Quando um profissional se forma em cursos de bacharelado ou tecnólogo, não está habilitado a ministrar aulas nas escolas sobre o tema que domina. A Formação Pedagógica R2 existe para possibilitar que estes profissionais lecionem em suas áreas de conhecimento.
Table of Contents
ToggleDe acordo com estudo do Instituto SEMEP, o Brasil poderá ter um déficit de 235 mil professores da educação básica até 2040. A demanda por profissionais licenciados é grande no país, que não acompanha o número de graduados em cursos de licenciatura.
Por outro lado, diversos bons profissionais que se formam em cursos de bacharelado ou tecnólogo não são absorvidos pelo mercado de trabalho. A Formação Pedagógica R2 surge para amenizar este problema e criar oportunidades para que bacharéis ou tecnólogos possam trabalhar nas salas de aula.
Imagine, por exemplo, um trabalhador formado em administração. Este profissional pode realizar a Formação Pedagógica R2 em Matemática, por exemplo, e atuar como professor desta matéria.
Quem realiza a Formação Pedagógica pode atuar em diversas áreas do ensino, como:
Diferentemente de uma Segunda Licenciatura, que faria o estudante iniciar do 0 um novo curso, a Formação Pedagógica R2 é um complemento para que o profissional já formado possa trabalhar com professor em sua área, mas conhecendo as corretas práticas de ensino e metodologias pedagógicas que um licenciado possui.
Conforme foi possível perceber, a Formação Pedagógica R2 abre possibilidade para aperfeiçoamento de profissionais não-docentes que desejam lecionar nas escolas. Mas, afinal, o que é R2?
A sigla R2 é oriunda da Resolução nº 2, instituída em 1997 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A resolução trata da formação especial de professores, que dispõe sobre o aproveitamento dos bacharéis ou tecnólogos que não poderiam ser absorvidos pelo sistema de ensino por não estarem habilitados pela licenciatura. Basicamente, é um aperfeiçoamento para garantir que o profissional possa transmitir seus conhecimentos em caráter pedagógico e educacional.
Todos os graduados em cursos de bacharelado ou tecnólogo podem realizá-la. Além disso, é importante que escolha o curso que possua relação com sua área de formação.
Uma das grandes vantagens da Formação Pedagógica R2 está no tempo de duração. Os cursos ofertados pela Unifacvest têm duração de 18 meses, com carga horária de 1283h. Além disso, todos são reconhecidos pelo MEC.
Confira a lista de cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest.
Quer saber mais? Clique aqui e conheça mais detalhes!
Quando se trata de educação à distância, a Unifacvest possui uma metodologia exclusiva que possibilita que o aluno efetivamente absorva e compreenda o conteúdo. Nossos cursos de Formação Pedagógica são produzidos pelos próprios autores, que são especialistas e referências no país.
Todo o material, incluindo livros, videoaulas e questões, é produzido de maneira integrada por este corpo de especialistas. O aprendizado, portanto, é adquirido diretamente dos autores, com o apoio de uma infraestrutura de alto padrão e todos os recursos técnicos necessários para possibilitar um conteúdo rico e consistente.
Para continuar vendo conteúdo como esses, acompanhe-nos nas redes sociais!