BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
15 de junho de 2021

O que se estuda em Tecnologia em Processos Gerenciais?

Se você está cogitando a hipótese de ingressar em um curso de Tecnologia em Processos Gerenciais,  veio ao lugar certo.

No post de hoje, e dando sequência a nossa série de publicações sobre o tema aqui no blog EAD Premium Unifacvest, vamos abordar todos os aspectos sobre a grade curricular desta graduação. Assim, você poderá ficar por dentro das disciplinas e conteúdos que serão estudados ao longo dos dois anos de faculdade.

Neste sentido, é bom começar sabendo que a faculdade de processos gerenciais é indicada para quem deseja atuar no mundo dos negócios.

Por isso, durante o curso você aprenderá a analisar demonstrativos contábeis, fazer administração de compras e estoques, elaborar o planejamento estratégico, acompanhar fluxo de caixa e faturamento, entre outros.

Na parte prática, você irá participar de estudos de caso e simulações de situações reais, com o objetivo de demonstrar sua capacidade de liderança, habilidades de negociação, raciocínio para tomada de decisão e outras características importantes em diferentes contextos.

E para se tornar capaz de desempenhar todas estas habilidades, o tecnólogo em processos gerenciais estuda tanto disciplinas de exatas, como também matérias da área de humanas. Ao longo do curso o acadêmico terá contato com temas que envolvem cálculos matemáticos e administração de pessoas. O domínio dessas duas áreas opostas é muito explorado no mercado de trabalho.

Agora que você está por dentro das aptidões necessárias para a profissão, que tal conhecer a grade curricular do curso?

Grade curricular do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

Semestre 1

Introdução às Ciências Sociais

Empreendedorismo

Prática Textual em Língua Portuguesa

Sociologia Geral

Língua Brasileira de Sinais – Libras

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Gestão de Pessoas

 

Semestre 2

Legislação Empresarial

Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais

Comunicação Empresarial

Economia e Mercado

Introdução à Administração

Organização, Sistemas e Métodos

Estatística Aplicada

Atividade Integradora I

 

Semestre 3

Fundamentos de Contabilidade

Comportamento Organizacional

Educação Ambiental e Cidadania

Fundamentos de Finanças

Planejamento e Controle Financeiro

Fundamentos de Marketing

Tópicos Especiais em Processos Gerenciais

 

Semestre 4

Administração de Vendas

Estratégia Empresarial

Administração da Produção e Materiais

Gestão de Projetos

Planejamento e Administração Tributária

Sistemas de Informações Gerenciais

Gestão de Operações e Logística

Atividade Integradora II

Atividades Complementares

 

Tudo isso distribuído em uma carga horária que totaliza 1.840 horas de aprendizado.

Aqui cabe ainda lembrar que nos cursos de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, não é obrigatória a realização do estágio supervisionado. Isso porque, o aluno já tem acesso a muita prática durante o dia a dia da graduação.

Também, até o momento, não há a obrigatoriedade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente conhecido como TCC.

Tecnologia em Processos Gerenciais – Habilidades exigidas do profissional

Como você viu acima, a Tecnologia em Processos Gerenciais tem um pouco a ver com Administração, Marketing, Recursos Humanos, Logística e com outros cursos da área dos negócios. O diferencial é justamente este: proporcionar uma visão geral dos processos que envolvem gestão.

Quem se forma nessa faculdade sai com um perfil flexível, capaz de atuar em várias áreas do gerenciamento, seja no setor da indústria, do comércio ou de serviços. Essa versatilidade é muito valorizada pelas empresas.

Mas, nem só de conhecimentos teóricos e práticos vive o profissional. Isso porque, existem uma série de outras habilidades que precisam ser desenvolvidas e que, muitas vezes, não são trabalhadas no ambiente acadêmico.

E para que você possa saber um pouquinho mais sobre isso, separamos abaixo uma relação de habilidades e competências que fazem a diferença na vida profissional de qualquer pessoa. Não deixe de conferir!

Liderança

Algumas das características mais marcantes do líder são a eloquência, a proatividade e o senso de comunidade. É a pessoa que consegue sempre visualizar o que é bom para o grupo. Para adquirir tal habilidade, comece desenvolvendo essas características para que todos o reconheçam.

Negociação

Agora vamos falar um pouco sobre a habilidade de negociação. Pode ter certeza de que muitas pessoas perdem promoções por serem intransigentes ou, no extremo oposto, flexíveis demais. Um bom profissional consegue manter as relações com clientes, colaboradores, fornecedores e gestores em equilíbrio. Para desenvolver essa habilidade, existe uma série de cursos que ensinam importantes técnicas de negociação.

Organização

De uma maneira bem resumida, as duas grandes tarefas de um profissional de processos gerenciais são monitorar e planejar. É preciso traçar metas, objetivos, ações, métricas e, principalmente, acompanhar todo o desempenho das equipes durante o processo.

Para aprimorar essa habilidade, você deve procurar se desenvolver tanto do ponto de vista técnico quanto do tecnológico. Vale recorrer a aplicativos de gestão de tempo e controle de produtividade.

Comunicação

Na questão da comunicação, vale a pena destacar a importância do feedback. Um bom líder é capaz de orientar os colaboradores de maneira assertiva, buscando sempre a coesão do grupo. Além disso, é preciso definir com clareza como se dará o fluxo de informações entre a equipe.

Determinação

Na verdade, o mais importante é que o profissional tenha a capacidade de tomar decisões definitivas. Ou seja, é preciso determinar um caminho com clareza e segui-lo com convicção. Se não consegue visualizar aonde quer chegar, dificilmente o gerente conseguirá sucesso e rapidamente será substituído por outra pessoa mais determinada. Por isso, faça boas escolhas e se mantenha firme ao que foi planejado.

Flexibilidade

É fundamental desenvolver a capacidade de se adaptar aos novos cenários apresentados para que a empresa, como um todo, se mantenha resiliente.

É preciso não só “sentir”, como também ouvir cada um dos colaboradores. Afinal, são eles que lidam diariamente com os problemas e podem fornecer informações importantes. Assim, sempre que for necessário, o gestor pode mudar o curso de ação para se adaptar à nova realidade.

Motivação

É fundamental que o profissional se mantenha sempre motivado. É por essa razão que é tão importante realizar um bom planejamento, com metas e objetivos claros. Além disso, mais importante do que se manter motivado, é fundamental que o gestor tenha a capacidade de motivar a sua equipe.

Além de participar ativamente das tarefas, é preciso que ele busque alternativas para que toda a equipe mantenha um nível de excelência em produtividade.

Quer saber ainda mais sobre o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais? Então, não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que são Processos Gerenciais?

– O que faz um profissional formado em Processos Gerenciais?

– Processos Gerenciais EAD: vantagens e metodologia

– Mercado de trabalho para formados em Processos Gerenciais

Conheça também outras opções EAD no ensino superior:

– O que é Secretariado?

Além de Processos Gerenciais, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!