BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
26 de maio de 2021

O que faz um profissional formado em História?

Se você quer se matricular em uma graduação em história, precisa conhecer mais sobre as possibilidades de atuação que terá depois de formado. Afinal, dessa forma, você pode descobrir o que o mercado de trabalho espera desses profissionais e desenvolver algumas características e conhecimentos que serão essenciais para o seu futuro.

Então, confira o texto até o final para saber o que faz um profissional formado em licenciatura em história EAD. Mas, antes de se aprofundar mais no tema, vamos esclarecer uma dúvida sobre esse assunto, confira abaixo.

É preciso ter curso superior para atuar como professor de história?

Muita gente se questiona se é preciso ter curso superior para atuar como professor de história e a resposta é sim. Na verdade, é necessário se formar em um curso específico: a licenciatura em história. Afinal, é apenas essa graduação que habilita o profissional a dar aulas específicas dessa área. Sendo assim, se esse é o seu objetivo profissional, você não pode investir em um bacharelado em história, por exemplo.

A licenciatura é o curso ideal para a docência porque, além das aulas específicas da área, essa graduação também traz disciplinas direcionadas para o ensino. Como, por exemplo: Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; Educação e Ludicidade; Didática; Currículo e Planejamento da Educação Básica; Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva; e Metodologia do Ensino de História no Ensino Fundamental. (Confira mais sobre o que se estuda na licenciatura em história)

Além disso, os estudantes podem aprender na prática, desempenhando suas atividades no estágio supervisionado obrigatório. É uma maneira de conhecer o mercado de trabalho que fará parte do seu futuro profissional, mas ainda ter ao seu lado um supervisor para mostrar o melhor caminho a ser seguido.

Quanto tempo dura o curso?

Segundo as mais recentes orientações do Ministério da Educação (MEC), os cursos de licenciatura, incluindo história, precisam ter no mínimo quatro anos de duração. Esse é o tempo necessário, segundo o órgão, para que o aluno tenha acesso a toda a prática e teoria que serão indispensáveis para desempenhar a sua função da melhor forma. Assim, depois de formado, os estudantes estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios da profissão.

Sendo assim, se você encontrar alguma instituição que ofereça o curso de licenciatura em história em menos de quatro anos, saiba que essa faculdade não é credenciada pelo MEC. E é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito pelo mercado de trabalho, quando você for procurar por uma vaga na área, ou ainda, quando for fazer uma especialização. No EAD Premium Unifacvest todos os nossos cursos de graduação possuem esse credenciamento. Nossos alunos podem aprender sem nenhum receio.

Áreas de atuação de um profissional formado em história

Como você já deve ter percebido, a principal função para os formados no curso de licenciatura em história a distância é se tornar professor. Sendo assim, é possível atuar em escolas públicas e privadas no ensino fundamental e médio. Já no ensino superior é possível lecionar nos cursos de História, Museologia, Arquitetura, Jornalismo, Publicidade, entre outros.

Mas, essa não é a única opção de atuação para os formados. Sendo assim, confira abaixo outras alternativas para esses profissionais:

  • Pesquisa em universidades e instituições culturais;
  • Organização de exposições ou gestão de acervo de museus e órgãos de cultura;
  • Consultoria para peças teatrais, filmes, novelas, seriados e documentários;
  • Gestão documental em arquivos públicos e privados;
  • Órgãos de preservação do patrimônio histórico, arquitetônico ou museológico;
  • Redação, edição e revisão de materiais didáticos;
  • Organização de arquivos pessoais ou empresariais que documentem a historia de famílias ou empresas.

Qual é o perfil dos profissionais da área?

Os pontos importantes para desempenhar a função serão desenvolvidos durante o curso de licenciatura. Porém, há algumas características, que até mesmo os estudantes já devem possuir antes dos ensinamentos da faculdade. Afinal, elas demonstram que optar pelo curso de história foi a decisão mais acertada para o futuro.

Sendo assim, quem deseja seguir a carreira na área de história precisa gostar de ler e fazer pesquisas, pois essas duas atividades estarão muito presentes no dia a dia da profissão. A faculdade de história ajudará na interpretação do mundo a partir dos eventos passados, análise dos impactos no tempo presente e a contribuição dos mesmos para a transformação da sociedade.

Entre as principais características do perfil do profissional de história, podemos citar ainda que é importante também saber analisar fatos históricos de maneira crítica, indo além da memorização de datas e nomes. (Conheça mais sobre o mercado de trabalho da área)

Escolha uma instituição de qualidade

Agora que você já conheceu mais sobre o curso de licenciatura em história e também sobre as possibilidades de atuação depois de formado, pode iniciar seus estudos sem erro. É importante lembrar que a graduação é a base da sua profissão. Por isso, é importante que você escolha uma instituição de qualidade, para formar uma base forte para sustentar a sua carreira de sucesso na área escolhida por você.

Sendo assim, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com o método EAD não temos barreiras geográficas. Dessa forma, podemos contar com profissionais de todo o país e oferecer cursos de qualidade para todos os estados brasileiros.

Além disso, cada professor/ autor fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, esse profissional de ensino não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Outro ponto importante é que as nossas provas não possuem caráter punitivo, mas sim educativo. Dessa forma, o estudante pode resolver a prova enquanto aprende sobre determinado assunto, começando em um dia e terminando quando estiver pronto. Afinal, cada vez que o aluno precisa consultar o livro para rever o conteúdo da questão, ele está aprendendo novamente e fixando melhor o conteúdo em sua mente. Ou seja, o teste é uma extensão do curso e dos estudos do futuro licenciado em história. (Confira mais também sobre o que é licenciatura em Letras Português)

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!