18 de outubro de 2022

Quem pode fazer segunda licenciatura em educação especial?

A educação especial é uma das áreas do ensino básico que mais cresce no mercado. Afinal, muito se fala hoje em dia dos cuidados e inclusão das pessoas com deficiência nas escolas. Com isso, o curso de segunda licenciatura em educação especial pode fornecer a oportunidade para adentrar esse ramo. Saiba mais detalhes nesse artigo!

professora com criança com deficiência

O que é segunda licenciatura em educação especial?

A segunda licenciatura em educação especial é um curso de curta duração que permite que profissionais já formados em licenciatura possam atuar nesse segmento.

A segunda licenciatura é uma política educacional do Ministério da Educação (MEC), junto ao Conselho Nacional de Educação, que busca sanar a falta de professores no mercado educacional.

Com isso, um mesmo professor poderia se capacitar e dar aula em outra disciplina.

Esse modelo de curso surgiu devido a carência de professores nas instituições de ensino, principalmente no nível básico. Os dados são alarmantes, pois segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp, até 2040 poderá haver uma falta de 235 mil professores.

Ou seja, há mais vagas do que pessoas disponíveis para o cargo.

Quem pode fazer a segunda licenciatura em educação especial?

As pessoas que podem fazer a segunda licenciatura em educação especial são somente as formadas em alguma licenciatura.

Pois é da natureza desse curso o aproveitamento da primeira formação. A equivalência das matérias que competem a didática e ensino, comuns a todas as licenciaturas. Dessa forma, a segunda licenciatura poderia focar somente na capacitação dos conteúdos específicos da nova disciplina.

Esse balanço fica a cargo da instituição ofertante que junto ao aluno verificarão o que pode ser aproveitado e o que é preciso ser estudado. Dessa forma, a duração do curso pode ser reduzida ou mantida conforme o necessário.

Geralmente, o tempo da segunda licenciatura é de um ano de estudo a um ano e meio.

Quais são as atividades de um licenciado em educação especial?

O educador especial atua no ensino de pessoas especiais como deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais, múltiplas (quando há duas ou mais deficiências numa mesma pessoa), transtornos globais de desenvolvimento (espectro autista), assim como pessoas com altas habilidades e super dotação.

Fica a seu cargo a procura em identificar e ajudar na implementação de atividades que permitam a inclusão da criança com deficiência no meio de ensino, seja em ambientes exclusivos ou em meios aos demais alunos da escola. Pois o convívio que gere participação, consciência e respeito é de fundamental importância a esse profissional.

Há dois cargos principais que surgem a mente para um licenciado em educação especial:

Professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE)

É o professor que lida com um determinado número de crianças com deficiência em uma sala específica, avaliando suas condições, suas capacidades, tornando possível a inclusão delas no dia a dia em sala de aula.

Professor Interlocutor de Libras

Ele acompanha o aluno em sala de aula e faz a tradução da matéria para o aluno. Mas, atenção, esse cargo exige que o profissional seja fluente em libras, afinal as informações não podem ser fragmentadas a ponto de confundir o aluno.

Para mais detalhes acesse aqui!

Segunda licenciatura em EAD

A segunda licenciatura é uma formação de nível superior. Sabendo disso, sua conclusão deve vir acompanhado de um diploma, e não de um certificado.

Um outro ponto que o aluno precisa estar ciente é sobre o fato da instituição ser reconhecida pelo MEC. Somente com isso é possível atuar em todo o território nacional como professor.

Além das vantagens práticas que esse curso pode oferecer, ainda é possível de cursar em EAD. Na verdade, sua procura tem mais peso nesse modelo.

O curso online não difere em nada do presencial e oferece benefícios de economia de tempo e dinheiro. Afinal, trabalhar e estudar simultaneamente não é fácil.

Então o EAD acaba saindo mais vantajoso.

Se havia dúvida sobre fazer presencial ou online, fique tranquilo, somente veja qual melhor se adeque ao seu estilo e rotina de estudos.

Aproveite e conheça nossos cursos! Basta clicar aqui!