BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
8 de abril de 2024

O que significa Formação Pedagógica R2?

Quando um profissional se forma em cursos de bacharelado ou tecnólogo, não está habilitado a ministrar aulas nas escolas sobre o tema que domina. A Formação Pedagógica R2 existe para possibilitar que estes profissionais lecionem em suas áreas de conhecimento.

Sobre a Formação Pedagógica R2

De acordo com estudo do Instituto SEMEP, o Brasil poderá ter um déficit de 235 mil professores da educação básica até 2040. A demanda por profissionais licenciados é grande no país, que não acompanha o número de graduados em cursos de licenciatura.

Por outro lado, diversos bons profissionais que se formam em cursos de bacharelado ou tecnólogo não são absorvidos pelo mercado de trabalho. A Formação Pedagógica R2 surge para amenizar este problema e criar oportunidades para que bacharéis ou tecnólogos possam trabalhar nas salas de aula.

Imagine, por exemplo, um trabalhador formado em administração. Este profissional pode realizar a Formação Pedagógica R2 em Matemática, por exemplo, e atuar como professor desta matéria.

 

Onde a Formação Pedagógica R2 possibilita trabalhar?

Quem realiza a Formação Pedagógica pode atuar em diversas áreas do ensino, como:

  • Professor no ensino fundamental II e médio;
  • Professor em instituições EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  • Escolas técnicas;
  • Participar de concursos públicos para licenciados em sua área de atuação.

Como funciona a Formação Pedagógica R2?

Diferentemente de uma Segunda Licenciatura, que faria o estudante iniciar do 0 um novo curso, a Formação Pedagógica R2 é um complemento para que o profissional já formado possa trabalhar com professor em sua área, mas conhecendo as corretas práticas de ensino e metodologias pedagógicas que um licenciado possui.

O que é R2?

Conforme foi possível perceber, a Formação Pedagógica R2 abre possibilidade para aperfeiçoamento de profissionais não-docentes que desejam lecionar nas escolas. Mas, afinal, o que é R2?

A sigla R2 é oriunda da Resolução nº 2, instituída em 1997 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A resolução trata da formação especial de professores, que dispõe sobre o aproveitamento dos bacharéis ou tecnólogos que não poderiam ser absorvidos pelo sistema de ensino por não estarem habilitados pela licenciatura. Basicamente, é um aperfeiçoamento para garantir que o profissional possa transmitir seus conhecimentos em caráter pedagógico e educacional.

Quem pode fazer

Todos os graduados em cursos de bacharelado ou tecnólogo podem realizá-la. Além disso, é importante que escolha o curso que possua relação com sua área de formação.

Quanto tempo dura a formação?

Uma das grandes vantagens da Formação Pedagógica R2 está no tempo de duração. Os cursos ofertados pela Unifacvest têm duração de 18 meses, com carga horária de 1283h. Além disso, todos são reconhecidos pelo MEC.

Cursos de Formação Pedagógica R2 ofertados pela Unifacvest

Confira a lista de cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest.

  • Artes;
  • Ciências Biológicas;
  • Educação Física;
  • Letras – Português; e
  • Matemática.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça mais detalhes!

Metodologia Unifacvest EAD nos cursos de Formação Pedagógica

Quando se trata de educação à distância, a Unifacvest possui uma metodologia exclusiva que possibilita que o aluno efetivamente absorva e compreenda o conteúdo. Nossos cursos de Formação Pedagógica são produzidos pelos próprios autores, que são especialistas e referências no país.

Todo o material, incluindo livros, videoaulas e questões, é produzido de maneira integrada por este corpo de especialistas. O aprendizado, portanto, é adquirido diretamente dos autores, com o apoio de uma infraestrutura de alto padrão e todos os recursos técnicos necessários para possibilitar um conteúdo rico e consistente.

Para continuar vendo conteúdo como esses, acompanhe-nos nas redes sociais!

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!