BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
16 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Secretariado?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que faz um profissional formado em secretariado. Então, se esse é o seu caso, este texto foi feito para você. Afinal, além de falar sobre as possibilidades de atuação na área, também vamos contar alguns pontos importantes sobre o curso. (Confira o que é secretariado)

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Secretariado?

Então, para começar, já adiantamos que é necessário ter curso superior de secretariado para atuar na área. Na verdade, a profissão é regulamentada no país, então, além do diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), também é necessário obter um registro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Dessa forma, quando você for procurar por um curso de Secretariado EAD, confira se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC. Afinal, é esse reconhecimento que torna o seu diploma bem aceito pelo mercado de trabalho e demais instituições de ensino, quando você for fazer uma especialização, por exemplo.

Se você quer iniciar um curso superior de secretariado, saiba que essa é uma área em expansão. Sendo assim, o mercado de trabalho está recheado de boas oportunidades esperando por profissionais qualificados. Outro bom argumento, é que os secretários e secretárias tendem a começar a carreira já com bons salários.

Quanto tempo dura o curso?

O curso de secretariado a distância faz parte da formação tecnológica. Dessa forma, é importante lembrar que esses cursos de tecnologia são considerada graduações, ou seja, cursos de nível superior, porém possuem uma duração menor de estudos. Sendo assim, a graduação em secretariado tem cerca de dois anos de duração.

Mas, só é possível trabalhar com um período menor de aprendizagem porque esse tipo de formação deixa de lado a parte teórica e foca na prática. Sendo assim, após terminar os dois ou três anos de estudo, o aluno está pronto para o mercado de trabalho, ou seja, para conquistar uma vaga e desempenhar a função aprendida durante o curso.

Ou seja, o curso de secretariado é uma ótima opção para quem quer aprender uma função em pouco tempo. Afinal, cursos de nível superior como licenciatura e bacharelado possuem cerca de quatro anos de duração. Durante o curso de tecnologia, o aluno também não precisa passar pelo estágio supervisionado e nem produzir o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). (Confira o que se estuda no curso de secretariado)

Áreas de atuação para um profissional formado em secretariado?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre esse tipo de formação, podemos falar sobre a área de atuação para os profissionais da área. Sendo assim, eles podem atuar em empresas de todos os portes e em todos os setores da economia.

No exercício da função, o profissional pode atuar como assistente administrativo ou na recepção dessas empresas e escritórios. Além disso, esse profissional é o responsável por organizar o ambiente de trabalho, arquivar documentos, redigir cartas, ofícios e comunicados. Ele também pode participar de reuniões, registrando o que foi acordado e discutido. Por fim, esse profissional também é o responsável pelo atendimento aos clientes e ao atendimento telefônico.

Então, se você tem interesse por essas atividades descritas acima, o curso de tecnologia em secretariado é o ideal para você.

Mercado de trabalho para um profissional formado em secretariado?

O formado em secretariado vai encontrar um mercado de trabalho bem amplo e diversificado. Pois, existem oportunidades de emprego em todas as regiões do Brasil, em organizações de todos os tipos e porte.

Entre as principais opções para atuação do tecnólogo em secretariado podemos citar indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs e órgãos públicos. A maior concentração de vagas é nos grandes centros urbanos e nos lugares com maior concentração industrial.

O profissional poderá atuar cumprindo funções semelhantes às de um recepcionista ou assistente administrativo. Organizará o ambiente de trabalho, bem como o arquivo de documentos, e fará a redação de comunicados e ofícios. Poderá participar de reuniões, palestras e conferências, registrando tudo que foi discutido. E ainda, organizará a agenda de compromissos dos executivos da empresa.

A remuneração média é de R$ 2.300 para jornada de 40 horas semanais. A profissão é regulamentada, então, como já mencionamos, além do diploma é necessário obter um registro profissional junto a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Escolha uma instituição de qualidade para iniciar seus estudos

Sendo assim, agora que você já sabe mais sobre as possibilidades de atuação e o que te espera no mercado de trabalho depois de formado. Então, chegou a hora de investir em um curso de qualidade que vá garantir um futuro promissor na área escolhida por você. Afinal, a graduação é a base da sua carreira, sendo assim, ela precisa ser sólida para suportar todo o seu futuro sucesso profissional.

Então, você precisa escolher uma instituição que preze pela qualidade. É claro, o primeiro passo é verificar se a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Afinal, é esse credenciamento que torna o seu diploma válido e bem aceito quando você for procurar por vagas na área, ou então, quando for fazer uma especialização. Mas, ter esse credenciamento é o mínimo, a qualidade pode ser medida de outras formas.

Aqui, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Dessa forma, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Provas com caráter educativo

Além disso, aqui no EAD Premium, as provas não possuem o caráter punitivo, mas educativo. A nossa intenção é que o estudante aprenda ainda mais enquanto realiza a sua prova. Sendo assim, ele tem total liberdade para consultar o material enquanto realiza o teste, seja em casa pelo AVA ou no polo presencialmente. Afinal, cada vez que ele precisa consultar o livro para responder uma questão, ele estará revisando o conteúdo e frisando o aprendizado em sua mente. Ou seja, a prova é uma continuação do curso e dos estudos. (Conheça mais também sobre o curso de gestão da tecnologia da informação)

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!