28 de fevereiro de 2024

O que se estuda em Gestão da Tecnologia da Informação?

Por se tratar de uma formação bem abrangente, que possibilita a atuação em diversas frentes no mercado de trabalho, o curso de Gestão da Tecnologia da Informação deve oferecer um embasamento teórico e prático bastante sólido.

De forma resumida, o tecnólogo desta área é o responsável por administrar equipes de TI e a infraestrutura de TI, como hardware, software e telecomunicações, com foco na melhoria e otimização dos processos, redução dos custos e busca por soluções tecnológicas. Ou seja, esta é uma função que requer muita responsabilidade e competência.

Para isso, a graduação em Gestão da Tecnologia da Informação possui duração média de dois anos e meio, divididos em 5 semestres, que possuem carga horária total de 2.110 horas.

Assim, o curso foi pensado e elaborado visando o sucesso profissional de seus alunos, que podem sair da faculdade diretamente para o mercado de trabalho.

A grade curricular é totalmente adaptada, de modo a deixar o aluno capacitado para encarar os desafios propostos pela profissão, e claro, pelos empregadores que a cada dia se tornam mais exigentes.

Dessa forma, para que você possa conhecer um pouco mais sobre o curso e os conteúdos abordados por ele, separamos abaixo a grade curricular da graduação de Gestão da Tecnologia da Informação oferecido pela EAD Premium Unifacvest.

Grade curricular do curso de Gestão da Tecnologia da Informação

Confira, a partir de agora, quais são as disciplinas abordadas durante o curso de Gestão de TI, separadas por semestre. Basta clicar aqui

Além das disciplinas contempladas no link, é importante lembrar ainda que no curso de tecnologia, também conhecido como tecnólogo, não é obrigatória a realização do estágio supervisionado.

Também, até o momento, não há a obrigatoriedade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, popularmente conhecido como TCC.

Porém, de acordo com o que consta na grade curricular, durante os dois ou três anos de aprendizagem, os alunos são avaliados de forma constante, passando por diversas provas e trabalhos, assim como, atividades complementares.

Como escolher a melhor faculdade de TI

Para escolher com segurança a melhor faculdade de Gestão da Tecnologia da Informação, você deve se preocupar, em primeiro lugar, com os conceitos e avaliações atribuídos pelo Ministério da Educação – MEC.

A partir daí, o ideal é que você leve em consideração também os benefícios oferecidos pela instituição, como por exemplo, a flexibilidade no prazo de duração do curso, oferta de materiais didáticos impressos aliados ao ensino online e método do sistema de avaliação.

Tudo isso, é claro, deve estar disponível em mensalidades que cabem no seu bolso, proporcionando ainda uma rotina ajustável ao seu dia a dia.

Assim, ao considerar todos estes pontos, destacando os prós e contras de cada um, com certeza você estará optando pela melhor faculdade para você.

Para ajudar no processo de escolha, você também pode consultar acadêmicos e ex-alunos, bem como ficar de olho nas redes sociais da faculdade. Essas simples atitudes trazem a perspectiva de quem já vivenciou um contato próximo com a instituição e como foi atendido por ela.

Perfil do profissional de Tecnologia da Informação

Assim como em qualquer outra função, além do conhecimento adquirido em sala de aula, é preciso desenvolver competências sociais, emocionais e mentais.

Por isso, podemos destacar que para cursar uma faculdade de tecnologia da informação é necessário prezar pela comunicação e também pelo bom relacionamento interpessoal com todos os colaboradores e clientes. É preciso também que o profissional seja capaz de engajar sua equipe, motivando os colaboradores para obtenção de melhores resultados.

Outro ponto importante é que o profissional fique atento a novas estratégias e tenha pró-atividade. Lembre-se que as empresas procuram pessoas que sejam capazes de identificar novas tecnologias e tenham visão de futuro.

Dessa forma, o profissional deve ser criativo e sair do óbvio ao sugerir e implementar soluções inovadoras para a empresa como um todo. É preciso ter capacidade de encontrar soluções que deixem os processos cada vez mais práticos, econômicos e rápidos. Com uma mente empreendedora, além de aplicar o que foi aprendido durante o bacharelado em tecnologia da informação, o profissional terá uma visão não só da empresa, mas também da perspectiva do cliente e isso possibilitará uma melhor solução e oferecimento de oportunidades de negócio.

Por fim, é necessário ainda ter consciência que esta é uma profissão que requer constante atualização. Diariamente surgem novas soluções, métodos e metodologias na área de informática. Então, os graduados precisam estar aptos a se atualizar constantemente, seja através de pós-graduações ou até mesmo de outros tipos de cursos específicos.

No texto de hoje, você pôde entender um pouco como funciona o curso de Gestão da Tecnologia da Informação oferecido pelo EAD Premium Unifacvest, bem como, sobre o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho.

Quer saber ainda mais sobre o curso de Gestão da Tecnologia da Informação? Então, não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

O que faz um profissional formado em TI?

Gestão da Tecnologia da Informação: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para os profissionais formados em Gestão da Tecnologia da Informação