21 de outubro de 2022

Segunda licenciatura em Letras: quem pode fazer?

O Programa de Segunda Licenciatura em Letras foi pensado para os profissionais que já atuam como professores da Educação Básica, mas querem dar aula em outra disciplina, no caso a de Língua Portuguesa. Ao fazer isso, o profissional se torna um duplo licenciado.

Quem pode fazer segunda licenciatura em Letras

O curso de ensino superior em Letras é conhecido pela sua vasta área de atuação. Tudo começa pela possibilidade de formação, que são duas, licenciatura e bacharelado.

A licenciatura é o tipo de graduação mais ofertada pelas instituições de ensino. Esta foca na formação de professores de língua portuguesa, língua estrangeira ou de literatura, que poderão trabalhar em escolas de ensino fundamental, médio, EJA e técnico.

Antes de tudo, o que é segunda licenciatura em Letras?

A segunda licenciatura em Letras é uma opção para quem trabalha como docente e deseja aumentar suas possibilidades de ensino. Esta modalidade de curso é voltada exclusivamente ao profissional que já é diplomado em algum curso de licenciatura.

A intenção do curso é compartilhar com os estudantes os fundamentos e propósitos do estudo da língua e da linguagem, além das práticas de ensino.

Na opção segunda licenciatura não há uma variedade de línguas como no tradicional. As opções oferecidas geralmente são: somente Português, Português/Inglês e Português/Espanhol.

A duração do curso varia entre as instituições, mas fica entre um ano e um ano e meio.

Quem pode fazer segunda licenciatura em Letras?

O curso de segunda licenciatura em Letras é exclusivo para profissionais que já dispõem de uma primeira graduação em licenciatura. Ele capacita professores para entender a linguagem e o uso da língua e da literatura, assim como os processos de ensino-aprendizagem a eles relacionados.

Com o curso, o estudante adquire habilidades importantes a todas as profissões que pode exercer:

• Professor de português;
  • Docente de literatura;
  • Profissional de redação;
  • Professor de segunda língua;
  • Docente de português para estrangeiros;
  • Entre outras.

Os profissionais são capacitados para trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental II, Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos, estrangeiros e alunos de uma segunda língua.

Quem pode fazer segunda licenciatura em Letras

Segunda licenciatura a distância

Quem busca flexibilidade, a segunda licenciatura em Letras em EAD é uma possibilidade. Além da carga horária menor, quase todo o processo de ensino é feito de forma remota.

O acadêmico conta com um ambiente digital para acessar as aulas e demais materiais didáticos. Além de dispor de diferentes canais de contato para se comunicar com professores e interagir com os demais alunos do mesmo curso.

Há apenas alguns encontros presenciais obrigatórios que acontecem no polo de apoio da faculdade. Geralmente, eles são destinados à realização de atividades avaliativas.

Gostou deste artigo? Veja também: Possibilidades de atuação do profissional de Letras para além da sala de aula: confira!