BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de junho de 2021

O que são Processos Gerenciais?

Abordando como o tema o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância, hoje o blog EAD Premium Unifacvest vai explicar um pouco sobre esta carreira que vem fazendo muito sucesso no mercado de trabalho.

Então, nas próximas linhas você terá contato com uma nova possibilidade de graduação que integra conhecimentos das áreas de Gestão e Administração.

Mas, antes de tudo, para que você não fique perdido no assunto, vamos definir o que são os processos gerenciais e como eles funcionam.

De forma bastante clara e resumida, podemos dizer que os processos gerenciais nada mais são do que dinâmicas realizadas para monitorar, controlar e coordenar as atividades de uma organização, com o objetivo de fazer uma gestão eficiente.

Em outras palavras, isso quer dizer, obter bons resultados a partir de recursos limitados, através de ações que potencializem o rendimento das matérias-primas, equipes e investimento financeiro.

Para isso, o curso superior de Processos Gerenciais EAD tem como objetivo formar profissionais com conhecimento teórico e prático sobre técnicas e métodos que promovam o desenvolvimento de competências relacionadas ao trabalho, conciliados à realidade das organizações em que atuam ou pretendam se inserir.

Agora, para que você entenda como a profissão funciona na prática, separamos abaixo algumas áreas em que a função pode ser desempenhada.

Diferentes áreas da formação em Processos Gerenciais

O grande número de pequenas, médias e grandes empresas no Brasil influencia positivamente na quantidade de ofertas de emprego. De forma lógica, basta saber que quanto maiores forem as quantidades de empresas, maiores serão os números de oportunidades a serem preenchidas.

Por isso, você deve saber que este ramo possui um mercado de trabalho bastante aquecido, com oportunidades para profissionais de diferentes níveis de hierárquicos e de experiência.

Confira abaixo algumas das áreas mais promissoras:

Marketing

Ao concluir a graduação em Processos Gerenciais, o profissional poderá atuar na área de Marketing, em toda a sua aplicação, desde o desenvolvimento do produto, até mesmo na sua promoção.

Além disso, pode participar ativamente na comunicação da empresa, contribuindo estrategicamente em projetos e processos.

Administrativa

Na área administrativa, este profissional pode participar de forma bastante ampla e completa. Seja na política organizacional, no plano de negócios ou mapeando processos, é possível até mesmo estar presente na governança corporativa.

Do mesmo modo, o curso de Processos Gerenciais também pode auxiliar quem pretende empreender e abrir a própria empresa. Com noções básicas de todas as principais áreas do negócio, o curso pode direcionar quem não sabe por onde começar.

Logística

Por ser um curso de Gestão, o profissional, após se formar em Processos Gerenciais também poderá na Logística.

Nesta área, ele pode se envolver com a parte de armazenamento, entrega, recebimento, compra de novos produtos ou matéria-prima, contato com fornecedores, entre muitos outros fatores essenciais em uma empresa.

Contábil

Durante o curso de Processos Gerenciais, o acadêmico vai aprender matérias importantes sobre contabilidade e finanças. Dentre elas, podemos citar Economia e Sustentabilidade, Contabilidade Geral e Gerencial e Gestão Financeira.

Dessa forma, após a sua formatura, poderá atuar na parte administrativa e contábil de pequenas, médias ou grandes empresas.

Recursos Humanos

A área de RH também pode ser beneficiada com a presença do profissional de Processos Gerenciais já que durante a graduação esta será uma das matérias da sua grade curricular.

Assim, esse profissional estará pronto para desenvolver e coordenar uma equipe, além de poder prestar treinamento e implementar políticas internas que vão auxiliar no clima organizacional.

História geral dos Processos Gerenciais

De acordo com o guia de orientação profissional do tecnólogo em determinada área da administração, os cursos superiores de tecnologia surgiram na década de 1970, todavia, a partir de 1990, a demanda por essa modalidade de ensino superior cresceu em função da regulamentação dos artigos 39 a 57 da Lei 9.394, de 20 de novembro de 1996, denominada Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB); dos Decretos 2.208, de 17 de abril de 1997, e 3.860, de 9 de julho de 2001; da Resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno nº 3/2002, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 436/2001.

Com relação ao curso de Processos Gerenciais, que é relativamente novo no mercado de trabalho, ele teve seu reconhecimento em 2009, quando o tecnólogo em processos gerenciais foi reconhecido como profissional apto para gerir empresas pelo Conselho Federal de Administração – CFA, por meio da Resolução Normativa nº 373, de 12/11/09, e a Resolução Normativa nº 374, de 12/11/09.

Qual curso fazer? Bacharelado ou Tecnologia em Processos Gerenciais?

Caso você ainda não saiba, o nível superior em processos gerenciais pode ser obtido tanto por meio de um curso de tecnologia quanto por um curso de bacharelado. A principal diferença quando se comparam as duas opções é a duração. Enquanto o tecnólogo possibilita conquistar o diploma em 2 anos, o bacharel, por sua vez, precisará estudar por 4 anos.

Porém, ao concluir qualquer uma das modalidades, o profissional sairá capacitado para lidar diretamente com a prática do negócio e auxiliar na busca das melhores maneiras de alcançar a lucratividade, a segurança e o sucesso no mercado.

Para que fique ainda mais claro, podemos dizer que a opção de bacharelado possui um ensino mais voltado para a teoria da área escolhida, já o tecnólogo tem seus ensinamentos voltados para a prática, o dia a dia de trabalho e o que o mercado de trabalho espera dos profissionais.

Assim, o curso de tecnologia em Processos Gerenciais é mais curto que um bacharelado, mas não é menos completo. Sem dúvidas, ele é uma boa opção para quem busca se capacitar e se tornar um profissional disputado pelo mercado.

Quer saber ainda mais sobre o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais? Então, não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que se estuda em Processos Gerenciais?

– O que faz um profissional formado em Processos Gerenciais?

– Processos Gerenciais EAD: vantagens e metodologia

– Mercado de trabalho para formados em Processos Gerenciais

Conheça também outras opções EAD no ensino superior:

– O que faz um profissional formado em Marketing?

Além de Processos Gerenciais, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!