BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
1 de setembro de 2023

Pedagogia empresarial: descubra tudo sobre essa área

Se você está procurando um segmento dentro da sua área, saiba que a pedagogia empresarial pode ser uma boa opção. Afinal, esse setor está em crescimento, colecionando boas oportunidades de trabalho no Brasil inteiro. Mas, se você ainda não sabe muito sobre esse assunto, não se preocupe, no post de hoje, vamos falar o que é pedagogia empresarial e te contar tudo que você precisa saber. Então, confira o texto até o final e fique mais bem informado.

O que é pedagogia empresarial?

Como já mencionamos anteriormente, a pedagogia empresarial é uma das possibilidades de atuação do pedagogo. E ela envolve estudos de métodos, assim como, técnicas e estratégias educacionais voltadas para o ambiente de trabalho. Ou seja, o profissional ainda terá um trabalho relacionado aos assuntos educacionais, mas não estará envolvido com o público infantil, como acontece nas escolas, por exemplo. Por isso, essa pode ser uma alternativa para os profissionais que preferem trabalhar com um público mais maduro.

Dessa forma, o pedagogo empresarial precisará adaptar o conhecimento às necessidades que existem dentro de uma empresa. Sendo assim, ele pode trabalhar em companhias de diferentes ramos e fazer parte de setores ligados a: treinamento, desenvolvimento humano, integração de pessoas, comunicação interna e desenvolvimento organizacional.

Portanto, as principais atividades desses profissionais são:

  • Identificar e auxiliar os funcionários a desenvolver as competências necessárias para um cargo;
  • Fazer uma preparação de longo prazo, levando em conta as competências necessárias em toda a jornada do funcionário na empresa;
  • Auxiliar a entrada e a integração de um colaborador na equipe, após a contratação ou transferência para outro setor;
  • Alinhar as estratégias de desenvolvimento de competências, visando as carências da empresa e o desenvolvimentos como um todo;
  • Promover novos aprendizados para a equipe com indicações de cursos, assim como, acompanhar o aproveitamento dos funcionários em cada um deles.

A importância da pedagogia empresarial

Ou seja, já deu para perceber a importância da pedagogia empresarial. Afinal, ela auxilia no relacionamento entre a equipe e principalmente no desenvolvimento individual de cada profissional. Afinal, quando o funcionário se sente bem e se desenvolve, a empresa também cresce com ele. E é por isso, que esse segmento está ganhando destaque no mundo corporativo. Assim, as empresas estão abrindo ás portas para os pedagogos empresariais e oferecendo boas oportunidades de emprego.

Além disso, a pedagogia empresarial também contribui para a comunicação interna da empresa. Ajudando a entender as particularidades de cada perfil de colaborador, e assim, ouvir e falar com todos eles. Outro exemplo de setor em que o pedagogo é muito útil é no RH. Afinal, o profissional pode auxiliar no recrutamento e avaliação de desempenho dos funcionários, algumas das atividades que são realizadas pelos Recursos Humanos.

Sendo assim, confira alguns dos benefícios que o trabalho do pedagogo traz para as companhias:

  • Auxilia na motivação e engajamento dos funcionários;
  • Ajuda a melhorar os processos do RH;
  • Diminui os custos com a qualificação dos funcionários;
  • Diminui a necessidade de contratação de novos colaboradores, pois trabalha com o desenvolvimento do time atual;
  • Aumenta a produtividade e, consequentemente, os lucros da empresa.

Saiba mais sobre essa área

A pedagogia empresarial é um dos segmentos mais procurados atualmente e é também um dos que oferece os melhores salários. Sendo assim, podemos dizer que a pedagogia empresarial auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores de uma empresa. Para isso, o pedagogo utiliza técnicas e métodos para gerar mudanças positivas no comportamento e na convivência.

Consequentemente, é possível ver melhorias no trabalho em equipe, na criatividade e na empatia entre os funcionários. A pedagogia empresarial está ganhando destaque, afinal, a instituição que adere a essa área mostra que tem uma preocupação maior com a convivência e bem-estar de seus colaboradores.

O que é especialização em pedagogia empresarial?

Se você se interessou sobre o assunto, provavelmente está se questionando: o que é especialização em pedagogia empresaria? A especialização, é um curso de pós-graduação focado no segmento dentro da sua área de estudo. Ou seja, é preciso lembrar que antes de pensar em uma especialização em pedagogia empresarial, é necessário ter concluído uma faculdade de pedagogia online. Só assim, você estará preparado para o aprofundamento no assunto oferecido pelo curso de pós.

E é importante frisar que as empresas estão em busca de profissionais qualificados para desempenhar a função da melhor forma possível. Sendo assim, é importante investir em uma faculdade de pedagogia de qualidade e, posteriormente, dar continuidade aos estudos com uma pós-graduação em pedagogia empresarial, por exemplo.

É possível encontrar cursos de especialização na área com duração de seis meses. Assim, em pouco tempo você consegue investir no seu conhecimento e ficar mais bem preparado para os desafios do mercado de trabalho. Em um curso de pós em pedagogia empresarial, você pode encontrar assuntos como:

  • Didática do Ensino Superior;
  • Novos Caminhos para Profissionais da Educação;
  • Pedagogia na Empresa;
  • Comportamento Organizacional;
  • Educação Corporativa;
  • Gestão de Pessoas.

Além disso, nos cursos de pós-graduação não há a necessidade de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos também não precisam fazer o estágio supervisionado.

Invista em uma instituição de qualidade

Podemos dizer que a graduação é o primeiro passo do seu futuro profissional. Afinal, ela é a base do conhecimento e da prática que serão indispensáveis para construir uma carreira sólida na área que foi escolhida por vocês. Por isso, é importante que você invista em uma faculdade de qualidade. E para isso, é preciso conhecer um pouco mais sobre a metodologia e vantagens. Então, vamos apresentar alguns dos pontos importantes do EAD Premium Unifacvest.

Aqui, no EAD Premium Unifacvest promovemos uma unidade de ensino em nossos cursos de graduação EAD. Só conseguimos isso, pois selecionamos os melhores professores/ autores de todo o Brasil. Afinal, com a metodologia a distância, não temos barreiras geográfica, dessa forma, selecionamos os melhores profissionais de todo o país e oferecemos os cursos para alunos de todos os estados.

Sendo assim, cada profissional fica responsável por gravar as videoaulas, escrever o livro impresso e produzir as questões das prova da sua disciplina. Assim, o professor/ autor não está interpretando um material escrito por terceiros. Afinal, ele mesmo produziu e pode falar com propriedade, promovendo explicações mais claras e um aprendizado mais fluído.

Esses são alguns dos detalhes que vão fazer a diferença no seu dia a dia de aprendizado na faculdade. Além disso, eles também vão te acompanhar durante o trabalho, quando você conquistar uma vaga na área e estiver desempenhando o seu melhor nas atividades diárias da profissão.

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!