BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
18 de junho de 2021

Mercado de trabalho para formado em Secretariado

Conhecer o mercado de trabalho para os formados no curso de secretariado é essencial para aqueles que querem seguir nessa área. Afinal, quando você tem acesso a essas informações pode ter uma prévia do que estará te esperando. Mas, além disso, você pode conhecer quais são as habilidades e características valorizadas pelo mercado, e assim, focar nesses pontos até mesmo durante os estudos no curso de secretariado EAD. (Conheça mais também sobre o curso de gestão de segurança privada)

Então, confira o texto até o final para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Afinal, vamos contar um pouco mais sobre as possibilidades de atuação para esses profissionais, se existe concurso público na área e quais são os valores praticados no mercado.

Áreas de atuação para formado em secretariado

É importante dizer que o curso de secretariado a distância, assim como a profissão em si, está em expansão. Sendo assim, há boas oportunidades aguardando profissionais qualificados. Então, depois de formado, eles podem atuar em empresas de todos os portes e em todos os setores da economia.

No exercício da função, o profissional pode atuar como assistente administrativo ou na recepção dessas empresas e escritórios. Além disso, esse profissional é o responsável por organizar o ambiente de trabalho, arquivar documentos, redigir cartas, ofícios e comunicados. Ele também pode participar de reuniões, registrando o que foi acordado e discutido. Por fim, ele também é o responsável pelo atendimento aos clientes e ao atendimento telefônico.

Então, se você tem interesse por essas atividades descritas acima, o curso de tecnologia em secretariado é o ideal para você. (Confira mais sobre as possibilidades de atuação na área de secretariado)

Existe concurso público para secretariado?

Como já mencionamos anteriormente, o mercado de trabalho é bastante generoso com os profissionais graduados em tecnologia em secretariado. Sendo assim, além das diversas oportunidades oferecidas na iniciativa privada, que possibilitam uma atuação bem ampla, existem ainda opções disponíveis por meio de concursos públicos.

Geralmente, o concurso secretariado executivo é ofertado por órgãos como Prefeituras Municipais, Secretarias Estaduais de Educação e Universidades. Sendo assim, é importante ficar sempre atento a sites e páginas especializadas em certames. Dessa forma, você pode conferir, com antecedência, quais são as oportunidades que abrirão nos próximos meses. E, consequentemente, tem mais tempo para se preparar.

Por falar em preparação, se o seu foco são as oportunidades em concursos, a nossa dica é que você responda questões que já foram aplicadas em outros certames. Afinal, dessa forma, você pode testar seus conhecimentos e ter uma prévia do que estará te esperando no dia da prova, quando estiver valendo a sua aprovação.

Quanto ganha um profissional da área?

Antes de falar sobre a média salarial praticada no Brasil na área de secretariado, é importante lembrar que esse valor depende de inúmeros fatores. Afinal, é levada em conta a região do trabalho, o tempo de experiência do profissional, o número de horas trabalhadas, o porte da empresa, os cursos de especialização, e ainda, o comprometimento do secretário ou secretária. Então, não esqueça de levar esses pontos em conta quando estiver procurando por trabalhos na área.

Mas, para você ter uma ideia de valores, podemos dizer que a média praticada no mercado é de R$ 2.113. Esse seria o valor inicial do profissional, ou seja, o salário que ele tende a ganhar logo que se forma e encontra o primeiro trabalho na área. (Saiba mais sobre o que se estuda no curso de secretariado)

Perfil do profissional de secretariado

Muitos dos pontos importantes para a sua profissão serão desenvolvidos durante o curso. Porém, há algumas características que podem, e devem, acompanhar o profissional antes mesmo de iniciar o curso. Afinal, são elas que indicam que essa graduação foi a melhor escolha individual. Então, vamos falar um pouco mais sobre o perfil desses profissionais.

Dessa forma, o perfil do profissional de secretariado pode variar muito de acordo com o ambiente de trabalho. Porém, em todos eles é imprescindível ser ético, responsável e respeitoso. Além disso, possuir autoconhecimento e inteligência emocional podem ser grandes diferenciais.

Uma boa comunicação, domínio da língua portuguesa e até mesmo a fluência em outro idioma também podem ser exigidos. Todas estas habilidades influenciam para que se possa desempenhar uma visão estratégica contribuindo para o bom exercício da profissão.

Formação em secretariado

Se você se interessou pela área de secretariado, saiba que há dois cursos oferecidos no mundo acadêmico: o técnico e o tecnológico. Mas é preciso conhecer mais sobre os dois, saber suas diferenças, para fazer a melhor escolha. Para começar, vamos falar sobre uma diferença mais sutil, o técnico pode ter de dois meses até três anos de duração, enquanto o tecnólogo em secretariado conta com de dois a três anos de estudos.

Porém, o técnico é considerado um curso de nível médio, apenas o tecnólogo em secretariado pode ser chamado de graduação, ou seja, um curso de nível superior. Estamos falando aqui sobre secretariado, mas essa explicação serve também para as demais áreas também.

Então, agora você já sabe sobre as principais diferenças entre os dois cursos e pode fazer a sua escolha. É importante lembrar que o mercado de trabalho está aquecido neste segmento e está sempre à procura de profissionais qualificados. Então, quanto mais específica e completa for a sua formação, mais portas estarão abertas para você.

Escolha uma instituição de qualidade para iniciar seus estudos

Se você chegou até esse ponto do texto, conseguiu entender melhor sobre o mercado de  trabalho para os profissionais formados em secretariado. Sendo assim, agora é preciso compreender a importância da graduação para construir uma carreira sólida. Afinal, ela é a base do seu conhecimento. Por isso, você precisa escolher uma instituição de ensino de qualidade, para formar uma boa base para o seu sucesso profissional.

E no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Open chat
    Estamos online!