13 de outubro de 2022

Quem fez artes pode fazer segunda licenciatura?

Professores de artes podem fazer segunda licenciatura? Sim, é possível. A segunda licenciatura é um curso especial voltado para licenciados que buscam novas áreas do conhecimento para lecionar.

professora sentada em sala de aula

Como funciona a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura foi criada para possibilitar a formação de professores já licenciados que desejam capacitação em uma nova área do conhecimento. Com ou sem experiencia em sala de aula.

O curso tem esse caráter especial pois seu objetivo é atender a grande falta de educadores que há nas escolas brasileiras. Além, é claro, de muitos docentes estarem exercendo disciplinas fora das suas áreas de formação, estando assim irregulares.

Dessa forma, seria possível que um mesmo professor fosse capaz de atuar em várias escolas e matérias, além de regularizar sua posição profissional.

Características da Segunda Licenciatura?

Como abordamos, a segunda licenciatura é voltada para os profissionais já licenciados.

Outro fator, está no fato de ser um curso de conclusão mais rápido que o convencional. Pois ele se reforça na ideia de que o profissional já teve as bases sobre teorias de ensino consolidadas na primeira formação.

Com isso, a segunda licenciatura poderia focar no aprendizado dos conteúdos específicos da nova matéria escolhida.

O tempo de formação pode variar de um ano de estudo a um ano e meio. Isso dependera do curso escolhido e sua afinidade com a primeira formação, assim como os critérios da instituição em que o licenciado decida se capacitar.

Licenciado em artes pode fazer segunda licenciatura?

Sim, é possível. Pois como é uma licenciatura, o formado desta área estará apto para fazer uma segunda licenciatura.

Segunda Licenciatura em Artes EAD

Uma das vantagens desse curso é o fato dele poder ser realizado em EAD.

A segunda licenciatura em EAD possibilita um melhor controle do tempo e otimização do aprendizado. Afinal, uma rotina em sala de aula não é fácil, e o fato do EAD garantir uma adaptabilidade e flexibilidade, o torna uma opção conveniente. Assim como um incentivador pela sua procura.

Apenas é preciso ficar atento ao detalhe da instituição que oferta o curso estar devidamente regularizada com as diretrizes do MEC. Dessa forma, seu diploma é oficialmente reconhecido pelo mercado em todo o país.

Saiba mais sobre segunda licenciatura em nossos outros artigos, acesse aqui!