A Formação Pedagógica é um curso especial de curta duração destinado às pessoas graduadas em cursos diversos, mas que desejam atuar em sala de aula. Com a Formação Pedagógica, o profissional poderá trabalhar no ensino fundamental anos finais, no ensino médio e na educação profissional em nível médio.
Table of Contents
ToggleA Formação Pedagógica é um projeto educacional aprovado pelo MEC que visa sanar a falta de corpo docente nas escolas brasileiras, principalmente, nas públicas.
A principal dor do setor de educação é que quantidade de professores que se formam não consegue suprir a demanda, e com isso, a formação pedagógica permite a inclusão de novos profissionais, mas provenientes de outras formações.
Então, para que essa transição aconteça devidamente, a Formação Pedagógica capacita esses profissionais para atuarem em sala de aula, aproveitando parte da primeira formação e suas especificações, e dando forte ênfase nas questões relacionados ao ensino em sala de aula, como metodologias, didática e psicologia educacionais.
A Formação Pedagógica oferece vantagens únicas para quem busca essa oportunidade de atuação.
O curso de Formação Pedagógica tem duração menor do que o curso de licenciatura convencional. Afinal, é destinada a um público específico: graduados do tipo bacharéis ou tecnólogos. A ideia é permitir o acesso às salas de aulas para suprir a falta de professores o quanto antes, além de incentivar a busca pelo curso entre os graduados.
Ou seja, em um curto prazo de formação o profissional poderá estar exercendo as funções de um professor.
É claro, a duração da Formação Pedagógica vai variar conforme alguns fatores como o tipo de curso da primeira graduação e da escolha da disciplina para licenciar. Quanto mais compatíveis elas forem, melhor.
Por exemplo, um professor de física que deseja dar aulas de matemática, ou mesmo uma pessoa que é formada em comunicação social e que deseja lecionar como professor de português. São muito correlacionadas.
Como comentamos, há uma grande falta de professores no setor educacional, com isso, há oportunidades para todos.
Segundo estudos, o Brasil pode sofrer com um déficit de professores de até 235 mil profissionais no ano de 2040. E essa estatística alarmante está sendo pensada pelos governantes que estão buscando formas de preencher essa lacuna.
Então, se sua preocupação é não ter local de trabalho ao se formar em licenciatura, pode ficar tranquilo que isso não irá acontecer. Apenas é preciso se tornar um bom profissional para que as melhores vagas estejam ao seu alcance.
Com a Formação Pedagógica o profissional poderá aumentar seu leque de atuação, trabalhando em mais lugares, aumentando sua renda. Com isso, ele se tornará mais capacitado e estimado.
Uma dúvida que ronda as pessoas interessadas na Formação Pedagógica é sobre a validade do curso. Primeiro de tudo, é preciso verificar se a instituição que oferta a Formação Pedagógica está devidamente alinhada com o MEC. Se ela for reconhecida por Ministério da Educação, ela está apta e seus diplomas são válidos em todo território nacional.
A Formação Pedagógica não deve entregar ao final de sua formação certificados, mas sim um diploma de formação de nível superior. O profissional que termina a Formação Pedagógica tem o mesmo peso profissional de quem fez licenciatura em período convencional. Afinal, embora seja um curso especial, de menor tempo de duração, a formação pedagógica tem suas especificações e direcionamentos muito claros.
É possível escolher vários cursos de formação pedagógica. Na Unifacvest você tem as seguintes opções:
Conheça mais sobre nossos cursos.
Os cursos de Formação Pedagógica da Unifacvest EAD têm uma metodologia exclusiva. Cada disciplina do curso possui um livro. Nele tem todo o material que você precisa estudar e dominar para atuar na área. Além dele há videoaulas que podem ser acessadas usando o QR Code disponibilizado no livro.
Para mais informações como essa, nos acompanhe e nos siga nas redes sociais.