BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
1 de junho de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre estágio em um bacharelado EAD

Você que cursa algum destes cursos na Unifacvest:

Preparamos um conteúdo com tudo o que precisa saber sobre estágio em um bacharelado EAD até se formar. Nele, você terá todas as informações que precisará ao longo do curso, desde o início até o fim. Caso já exista uma dúvida sobre um conteúdo específico, basta clicar em sua respectiva área no sumário que você irá direto para o trecho do texto que aborda o tema!

Estágio obrigatório

Para dar início ao seu estágio, é preciso identificar uma instituição adequada que atenda algumas condições. Estes locais podem ser fundações, órgãos públicos, empresas privadas, dentre outros. As condições ideais para o exercício da sua atividade de estágio devem incluir:

  • Planejamento e execução conjunta das atividades de Estágio;
  • Avaliação, ampliação e produção de conhecimentos teórico-práticos na esfera específica de trabalho, quando demandado;
  • Experiência efetiva de situações reais de trabalho, dentro de um campo profissional;
  • Disponibilidade de infraestrutura material e de recursos humanos para um bom desempenho do Estágio Supervisionado Obrigatório.

A documentação é entregue em duas etapas. Confira abaixo o funcionamento.

Quais etapas devem ser seguidas?

O processo de estágio na Unifacvest envolve duas etapas. A primeira composta por documentos que você deve providenciar antes de iniciar o trabalho e a segunda após isso.

Etapa 1: Termo de Convênio e Termo de Compromisso de Estágio (TCE) + Plano de Estágio;

Etapa 2: Ficha de Acompanhamento de Estágio; Ficha de Avaliação do Estagiário e Relatório de Estágio.

Etapa 1

Termo de convênio

É um acordo jurídico que formaliza a relação entre a instituição (Unidade Concedente de Estágio – UCE), você e a Unifacvest. Ele reconhece a UCE como um campo adequado para o estágio, garantindo que todas as partes envolvidas estejam cientes de suas obrigações e responsabilidades.

Neste sentido, se a instituição escolhida não tiver um convênio estabelecido com a Unifacvest, você precisará enviar algumas informações para o Suporte Acadêmico, incluindo: nome da instituição ou responsável, contato do responsável e os documentos necessários para criar um convênio.

Este convênio será formalizado através do Termo de Convênio, que deverá conter o nome que está registrado no CNPJ da entidade onde você vai estagiar.

Nota: Se a UNIFACVEST já tiver um convênio com a instituição, você só precisa enviar o Termo de Compromisso e o Plano de Estágio, que serão explicados abaixo.

Termo de compromisso e Plano de Estágio

O Termo de Compromisso de Estágio (TCE) é um contrato entre você, a Unifacvest e a instituição que acolherá o seu estágio. Deve ser preenchido, assinado por todas as partes e enviado através do Portal AVA para finalização da Unifacvest.

Junto com o TCE, você precisa elaborar e enviar o Plano de Estágio. Este documento deve ser preenchido e assinado e, assim como o TCE, deve ser enviado através do Portal AVA. Os modelos para ambos os documentos, TCE e Plano de Estágio, estão disponíveis no Portal AVA.

Importante:

  • Informar um período de início e término de 6 meses para que você possa realizar a prática do estágio.
  • Preencher os campos em vermelho com os dados da UCE (lembrando de colocar a razão social do local de Estágio) e do aluno (modelo disponível no AVA);
  • Assinar, colher as assinaturas da UCE e enviar pelo Portal AVA para assinatura da Unifacvest – após a assinatura, a via do TCE será disponibilizada no seu AVA;
  • Entregar uma via na UCE.

Etapa 2

Ficha de Acompanhamento de Estágio

Esse formulário é um registro das atividades realizadas pelo estagiário ao longo do estágio. Ele detalha o que o aluno fez e quando, fornecendo uma visão clara e contínua do progresso do estudante.

Durante o período de estágio, você deve manter o registro de todas as atividades realizadas através da Ficha de Acompanhamento do Estágio. Este documento deve ser assinado e carimbado pelo supervisor do estágio na instituição onde está sendo realizado.

Além disso, o supervisor do estágio também deve preencher a Ficha de Avaliação do Estagiário, que serve para avaliar o seu desempenho durante o período de estágio.

No final do estágio, é necessário enviar um relatório detalhando as atividades que foram realizadas durante esse período. Este relatório será avaliado pelo orientador, que atribuirá uma nota de 0 a 10 para a sua disciplina de estágio.

Nota: Você pode encontrar um modelo para o relatório de estágio no Portal AVA.

Importante: Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF, sem rasuras. A Unifacvest não aceita documentos enviados em formatos diferentes (como foto ou digitalização em aplicativo de celular).

Lembre-se, se você não enviar os documentos finais no prazo de 15 dias após o término do seu estágio, sua matrícula será cancelada. Certifique-se de enviar todos os documentos no prazo para evitar problemas no futuro.

Ficha de Avaliação do Estagiário

A avaliação é feita pelo seu chefe ou responsável no lugar onde você faz o estágio. Ele vai preencher uma ficha para dizer como você se saiu.

Para pegar a ficha, você precisa entrar no seu Portal AVA, fazer o download e entregar para o seu supervisor no estágio assinar e preencher.

Quando o estágio acabar, você deve enviar essa ficha assinada de volta para a Unifacvest pelo Portal AVA. Seu professor de estágio na Unifacvest irá analisar e deferir.

Relatório de Estágio

Depois de terminar o estágio, você precisa escrever um texto contando tudo que fez durante o período estagiado.

Como fazer:

  • Baixar o modelo do relatório no Portal AVA;
  • Escrever sobre o que fez no estágio, usando o modelo, também disponível em seu portal;
  • Enviar esse texto para a gente pelo Portal AVA. Seu professor irá analisar e dar uma nota de 0 a 10 na matéria de estágio.

Estágio obrigatório I e II: como funciona?

Tudo o que você precisa está no nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Procure pelas disciplinas chamadas “Estágio Curricular Supervisionado I” e “Estágio Curricular Supervisionado II” nos módulos já mencionados.

Lá, você vai encontrar instruções claras e um manual completo para te orientar. Leia com bastante atenção, pois é muito importante. Você também vai encontrar um espaço para enviar todos os documentos que precisamos e um lugar para fazer comentários ou observações sobre o seu estágio.

Estágio Supervisionado I

Aqui, a carga horária é de 150 horas no total, que serão distribuídas da seguinte forma: 120 horas para atividades na empresa onde você vai estagiar e 30 horas para preencher os documentos e preparar o seu relatório.

O objetivo principal aqui é te proporcionar a sensação do que é trabalhar em empresas de diferentes tamanhos – pequenas, médias, grandes – seja no setor público, privado ou até mesmo em Organizações Não-Governamentais (ONGs). Queremos que você seja capaz de ligar as teorias que estudou sobre administração com o que realmente acontece no mundo empresarial.

Nesta fase, você será mais um observador, absorvendo como as coisas funcionam nos bastidores administrativos e organizacionais. Isso vai te ajudar a desenvolver uma visão crítica sobre o ambiente de trabalho e, especialmente, sobre o campo profissional que você está se preparando para entrar.

Estágio Supervisionado II

Aqui, a carga horária também é de 150 horas, dividida da mesma forma: 120 horas de trabalho prático na empresa onde você está estagiando e 30 horas dedicadas ao preenchimento de documentação e à elaboração do seu relatório.

O objetivo desta etapa do estágio é ir além, aprofundar o seu entendimento sobre o mundo administrativo e organizacional. Queremos que você se sinta confortável e capacitado para interagir e participar ativamente da dinâmica de uma organização, seja ela gerencial ou operacional.

Dúvidas gerais

Como faço para obter o número da apólice de seguro do estágio?

A requisição da apólice de seguro só deve ser feita se a Unidade Concedente do seu estágio solicitar. Você pode solicitar o número da apólice enviando um e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br. Em seguida, uma requisição será aberta no AVA (em Solicitações) para o envio da proposta de seguro, que você deverá preencher, assinar e enviar para análise.

O local onde farei estágio solicita um procedimento diferente do padrão da Unifacvest, o que devo fazer?

Sempre que o local de estágio solicitar um procedimento que não está de acordo com as diretrizes padrão da Unifacvest, você deve entrar em contato com a instituição para esclarecer a situação. Não siga com qualquer procedimento que diverge do padrão da Unifacvest sem informar previamente à instituição. Nesses casos, pedimos que encaminhe o ocorrido por e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br.

Quem devo contatar se tiver dúvidas sobre o processo do estágio?

Para esclarecimentos sobre o processo de estágio, você pode enviar um e-mail para atendimento@ead.unifacvest.com.br, ligar para nossa central no telefone 0300 789 8100 ou entrar em contato com o polo responsável pelo seu acompanhamento.

Marcadores
Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!