2 de fevereiro de 2023

Vale a pena fazer EAD de Licenciatura em História?

Pensando em se tornar um professor de história? Saiba todos os detalhes sobre o curso de Licenciatura em História EAD da Unifacvest no artigo abaixo, assim como o mercado de trabalho e o que se estuda na graduação. Acompanhe!

Mercado de trabalho para se tornar professor

O profissional de educação é um dos mais requisitados no país, pois há um grande déficit de professores nas escolas brasileiras. Além disso, segundo pesquisa realizada ano passado, em 2022, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes), os estudantes que buscaram a graduação estão conseguindo emprego, no máximo, um ano pós a formação.

Usando dois mil estudantes para essa pesquisa, foi identificado que 48,82% deles estavam em ocupações formais, 10,86% trabalhavam como autônomos ou profissionais liberais, 2,77% como empresários e 2,82% trabalhavam de maneira informal.

O que demonstra ser bom sinal, pois significa que a busca pela graduação ainda é relevante e tem poder de transformar a vida profissional do estudante brasileiro.

A importância do Professor de História

O impacto social do professor na vida e formação da população é inquestionável. Transmitir conhecimento aos alunos e mudar sua visão de mundo, são algumas das principais razões para um profissional decidir escolher essa carreira.

O professor de história é aquele que estimula o raciocínio linear dos acontecimentos, que vai clarear aos alunos os fatos históricos, seus motivos e as consequências dessas ações e como isso afeta nossas vidas até os dias de hoje.

Sua importância para evolução em sociedade é fundamental, pois sem o estudo do passado, não é possível ter progresso e garantir a possibilidade de futuro.

Onde é possível atuar como licenciado em história

O curso de Licenciatura em História prepara o estudante para atuar em escolas pública e privadas, do nível fundamental ao médio, ou mesmo no ensino superior em faculdades ou universidades.

Existe também a chance de lecionar em escolas por meio de concurso público, o que garante estabilidade e muitos outros benefícios.

Mas o curso de história consegue ser mais abrangente do que se pensa. Há ainda outras formas de trabalho, caso o curso seja bacharel, como:

• Curadoria em Museu;
  • Gestão de Arquivo;
  • Eventos de turismo;
  • Consultoria para filmes e livros de época;
  • Centro de Documentação;
  • Dentre outros.

Quanto recebe de salário um Professor de História?

Os salários costumam variar conforme a instituição de trabalho. Geralmente, as instituições privadas costumam pagar mais do que as públicas. Porém, para as privadas, o ingresso costuma ser mais burocrático, ou mesmo por meio de network e indicação, o que exigirá mais dinamismo por parte do candidato, pois cada colégio particular estipula seus critérios para decidir qual profissional contratar.

O piso salarial atualizado em 2020 para professores da educação básica foi de R$ 2.886,24. Já o site vagas.com informa que o valor médio pode ser de R$ 2.000,00 até R$3.100,00. Porém, é importante levar em consideração muitos outros fatores, pois há possibilidade de ganhar melhor a depender do tempo de carreira, da quantidade de aulas realizadas, assim como o valor da hora/aula. Sem falar das especializações e aprimoramentos que afetam significativamente a progressão do profissional de educação.

O que se estuda no curso EAD de Licenciatura em história?

O curso EAD de Licenciatura da Unifacvest tem duração de 4 anos, dividido em oito semestres. A grade curricular é dividida em oito módulos. Confira aqui todas as disciplinas.

Metodologia Unifacvest

No EAD da Unifacvest o aluno pode optar por qual o melhor material didático para estudar, de acordo com suas preferências. E entre as opções estão livros e videoaulas, sejam eles em suas versões físicas, ou seja, impressos, ou em suas versões digitais, presentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, tanto aqueles que preferem estudar da maneira tradicional, como os que não abrem mão de estar conectados, são beneficiados.

Ainda sobre os materiais didáticos, no EAD Unifacvest eles são produzidos pelos melhores autores/professores do país. Os livros, sejam eles impressos ou digitais, têm o formato de plano de estudos. Cada capítulo do livro tem uma videoaula correspondente.

Conheça nosso curso de História EAD e saiba todas as vantagens de estudar com a Unifacvest.