BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
5 de outubro de 2023

Gestão da Tecnologia da Informação: o que é?

Se você está prestes a entrar no ensino superior e precisa de informações sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, veio ao lugar certo!

A partir de agora aqui no blog EAD Premium Unifacvest você vai ficar por dentro de tudo o que precisa saber sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Para isso, faremos uma série de cinco posts que abordarão desde aspectos acadêmicos como grade curricular do curso e sistemas de avaliação, até mesmo quais são as áreas de atuação mais atraentes e suas remunerações.

A primeira publicação, que traz informações sobre as carreiras a serem desempenhadas pelo profissional de TI e a história do curso você confere agora.

Sobre a Gestão da Tecnologia da Informação

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação tem como objetivo preparar o aluno para trabalhar na administração dos recursos tecnológicos em empresas e entidades públicas.

Na prática, o profissional que termina o curso tecnologia da informação são os que definem parâmetros para utilização de sistemas, controla sistemas operacionais e banco de dados, e gerencia os recursos humanos envolvidos no setor de TI de uma instituição.

Por estar cada vez mais presente na vida das pessoas, seja no ambiente corporativo ou nas residências (como por exemplo, a automação de sistemas de iluminação ativados por voz, com uso de tecnologia wi-fi), a tecnologia da informação possui um mercado de trabalho aquecido, com diversas oportunidades e salários atraentes.

Mas, este é o tema do tópico que você confere a seguir!

Diferentes áreas de formação em Gestão da Tecnologia da Informação

As oportunidades dentro da área de TI são inúmeras. E, para que você possa ter uma ideia de onde estão as melhores vagas, reunimos abaixo as que costumam ser mais buscadas pelas organizações.

Programação e Desenvolvimento de Sistemas

O programador tem por principal objetivo desenvolver e garantir a manutenção de um determinado sistema. Para isso, o profissional precisa dominar linguagens e ferramentas de programação.

Programador Desktop

Este profissional é o que programa sistemas e aplicações que irão rodar em um computador ou uma rede de computadores.

Programador Web

Aqui, o profissional de TI irá desenvolver sites e sistemas que funcionam com a internet e podem ser acessados de qualquer lugar.

Programador Mobile

O programador Mobile é o profissional especializado em desenvolver aplicativos para smartphones, tablets e qualquer dispositivo móvel.

Administração de Rede de Computadores

O profissional de Tecnologia de Informação que atua nessa área, é o responsável por gerenciar os computadores de uma empresa. Além disso, ele deve manter a rede de computadores funcionando e desenvolver projetos para melhorar a conectividade do sistema.

Administrador de Banco de Dados

Este profissional é o responsável por instalar, configurar e administrar o banco de dados. Ele também deve fazer testes e garantir a segurança das informações no banco de dados.

Analista de Segurança

Para seguir nessa área, o profissional deve realizar a prevenção de ataques à segurança de um sistema. O analista de segurança trabalha com servidores, sistemas operacionais, banco de dados e até equipamentos físicos.

História geral da Gestão da Tecnologia da Informação

Para quem tem curiosidade em saber as origens da Tecnologia da Informação, reunimos abaixo de forma bem breve, um pouco sobre a história da profissão.

A descoberta da eletricidade por Talles de Mileto 700 anos A.C foi o ponto de partida para o desenvolvimento da Tecnologia da Informação. Depois surgiu a prensa topográfica no século XIV e as calculadoras e caixas registradoras no século XIX.

No final do século XIX, surgiram os programas de computador, revolucionando a transmissão de informações. Durante a Segunda Guerra mundial, aconteceu a transição para os computadores eletrônicos modernos.

No início do século XX os países europeus se industrializaram impulsionando o crescimento de vários tipos de indústrias. Isso levou à otimização do uso da energia elétrica e ao desenvolvimento da locomotiva a vapor e da química.

Com o grande aumento das relações comerciais, surgiu a necessidade de desenvolvimento e aprimoramento dos meios de comunicação e gerenciamento das informações.

Desde então, a TI vem avançando com grande velocidade a fim de acompanhar as mais diversas demandas organizacionais do mercado.

Qual curso fazer? Tecnólogo ou graduação?

Você já deve ter percebido que existem diversas modalidades de cursos disponíveis.

E para que você possa definir que tipo de curso fazer, antes é preciso conhecer mais sobre as finalidades de cada um.

Por isso, separamos neste tópico as diferenças entre os cursos de tecnologia e de bacharelado voltados para a área de TI.

A opção de bacharelado possui um ensino mais voltado para a teoria da área escolhida, já o tecnólogo tem ensinamento voltado para a prática, o dia a dia de trabalho e o que o mercado de trabalho espera dos profissionais.

É por isso que enquanto o bacharelado tem até cinco anos de estudo (dependendo do curso), o tecnólogo fica entre dois e três anos. Afinal, os seus ensinamentos são mais direcionados para a prática.

Então, se esse é o seu foco de trabalho, sugerimos que pesquise por instituições que ofereçam cursos de tecnologia, como o EAD Unifacvest.

É importante lembrar ainda que no curso tecnólogo não é obrigatório o estágio supervisionado. Isso porque, o aluno já tem acesso a muita prática durante o dia a dia da graduação.

Também não há a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente conhecido como TCC.

Porém, durante os dois ou três anos de aprendizagem, os alunos são avaliados de forma constante, passando por diversas provas e trabalhos, assim como, atividades complementares.

Quer saber ainda mais sobre a curso de Gestão da Tecnologia da Informação? Então, não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que se estuda em Gestão da Tecnologia da Informação?

O que faz um profissional formado em TI?

Gestão da Tecnologia da Informação: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para os profissionais formados em Gestão da Tecnologia da Informação

Leia também:

O que é Licenciatura em Matemática?

Além da Gestão da Tecnologia da Informação, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!