16 de setembro de 2022

Quem pode fazer segunda licenciatura em pedagogia?

A segunda licenciatura em pedagogia é um tipo de curso voltado aos profissionais formados em alguma licenciatura e que desejam aumentar sua área de atuação.

Mas algumas pessoas ficam na dúvida se isso é possível de fazer ou se há alguma regra. Então, nesse post iremos abordar todos os aspectos principais para que você possa realizar sua segunda licenciatura em pedagogia, sem problema algum.

Como surgiu a segunda licenciatura?

O principal fator para criação desse projeto foi a falta de professores no setor da educação. Há uma carência muito grande e o MEC, pensando em métodos para amenizar, criou como política educacional a possibilidade da segunda licenciatura.

Para regularizar, o Conselho Nacional de Educação formalizou em 2015, mesmo ano da criação do projeto, dessa forma os professores licenciados poderiam ampliar sua grade curricular incluindo mais materiais em sua formação.

O curso de segunda graduação seria apenas permitido para formados em nível superior em licenciatura, independentemente do curso escolhido. Seu tempo de duração é muito menor do que se o profissional fosse realizar uma graduação do zero, pois se utiliza da equivalência de matérias.

Com isso, a segunda licenciatura foca nos conteúdos específicos da disciplina escolhida. Uma vez que se entende que assuntos básicos de didática e educacionais, que estão inclusos em todas as licenciaturas, já foram abordadas na primeira graduação.

Além disso, cursos que se relacionam e que possuem afinidade podem ter o menor tempo estipulado e permitido pela segunda licenciatura. A duração média é de 800 horas até 1.200 horas. O que equivale a um ano a ano e meio. Por exemplo, um professor de física que deseja lecionar matemática, os campos de assunto é das exatas, o que facilita a formação. Já matérias diferentes como, história e física, já exigiriam mais do professor.

Isso sem falar que para professores que já estejam lecionando em aula, tem o período de estágio supervisionado, que é obrigatório, menor dos que ainda não atuam.

Quem pode fazer segunda licenciatura em pedagogia?

O curso de pedagogia entra na mesma situação que as demais, é permitido fazer a segunda graduação somente os profissionais formados em alguma licenciatura.

Quais são as vantagens de fazer uma Segunda Licenciatura em pedagogia?

Profissional

A segunda licenciatura permite que o profissional possa ampliar suas áreas de atuação. Isso também permite que ele consiga aumentar sua renda, permitindo com que tenha mais opções de trabalho.

Regularização

Há muitos profissionais que estão atuando em sala de aula em disciplinas fora da área de formação. Com isso, a segunda licenciatura pode ser a maneira mais rápida e simples de regularizar essa questão, oficializando assim suas funções.

Diploma de Graduação

O diploma da segunda licenciatura é de nível superior. Não é uma especialização menor. Por isso, para aqueles que desejam ingressar na segunda licenciatura precisam ficar atentos nas instituições na qual eles escolherão fazer o curso. Pois se não forem reconhecidas pelo MEC, podem acabar terminando com um certificado de conclusão, o que não é a mesma coisa. É preciso que seja um Diploma.

Segunda Licenciatura em Pedagogia EAD

Uma das formas mais seguras e práticas de fazer sua segunda licenciatura em pedagogia é realizá-la em EAD.

Essa tem sido uma das grandes procuras pelos profissionais, pois além da praticidade, economiza tempo e reajuste das suas rotinas. Afinal, vida de professor não é fácil. Então o que ajudar a aprimorar a carreira, mas sem que com isso atrapalhe a jornada de trabalho, melhor.

Além disso, o peso do diploma de um curso em EAD não difere do presencial. A opção da escolha deve se basear no fato do aluno entender qual melhor se encaixa com sua realidade e com sua maneira de estudar.

Lembrando apenas que é sempre bom verificar a credibilidade do curso perante o MEC, isso sim pode afetar a credibilidade da sua formação.

Na Unifacvest, por exemplo, o curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia EAD possui todo o suporte necessário para sua formação profissional, garantindo assim sua vaga no mercado de trabalho.

A escolha desse modelo de estudo garante versatilidade para seu dia a dia. Além de economia com deslocamento e na mensalidade, pois, geralmente, são mais baratas em relação aos cursos presenciais.

Além da Unifacvest oferecer a opção de você estender o tempo do curso para reduzir o valor da mensalidade, permitindo que você não desista de concluí-lo.

Conheça mais sobre nosso curso e seus benefícios!

Para finalizar, ressaltamos novamente o quanto a Segunda Licenciatura é uma excelente oportunidade para os profissionais que desejam ampliar seus horizontes.

Então não deixe essa oportunidade passar e comece agora seus estudos.

Gostou desse artigo? Conheça nossos outros textos!