BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
14 de junho de 2021

O que é Secretariado?

Se você quer conhecer mais sobre a área de secretariado, veio ao lugar certo. Afinal, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, falar um pouco sobre as modalidades de formação e te contar mais alguns detalhes importantes sobre o curso. Afinal, antes mesmo de se matricular e começar os estudos, é interessante estar bem informado sobre a profissão que você pretende seguir. (Conheça mais também sobre a área de gestão financeira)

Podemos dizer que o secretariado é a área de conhecimento ou o campo de atividade dos profissionais que atuam como secretários de uma organização. Sendo assim, o secretário ou secretária, ou seja, os profissionais formados no curso de secretariado EAD, atuam em escritórios assessorando executivos. Podemos dizer que essa é uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando destaque e se tornando uma posição estratégica.

Dessa forma, em escritórios, esses profissionais podem desempenhar suas atividades sob o cargo de recepcionista ou assistente administrativo. Entre as principais responsabilidades desses cargos estão: a organização do ambiente de trabalho, o arquivamento de documentos, além disso, o profissional pode redigir cartas, ofícios e comunicados, conforme demanda. Entre as atividades diárias também podem constar participação em reuniões, palestras ou conferências para registrar o que foi discutido e acordado nesses eventos.

Além disso, depois de formado, também é possível seguir com a carreira de secretário executivo. Nessa função, o trabalho será assessorar empresários e executivos. Dessa forma, o secretário ou secretária vai organizar a agenda de compromissos, além de realizar pesquisas e reunir documentos que serão apresentados em reuniões. Também é possível ter a função de interprete em encontros entre pessoas que não falam a mesma língua.  (Conheça mais sobre as áreas de atuação do profissional formado em secretariado)

Diferentes áreas de formação em secretariado?

Agora que você já entendeu melhor o que é secretariado e conferiu um pouco mais sobre as possibilidades de atuação depois de formado, vamos falar sobre os diferentes tipos de formação nessa área. Assim, você poderá escolher o curso que mais tenha relação com os seus interesses e objetivos profissionais. Sendo assim, no mercado acadêmico, você encontra cursos técnicos e cursos de tecnologia na área. Mas, se você não sabe muito bem a diferença entre eles, fique tranquilo que nós vamos explicar no próximo tópico. (Confira o que se estuda no curso de secretariado)

Diferença entre técnico e tecnólogo

Se você tem dúvidas entre o tecnólogo em secretariado a distância e o curso técnico, precisa entender as principais diferenças entre eles. A mais importante a ser levada em consideração ao fazer a matrícula no curso é em relação ao nível de escolaridade que cada um representa. Afinal, o curso técnico é de nível médio, enquanto o tecnólogo é um curso superior, ou seja, uma graduação.

secretária

Além disso, os cursos tem algumas outras diferenças. Como, por exemplo:

  • A duração: o curso técnico pode durar alguns meses ou mais de 3 anos, enquanto o tecnólogo dura, em média, de 2 a 3 anos;
  • Os requisitos para a matrícula: como já dissemos, o tecnólogo é um curso de nível superior, portanto é obrigatório que o aluno tenha concluído o ensino médio.

Sendo assim, a graduação de tecnologia em secretariado é um curso que tem, obrigatoriamente, pelo menos, dois anos de duração. Dessa forma, ele é dividido em quatro períodos, e composto por uma grade curricular focada na preparação do aluno para o mercado de trabalho, priorizando disciplinas mais voltadas para a prática do que para a teoria.

Qual dos dois cursos escolher?

Como já deu para perceber, os curso técnico e o de tecnologia em gestão financeira são bem diferentes. Sendo assim, você deve escolher aquele que tenha mais relação com o seu futuro e que atenda as suas demandas atuais. Por exemplo, se você já se formou no ensino médio, nossa dica é que invista em um curso de tecnologia em secretariado. Afinal, ele oferece uma formação focada no mercado e no dia a dia de trabalho, mas é o único dos dois que é considerado uma graduação. Assim, em pouco tempo, cerca de dois anos, você estará formado em um curso de nível superior e pronto para desenvolver as atividades e ser contratado.

Muitas pessoas se questionam sobre o tempo de duração do curso de tecnologia. Afinal, outras formações como licenciatura e bacharelado possuem duração média de quatro anos. Porém, o curso tecnólogo só consegue trabalhar com um tempo menor de estudo, pois é um curso focado no dia a dia de trabalho, ou seja, na prática. Sendo assim, essa é uma graduação que prepara o profissional para o mercado.

Escolha uma instituição de ensino de qualidade

E, chegou a hora de você investir em um curso de qualidade que vá garantir um futuro promissor na área escolhida por você. Afinal, a graduação é a base da sua carreira, sendo assim, ela precisa ser sólida para suportar todo o seu futuro sucesso profissional. Então, você precisa escolher uma instituição que preze pela qualidade. É claro, o primeiro passo é verificar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito quando você for procurar por vagas na área, ou então, quando for fazer uma especialização. Mas, ter esse credenciamento é o mínimo, a qualidade pode ser medida de outras formas.

Aqui, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Sendo assim, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!