BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
28 de maio de 2021

O que é Licenciatura em Matemática?

Se você tem dúvidas sobre a licenciatura em matemática veio ao lugar certo. No post de hoje, vamos te contar quais são os tipos de formação na área e te ajudar a escolher um deles para o seu futuro. Além disso, também vamos te contar mais sobre a graduação, as matérias estudadas e falar um pouco sobre a história geral da matemática.

Assim, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e ficar pronto para se matricular na licenciatura em matemática EAD e iniciar a sua carreira na área.

Diferentes áreas de formação em matemática: Bacharelado ou Licenciatura em Matemática

Mencionamos anteriormente a Licenciatura em Matemática, mas há uma outra opção de formação, o bacharelado. A principal diferença entre essas duas formações está nas disciplinas estudadas durante o curso e na área de atuação depois de formado.  (Confira mais sobre a área de atuação para os formados em matemática)

licenciatura-matematica-18200908544

Dessa forma, podemos dizer que a licenciatura em matemática a distância tem como foco principal a formação de professores na área. Sendo assim, durante esse curso, além de ter acesso a disciplinas específicas da matemática, o aluno também terá acesso a matérias voltadas para a docência. Assim, é possível ter acesso a metodologias de ensino e técnicas a serem utilizadas em sala de aula. O curso também tem como objetivo desenvolver o domínio do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico que são dois pontos indispensáveis para a interpretação e a resolução de problemas em diversas áreas.

Já o curso de bacharelado em matemática é uma formação mais voltada para o mercado de trabalho fora da área da educação. Essa graduação foca nos conteúdos específicos dessa ciência, para que o estudante tenha um domínio amplo das grandes áreas da matemática. E é por isso que, o profissional que opta pelo bacharelado não está apto para dar aulas. Essa é uma atividade exclusiva do licenciado.

Qual dos cursos devo escolher?

Não há uma resposta padrão sobre qual é o melhor curso da área. Afinal, você precisa levar em conta as suas habilidades e preferências para descobrir qual é o melhor curso para você. A nossa dica é que você pare para pensar e analisar o que espera do seu futuro profissional. Vale se questionar com perguntas como: “onde eu quero trabalhar daqui 4 anos?”, “quais atividades eu pretendo desempenhar dentro da área?” e “qual é o impacto que eu quero causar na sociedade?”. E com base nas respostas para essas perguntas, você conseguirá descobrir qual é o melhor caminho a ser seguido.

Também é interessante conversar com profissionais da área para conhecer um pouco mais sobre o dia a dia de trabalho. Assim, você pode tirar algumas dúvidas específicas e fazer a sua escolha de forma mais assertiva. (Confira mais sobre o mercado de trabalho para os profissionais formados em matemática)

Mas, é importante dizer que nada impede que você inicie com um curso de licenciatura e depois complemente sua formação com o bacharelado na área. Na verdade, dessa forma, você consegue até diminuir o tempo de duração do segundo curso. Afinal, é possível pedir o aproveitamento das matérias. Ou seja, as disciplinas que você já estudou no curso de licenciatura não precisam ser revistas no bacharelado.

E para te ajudar nesta importante decisão entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado, separamos abaixo o trecho de uma videoaula específica do curso de Licenciatura em Matemática:

História geral da Matemática

Agora, vamos falar um pouco mais sobre a história geral, para você conhecer melhor a área que vai estudar e trabalhar. Sendo assim, a matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, já na pré-história, os seres humanos usavam os conceitos de contar e medir, mesmo sem saber que isso era matemática. E é por isso, que diferente de outras áreas, a matemática não possui um inventor, ela foi criada e aperfeiçoada com base na necessidade das pessoas de contar e medir.

Mas, como já mencionamos anteriormente, a matemática surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico. Esses impérios desenvolveram um sistema de contagem e medição. O objetivo era cobrar impostos dos seu súditos, assim como, organizar o plantio e a colheita, construir edificações, além de outras funções que necessitavam desse conhecimento. Assim, os outros povos, como os incas e astecas, também criaram um sistema de contagem sofisticado com os mesmos objetivos.

Já os gregos usaram a matemática tanto para fins práticos quanto filosóficos, na Grécia Antiga que engloba o período do séc. VI a.C. até o séc. V d.C. Você sabia que um dos requisitos para estudar filosofia era o conhecimento da matemática? Na verdade, mais especificamente da geometria. Dessa forma, eles teorizaram a respeito da natureza dos números, classificaram eles em pares e ímpares, assim como, primos e compostos, números amigos e figurados. Dessa forma, os gregos conseguiram fazer da matemática uma ciência com teoria e princípios. Vale lembrar que vários matemáticos gregos criaram conceitos que são ensinados até hoje, como o Teorema de Pitágoras.

Matemática na idade contemporânea

A história da matemática é bastante extensa, por isso, aceleramos até a idade contemporânea. Dessa forma, com a Revolução Industrial, a matemática se desenvolveu de forma rápida. Afinal, as universidades se tornaram um vasto campo para o estudo de novos teoremas e invenções de todo tipo, que seriam usadas nas indústrias.

Na álgebra, os matemáticos desenvolveram resolução de equações, quatérnios, grupos de permutações e grupo abstrato. Assim, chegamos ao século XX. As teorias de Albert Einstein reformularam o que se entendia como física. E foi a partir disso, que os matemáticos se viram diante de novos desafios para expressar em números as ideias do cientista. A teoria da relatividade supôs uma nova perspectiva sobre a compreensão do espaço, do tempo e até mesmo do ser humano.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade para se matricular no curso de licenciatura em matemática

licenciatura-matematica

Agora que você já sabe mais sobre a área, pode fazer a sua matrícula e começar os estudos no curso de matemática. Mas, é importante lembrar que a graduação é a base da sua carreira. Por isso, você precisa escolher uma instituição de qualidade em que você possa ter acesso a todo o conhecimento e práticas essenciais para se tornar um bom profissional. (Conheça também a licenciatura em Educação Especial)

No EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino na graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com o método EAD não temos barreiras geográficas. Dessa forma, podemos contar com profissionais de todo o país e oferecer cursos de qualidade para todos os estados brasileiros.

Além disso, cada professor/ autor fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das provas da sua disciplina. Assim, esse profissional de ensino não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!