20 de outubro de 2022

Quem pode fazer segunda licenciatura em geografia?

Segunda licenciatura em geografia é um curso especial de nível superior e de curta duração, voltada para pessoas já formadas em licenciatura e que desejam lecionar nessa matéria. Saiba mais nesse artigo!

Professor de geografia

De acordo com o Censo Escolar 2020 e do Censo da Educação Superior 2019, assim como edições mais recentes das pesquisas do Inep, o Brasil tem 2,5 milhões de professores e sua grande maioria atua no ensino básico.

Mas mesmo com número tão expressivo, há falta de profissionais nas instituições em todo o território nacional. Pensando em uma solução, o MEC junto ao Conselho Nacional de Educação, homologaram a possibilidade da segunda licenciatura.

Esse projeto é uma política educacional que concede a um mesmo professor licenciado, com ou sem experiência em sala de aula, a possibilidade de se capacitar em uma nova área do conhecimento.

Como funciona a segunda licenciatura?

A segunda licenciatura é um curso de curta duração que possibilita o ingresso de um professor licenciado em uma nova área do conhecimento. Com isso, ele poderá exercer mais de um cargo, na mesma escola ou em outra, aumentando seu leque de opções, aprimorando seu currículo, reforçando sua renda.

A exigência é que o profissional já seja formado em alguma licenciatura.

Isso acontece porque a segunda licenciatura aproveita por meio da equivalência de matérias a primeira formação do professor. Ficando somente a necessidade de focar nos conteúdos específicos da nova área de atuação.

Essa seleção de matérias sobre o que sai e fica na grade curricular é feita pela instituição de ensino que oferta o curso junto ao aluno. Pois é preciso avaliar a afinidade das formações.

Por exemplo, um professor de geografia que deseja ser um professor de português, como fazem parte da área de humanas, o caminho da segunda licenciatura é tranquilo. Diferente seria caso ele optasse por química, então o tempo do curso deverá ser o mais completo possível.

Se forem próximas, como um professor de matemática que deseje lecionar em física, o curso pode até sair mais curto, pois tem matérias comuns entre elas.

Mas lembrando, isso é variável, conforme cada instituição.

Quanto dura uma segunda licenciatura em geografia?

O tempo de uma segunda licenciatura é de um ano a um ano e meio.

Os cursos de Segunda Licenciatura oferecidos pelo EAD Unifacvest têm duração de 12 meses, com cargas horárias que ultrapassam as 1.000 horas, nas quais estão incluídas, além das disciplinas, as Atividades Curriculares de Extensão (ACE), Atividades Integradoras e o Estágio Supervisionado.

Ou seja, bem completo e totalmente voltado na sua capacitação para exercer essa nova profissão.

Quem pode fazer segunda licenciatura em geografia?

Somente profissionais formados em alguma licenciatura podem fazer segunda licenciatura em geografia. É uma exigência obrigatória.

garoto tocando um globo terrestre

O diploma da segunda licenciatura em geografia é valido?

O diploma da segunda licenciatura em geografia equivale a de uma licenciatura convencional. O caráter desse curso, por ter um tempo de conclusão menor, não tira o peso de sua formação, que é de nível superior. Afinal, a segunda licenciatura é feita para um objetivo específico, para um público muito bem definido.

É preciso apenas ficar atento se a instituição ofertante é reconhecida apelo MEC e se ao final do curso ela entrega um diploma de conclusão. Somente assim você estará habilitado para trabalhar em todo o território do Brasil.

Agora, caso seja um certificado, saiba que o peso de um certificado não é o mesmo que um diploma de graduação.

Então atenção nisso! Esses fatores afetam diretamente sua carreira.

É possível fazer a segunda licenciatura em geografia em ead?

Na verdade, a maior busca pela segunda licenciatura é em módulo online.

No EAD há benefícios que o presencial não pode fornecer, além de que não há perda de conteúdo no online.

Então é mais uma questão de escolha do método adequado ao estudo do aluno. Caso a rotina agitada peça flexibilidade para estudar, o curso em ead é a melhor alternativa.

Conheça todas as vantagens do EAD da Unifacvest aqui!

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor. Para mais temas como esse, conheça nosso blog.

Até a próxima!