BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
21 de maio de 2021

O que é Licenciatura em Letras Português?

A licenciatura em Letras Português sempre teve o seu destaque no mundo acadêmico. Então, se você tem dúvidas sobre a área ou sobre a graduação em si, precisa ler este texto até o final. Pois, nesse post vamos falar sobre as modalidades de formação e contar um pouco sobre a sua história. Confira logo abaixo!

Diferentes áreas da formação em Letras Português

Então, antes de falar especificamente sobre o curso de licenciatura em Letras Português é preciso comentar sobre uma outra opção de formação, o bacharelado na área. Afinal, pouca gente sabe, mas a graduação em Letras conta com essas duas opções de ensino.

Ambos os cursos são de nível superior, ou seja, considerados graduações. Sendo assim, o que os diferem é basicamente a grade curricular e a área de atuação do profissional depois de formado. A primeira opção, ou seja, a licenciatura, prepara os alunos, principalmente, para a docência, para atuar como professores da Educação Básica. Já o bacharelado forma profissionais conhecedores da estrutura da língua e suas transformações.

Porém, é preciso frisar que o bacharel não está apto para dar aulas. Afinal, durante a graduação ele não teve contato com as técnicas e conhecimentos necessários para desempenhar essa atividade. Sendo assim, essa é uma função específica para o licenciado.

O que é licenciatura em Letras Português?

Agora que você já entendeu a diferença entre essas duas modalidades, vamos focar o texto na licenciatura em Letras Português EAD. Afinal, esse é o formato mais procurado entre os estudantes de todo o país. E como já mencionamos, essa graduação prepara profissionais para a docência. Porém, se engana quem imagina que essa licenciatura forma apenas professores. Afinal, além de lecionar, esse profissional pode trabalhar com revisão de textos, traduções, editoração, e atuar como intérprete. (Leia mais sobre as opções de atuação na área)

O curso de licenciatura tem duração mínima de quatro anos. Esse é o tempo necessário, segundo o Ministério da Educação (MEC), para que o aluno tenha acesso a teoria e prática necessárias para enfrentar os desafios diários na área. Então, caso você encontre um curso que prometa formação em menos tempo, saiba que ele não está seguindo as diretrizes e, por isso, não deve ser credenciado pelo MEC.

Precisa ser formado para dar aulas de português?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre se é necessário ser formado para dar aulas de português. Mas, a resposta é sim. Para exercer essa função, é necessário ter diploma superior de Licenciatura em Letras. Afinal, o curso de licenciatura é específico para profissionais que querem seguir o caminho da docência e aplicar seus esforços para uma educação melhor.

O que se estuda no curso de licenciatura em Letras Português?

A grade curricular é a lista de matérias e assuntos que serão ensinados durante os quatro ano de duração do curso. Trouxemos apenas alguns exemplos das disciplinas que você encontra na graduação específica aqui no EAD Premium Unifacvest. (Confira aqui a grade completa do curso)

  • Prática Textual em Língua Portuguesa;
  • Libras – Língua Brasileira de Sinais;
  • Teoria da Literatura, Educação e Ludicidade;
  • Literatura Infantil;
  • Estudos Morfossintáticos;
  • Literatura Brasileira;
  • Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva;
  • Literatura Infanto-Juvenil;
  • Literatura Portuguesa e Luso-Africana: moderna e contemporânea.

 

História geral de Letras Português

Sendo assim, vamos aprender um pouco mais sobre a história do curso no Brasil. Segundo estudiosos, o primeiro curso de Letras no Brasil foi oferecido em 1933, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae. Embora, houvesse reinvindicações anteriores para a criação de uma formação superior em línguas e literatura.

Sendo assim, os cursos de Letras foram estabelecidos com a finalidade de preparar trabalhadores intelectuais para o exercício de atividades culturais de ordem  técnica. Entre elas, preparar candidatos ao magistério do ensino secundário, normal e superior; e realizar pesquisa nos vários domínios da língua-cultura.

Qual curso fazer? Licenciatura ou bacharelado?

Não existe uma resposta padrão para qual é o melhor curso. Afinal, a escolha por uma carreira é pessoal e deve ser levada em conta informações importante como habilidades e preferências de cada um. O que podemos dizer é que o curso de Licenciatura em Letras Português a distância é o mais popular, até mesmo pelas possibilidades de atuação depois de formado. (Confira também o que é licenciatura em Pedagogia)

Mas, temos algumas dicas para você decidir qual dos dois formatos escolher. Faça a si mesmo perguntas como: “com o que eu quero trabalhar daqui cinco anos?”, “quais atividades eu pretendo desempenhar?”, “quais são as minhas melhores habilidades” e “qual impacto eu pretendo causar na sociedade com o meu trabalho?”. A partir das respostas para essas perguntas, você vai conseguir direcionar a sua escolha.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

Tão importante quanto escolher entre as duas modalidades é optar por uma faculdade de qualidade. Afinal, a graduação é a base da sua carreira e você precisa que essa base seja consistente para que possa crescer na profissão. Então, não adianta escolher qualquer instituição, você precisa escolher aquela que te ajude a chegar mais longe.

No EAD Premium Unifacvest nos preocupamos com todos os detalhes que podem fazer a diferença no seu aprendizado. Sendo assim, além das videoaulas, você tem acesso aos livros impressos. Afinal, os livros são sinônimos de conhecimento e já nos acompanham desde a escola. Mas não é só isso, o mesmo professor/ autor que grava as videoaulas, escreve o livro e produz as questões das provas. Dessa forma, conseguimos manter uma unidades de ensino e oferecer um aprendizado livre de dúvidas. Afinal, o professor não está interpretando um material escrito por outra pessoa, ele mesmo produziu e pode falar com prioridade sobre o assunto. (Conheça nossos cursos de graduação EAD)

Além disso, nossas provas não possuem caráter punitivo, mas sim educativo. Então, você pode responder as questões sobre determinado assunto enquanto aprende. Ou então, revisar o material estudado antes de responder a pergunta em questão. Dessa forma, você consegue fixar melhor o aprendizado em sua mente para acessá-lo quando for preciso. Assim, não é preciso se preocupar com o nervosismo antes do teste, afinal, há pessoas que esquecem o que foi aprendido pelo fato de estarem sendo testadas. Aqui no EAD Premium não há esse problema.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!