BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
18 de outubro de 2023

O que faz um profissional formado no curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Para começar, vamos explicar um pouco sobre a formação em TI e seus objetivos profissionais. 

Os cursos de TI são voltados, principalmente, para a capacitação dos profissionais em relação ao desenvolvimento de sistemas. 

Em todos eles, o aluno aprende técnicas para criar e gerenciar softwares, aplicativos e outros sistemas operacionais, em busca de soluções que atendam às necessidades das empresas e dos usuários.

Então, dentro deste contexto, podemos dizer que estão entre as atribuições dos tecnólogos em TI:

  • Manter o desempenho de serviços
  • Promover a transformação digital da empresa
  • Manter a satisfação dos usuários e clientes dos serviços
  • Fazer a gestão da equipe de TI
  • Dar suporte aos processos organizacionais
  • Alinhar o uso da TI aos objetivos da empresa

Além disso, após concluir o curso na área, espera-se que o profissional seja capaz de planejar, direcionar e controlar as atividades relacionadas à tecnologia da informação. 

Ao mesmo tempo em precisa saber como adequar a infraestrutura tecnológica para a correta execução dos processos de um negócio ou empresa, sempre acompanhando a evolução da área para poder levar ideias inovadoras, capazes de transformar o ambiente em que está inserido.

Tudo isso tem como objetivo atender um mercado de trabalho que, embora seja exigente, costuma oferecer muitas oportunidades com salários bastante atrativos.  

É preciso ter curso de Gestão da Tecnologia da Informação para atuar como profissional?

Algumas empresas até podem levar em consideração as habilidades e experiência dos profissionais e descartar a exigência do diploma para o desempenho da função. 

Porém, cabe lembrar que as melhores oportunidades e vencimentos, consequentemente são destinadas a quem tem curso superior na área. 

Além disso, você já deve saber que quanto maior o grau de instrução maior será a valorização do profissional. 

Quanto tempo dura o curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

O curso de graduação em Gestão da Tecnologia da Informação possui duração média de dois anos e meio, divididos em 5 semestres, que possuem carga horária total de 2.110 horas.

Durante este período, o acadêmico terá contato com diversas disciplinas que o capacitam para encarar o mercado de trabalho com competência. 

Neste sentido, ele aprenderá por meio de disciplinas como Introdução à Computação, Algoritmos e Programação, Comunicação Empresarial, Gestão de Governança em TI, Estrutura de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores, Gestão de Pessoas, Engenharia de Software, Gestão da Segurança da Informação, Lógica de Programação, Infraestrutura de TI, Gerenciamento de Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Serviços em TI, Tecnologia Web, Sistemas Inteligentes, Segurança e Auditoria de Sistemas, e uma série de outros conteúdos fundamentais para o bom desempenho na área.

E para que você não acabe se confundindo, lembramos, que as informações repassadas aqui neste texto são referentes ao curso de Gestão da Tecnologia da Informação oferecido pelo EAD Premium Unifacvest. Assim, alguns dados como a duração e grade curricular podem variar de acordo com a instituição. 

Cursos da área de Tecnologia da Informação

Se você gosta de assuntos como tecnologia e inovação, saiba que existem muitas opções de graduação para quem busca se profissionalizar.

Atualmente, a área de tecnologia está em alta e, cada vez mais, precisa de profissionais capacitados para atender as tendências que evoluem a cada instante. 

Conheça, então, algumas das possibilidades para quem pensa em ingressar no ensino superior visando este ramo de atuação:

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é uma opção de  bacharelado que tem duração média de cinco anos. 

Durante a formação, o aluno estuda e aprende os aspectos do desenvolvimento de computadores, incluindo softwares e hardwares. 

Embora seja capaz de trabalhar com as duas partes, geralmente é com hardwares que ele atua mais. Um engenheiro da computação pode programar redes de computadores e todos os seus componentes, como PCs, roteadores, impressoras, etc. Também é responsável por produzir novos equipamentos e máquinas que atendam às necessidades do mercado.

Ciência da Computação

Outro bacharelado, com duração média de quatro anos, o curso de Ciência da Computação prepara profissionais aptos a analisar as necessidades dos usuários, desenvolver softwares e aplicativos, gerenciar equipes de criação e instalar sistemas de computação. 

Além de planejar e implementar softwares, este profissional também busca novas formas de utilizar computadores e desenvolve maneiras eficientes de tratar problemas computacionais.

Sistemas de Informação

Já no curso de Sistemas de Informação, o aluno aprende a administrar fluxos de dados, projetar e desenvolver sistemas de empresas diversas. 

O foco dessa carreira é na gestão de projetos, de processos e de pessoas. 

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quem opta pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aprende a desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação para diversos setores de atividades. 

A formação pode ser encontrada como bacharelado e também como formação tecnológica.

No texto de hoje você pôde conhecer um pouco mais sobre a carreira da tecnologia da informação. 

Ainda que de forma breve, você conheceu as atribuições dos profissionais que seguem carreira na área, como funciona a valorização pelo mercado de trabalho e ainda as opções de formação para quem se interessa pela área de tecnologia e inovação. 

Enfim, agora que você já sabe que o curso de TI vale a pena, é hora de investir na sua formação, não acha?

E se você quer saber ainda mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação,  não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

O que se estuda em Gestão da Tecnologia da Informação?

Gestão da Tecnologia da Informação: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para os profissionais formados em Gestão da Tecnologia da Informação

 

Leia também sobre outras opções no ensino superior:

O que é Licenciatura em Artes?

Além da Gestão da Tecnologia da Informação, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!