mais sobre o que faz um profissional formado em tecnologia em gestão da produção industrial, até mesmo antes de terminar o curso em questão. Afinal, dessa forma, você tem uma prévia do que estará te esperando após os três anos de estudo. Além disso, também é possível conhecer quais são as características e habilidades que recebem destaque no mercado de trabalho. Assim, você pode focar nesses conhecimentos durante a faculdade. (Conheça mais sobre a área de tecnologia em gestão da produção industrial)

Então, se você tem dúvidas sobre o assunto, confira o texto até o final. Pois, vamos responder perguntas como: “é preciso ter curso superior para atuar na gestão da produção industrial?” e “quanto tempo dura o curso?”.

Quanto tempo dura o curso de tecnologia em gestão da produção industrial?

A graduação em gestão da produção industrial EAD é um curso de tecnologia. Ou seja, mesmo sendo um curso de nível superior, ele tem uma duração menor do que o bacharelado e a licenciatura, por exemplo. Sendo assim, aqui no EAD Premium Unifacvest, essa graduação tem duração mínima de 3 anos. Durante esse tempo, o aluno tem acesso a todo o conhecimento e prática necessários para enfrentar os desafios da profissão.

Mas, se você está se questionando sobre o motivo do curso ter uma duração menor do que a média das outras formação, que é de 4 anos, saiba que isso acontece porque essa é uma formação focada na prática. Sendo assim, a teoria é deixada um pouco de lado e os alunos são encaminhados para o que o mercado de trabalho espera desses profissionais. Nos cursos de tecnologia também não há estágio supervisionado obrigatório e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O que ajuda a diminuir o tempo de duração também.

Então, você não precisa se preocupar com o tempo. Porém, é preciso verificar, por exemplo, se o curso é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar vagas específicas na área. Ou ainda, quando você for realizar uma especialização nesse segmento, como um curso de MBA. Aqui, todos os nossos cursos de graduação EAD, assim como, os cursos de pós-graduação são credenciados pelo MEC. (Conheça mais sobre a grade curricular do curso de tecnologia em gestão da produção industrial)

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de tecnologia em gestão da produção industrial?

A área de gestão da produção industrial é um campo que está em alta, por isso, sempre há boas oportunidades aguardando profissionais qualificados. Sendo assim, o mercado cobra que os profissionais possuam curso de nível superior na área. Afinal, o objetivo desse segmento é trazer eficiência aos processos produtivos, sendo assim, é preciso ter um vasto conhecimento para desempenhar suas atividades da melhor maneira possível.

Além disso, é importante lembrar que muitas empresas estão investindo nesse segmento e contratando profissionais. No setor industrial, por exemplo, é necessário aproveitar ao máximo a infraestrutura, assim como, as ferramentas tecnológicas. Afinal, a intenção sempre será produzir mais, porém, sem perder a qualidade e sem ter que gastar mais para isso acontecer.

E para que isso aconteça é importante que haja um gerenciamento adequado de todas as etapas de fabricação, que vai desde a escolha da matéria-prima até a logística. Todos esses processos devem ser otimizados para que exista uma redução de custos. Mas, é claro, sempre priorizando o controle de qualidade. Além disso, é preciso também adotar medidas para minimizar os prejuízos ao meio ambiente.

Ou seja, já deu para perceber que o formado no curso de tecnologia em gestão da produção industrial a distância tem uma grande responsabilidade e muito trabalho para colocar em prática. Por isso, essa é uma área em ascensão e pode ser uma ótima escolha para o seu futuro profissional.

O que faz um profissional formado em tecnologia da gestão de produção industrial?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o curso e a área, podemos falar mais sobre as atividades de uma profissional formado. Sendo assim, o tecnólogo em produção industrial fica responsável por planejar, supervisionar e aplicar os processos de produção. Ou seja, entre as suas atividades diárias estão: planejar a logística de movimentação do produto na indústria, avaliar e otimizar os fluxos de materiais, layouts e linhas de produção.

Mas, não é só isso, também há outros trabalhos que podem aparecer na rotina desses profissionais. Como, por exemplo, supervisionar a seleção e o tratamento das matérias-primas, assim como, fazer o controle de qualidade de processos e coordenar as equipes de trabalho. Além disso, o profissional também pode especificar técnicas de informação para gestão e controle da manufatura e vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Sendo assim, como já mencionamos, essa é uma área em crescimento devido a sua importância. Também é preciso destacar que a gestão de produção industrial oferece bons salários aos seus profissionais. Afinal, a média praticada no Brasil é de R$ 3.337,55, mas o teto salarial chega a R$ 7.701,38.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Então, agora você já conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre a área e pode iniciar seus estudos. Porém, é preciso compreender a importância da graduação para construir uma carreira sólida. Afinal, ela é a base do seu conhecimento. Por isso, você precisa escolher uma instituição de ensino de qualidade, para formar uma boa base para o seu sucesso profissional.

E no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído. (Conheça mais também sobre a gestão de segurança privada)

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!