19 de dezembro de 2022

Quem pode fazer curso de Formação Pedagógica?

A Formação Pedagógica é um curso especial de curta duração destinado às pessoas graduadas em cursos diversos, mas que desejam atuar em sala de aula. Com a Formação Pedagógica, o profissional poderá trabalhar no ensino fundamental anos finais, no ensino médio e na educação profissional em nível médio.

Curso de Pedagogia EAD

O que é a Formação Pedagógica?

A Formação Pedagógica é um projeto educacional aprovado pelo MEC que visa sanar a falta de corpo docente nas escolas brasileiras, principalmente, nas públicas.

A principal dor do setor de educação é que quantidade de professores que se formam não consegue suprir a demanda, e com isso, a formação pedagógica permite a inclusão de novos profissionais, mas provenientes de outras formações.

Então, para que essa transição aconteça devidamente, a Formação Pedagógica capacita esses profissionais para atuarem em sala de aula, aproveitando parte da primeira formação e suas especificações, e dando forte ênfase nas questões relacionados ao ensino em sala de aula, como metodologias, didática e psicologia educacionais.

Vantagens da Formação Pedagógica

A Formação Pedagógica oferece vantagens únicas para quem busca essa oportunidade de atuação.

Menor duração de curso

O curso de Formação Pedagógica tem duração menor do que o curso de licenciatura convencional. Afinal, é destinada a um público específico:  graduados do tipo bacharéis ou tecnólogos. A ideia é permitir o acesso às salas de aulas para suprir a falta de professores o quanto antes, além de incentivar a busca pelo curso entre os graduados.

Ou seja, em um curto prazo de formação o profissional poderá estar exercendo as funções de um professor.

É claro, a duração da Formação Pedagógica vai variar conforme alguns fatores como o tipo de curso da primeira graduação e da escolha da disciplina para licenciar. Quanto mais compatíveis elas forem, melhor.

Por exemplo, um professor de física que deseja dar aulas de matemática, ou mesmo uma pessoa que é formada em comunicação social e que deseja lecionar como professor de português. São muito correlacionadas.

Mercado de trabalho

Como comentamos, há uma grande falta de professores no setor educacional, com isso, há oportunidades para todos.

Segundo estudos, o Brasil pode sofrer com um déficit de professores de até 235 mil profissionais no ano de 2040. E essa estatística alarmante está sendo pensada pelos governantes que estão buscando formas de preencher essa lacuna.

Então, se sua preocupação é não ter local de trabalho ao se formar em licenciatura, pode ficar tranquilo que isso não irá acontecer. Apenas é preciso se tornar um bom profissional para que as melhores vagas estejam ao seu alcance.

Aprimoramento Profissional

Com a Formação Pedagógica o profissional poderá aumentar seu leque de atuação, trabalhando em mais lugares, aumentando sua renda. Com isso, ele se tornará mais capacitado e estimado.

Diploma de Formação Pedagógica

Uma dúvida que ronda as pessoas interessadas na Formação Pedagógica é sobre a validade do curso. Primeiro de tudo, é preciso verificar se a instituição que oferta a Formação Pedagógica está devidamente alinhada com o MEC. Se ela for reconhecida por Ministério da Educação, ela está apta e seus diplomas são válidos em todo território nacional.

A Formação Pedagógica não deve entregar ao final de sua formação certificados, mas sim um diploma de formação de nível superior. O profissional que termina a Formação Pedagógica tem o mesmo peso profissional de quem fez licenciatura em período convencional. Afinal, embora seja um curso especial, de menor tempo de duração, a formação pedagógica tem suas especificações e direcionamentos muito claros.

Qual curso de Formação Pedagógica fazer?

É possível escolher vários cursos de formação pedagógica. Na Unifacvest você tem as seguintes opções:

• Artes;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Letras – Português; e
  • Matemática.

Conheça mais sobre nossos cursos.

Metodologia Unifacvest EAD nos cursos de Formação Pedagógica

Os cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest EAD têm uma metodologia exclusiva. Cada disciplina do curso possui um livro. Nele tem todo o material que você precisa estudar e dominar para atuar na área. Além dele há videoaulas que podem ser acessadas usando o QR Code disponibilizado no livro.

Para mais informações como essa, nos acompanhe e nos siga nas redes sociais.