BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
15 de junho de 2021

O que se estuda no curso de Secretariado?

Antes mesmo de se matricular no curso de secretariado é interessante conferir a grade curricular dessa graduação. E, para quem não sabe, a grade curricular nada mais é do que a lista de matérias e assuntos que serão ensinados durante o curso. Lembrando que o curso de secretariado EAD é uma graduação, ou seja, um curso de nível superior. Sendo assim, depois de formado, você estará preparado para enfrentar os desafios da profissão e se lançar no mercado de trabalho da área. (Conheça mais também sobre o curso de gestão da tecnologia da informação)

Matérias do curso de secretariado

Sendo assim, separamos abaixo, no próximo tópico, a grade curricular da graduação em secretariado do EAD Premium Unifacevst. O nosso curso na área pode ser completado em 24 ou 32 meses. Ou seja, a partir de dois anos de estudo você já pode estar formado e preparado para desempenhar a sua função. É importante lembrar que essa graduação tem uma duração menor, se comparada com o curso de licenciatura, por exemplo, porém esse também é um curso de nível superior. O tempo de estudo só é menor, porque os cursos de tecnologia deixam um pouco da teoria de lado e são voltados para o dia a dia de trabalho e para o que o mercado espera dos seus profissionais. Ou seja, essa graduação é mais voltada para a prática.

Os nossos cursos de graduação EAD são divididos por semestres e módulos. Sendo assim, a graduação em secretariado possui quatro semestre e dois módulos dentro de cada um desses semestres. Dessa forma, o aluno completa 1.780 horas de estudo e se sentirá mais bem preparado para enfrentar os desafios dessa profissão e conquistar o seu espaço. Você pode conferir a grade curricular completa logo abaixo.

Grade curricular completa

1º Semestre

Módulo 1 A

  • Introdução às Ciências Sociais;
  • Empreendedorismo;
  • Prática Textual em Língua Portuguesa.

Módulo 1 B

  • Sociologia Geral;
  • Economia e Mercado;
  • Métodos e Técnicas de Pesquisa;
  • Gestão de Pessoas.

2º Semestre

Módulo 2 A

  • Direito Empresarial;
  • Direitos Humanos, Educação no Trânsito e Relações Étnico-Raciais;
  • Comunicação Empresarial;
  • Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Módulo 2 B

  • Introdução à Administração;
  • Teoria Geral do Secretariado;
  • Assessoria Executiva e Relações Públicas;
  • Atividade Integradora I.

3º Semestre

Módulo 3 A

  • Gestão Secretarial;
  • Gestão de Processos e Serviços;
  • Educação Ambiental e Cidadania.

Módulo 3 B

  • Ética e Responsabilidade Profissional;
  • Planejamento e Organização de Eventos;
  • Tópicos Especiais em Secretariado.

4º Semestre

Módulo 4 A

  • Marketing Pessoal e Etiqueta;
  • Redação Empresarial;
  • Negociação e Gestão de Conflitos.

Módulo 4 B

  • Tecnologias Aplicadas e Inovação;
  • Gestão de Projetos;
  • Atividade Integradora II;
  • Atividades complementares (pode ser realizada a partir do 1º módulo).

 

E para que você possa ter uma ideia de como sãs as aulas do curso, compartilhamos abaixo uma delas, referente ao conteúdo de Marketing Pessoal e Etiqueta:

Existe estágio supervisionado no curso de secretariado?

Uma dúvida bastante pesquisada é se existe estágio supervisionado, e também, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nos cursos de tecnologia, como o de secretariado. E a resposta é não. Como esse tipo de formação é mais voltado para a prática, não há a necessidade dos seus alunos participarem de estágio. Afinal, o próprio dia a dia de aulas já funciona como essa etapa. E também, como ele se distancia da parte teórica, não há a necessidade da produção do TCC.

Dessa forma, como já mencionamos, em cerca de dois anos o estudante já estará formado e pronto para o mercado de trabalho. Por isso, os cursos de tecnologia são uma ótima opção para você que quer uma formação de qualidade em pouco tempo de estudo. Afinal, se for levado em conta os outros tipos de formação, como licenciatura e bacharelado, a duração do curso é em média de quatro anos.

Por que fazer um curso de secretariado?

Então, se depois de pesquisar e ler esse texto, você está pensando em iniciar uma faculdade de secretariado, saiba que esta área está em expansão. Sendo assim, há boas oportunidades esperando profissionais qualificados. Além disso, logo depois de formados, os secretários e secretárias já iniciam com bons salários, a média é de R$ 2 mil reais por mês.

Mas, vamos falar um pouco mais sobre o dia a dia de trabalho de um profissional formado na faculdade de secretariado. Entre as principais funções estão: auxiliar na comunicação interna da empresa; redigir cartas e ofícios; fazer o registro de decisões tomadas em reuniões; organizar e arquivar os documentos de uma empresa. Para isso, o profissional precisa estar em contato constante com diferentes áreas, o que proporciona um aprendizado diário.

Já deu para ter uma ideia de como os profissionais formados nessa área desempenham um papel fundamental. Eles garantem o bom funcionamento de qualquer negócio, seja uma organização ou um escritório, por exemplo. Então, apostar em uma faculdade de secretariado pode reservar um futuro brilhante e uma carreira de sucesso para você.

Invista em uma instituição de qualidade

o-que-estuda-no-curso-de-secretariado-252218929

Agora que você já sabe o que se estuda em um curso de secretariado a distância, também pode conferir nossos conteúdos sobre o que é secretariado e como é o mercado de trabalho na área. E, chegou a hora de você investir em um curso de qualidade que vá garantir um futuro promissor na área escolhida por você. Afinal, a graduação é a base da sua carreira, sendo assim, ela precisa ser sólida para dar suporte a todo o seu futuro sucesso profissional.

Então, você precisa escolher uma instituição que preze pela qualidade. É claro, o primeiro passo é verificar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito quando você for procurar por vagas na área, ou então, quando for fazer uma especialização. Mas, ter esse credenciamento é o mínimo, a qualidade pode ser medida de outras formas.

Aqui, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!