Se você quer trabalhar em uma área promissora onde possa construir uma carreira de sucesso, precisa conhecer a área da Logística.
Algumas pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que esse setor teve um crescimento maior que o PIB nacional. Então, se você quer saber mais sobre essa área, continue lendo esse texto. Aqui vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre a carreira e o curso de Logística.
Table of Contents
ToggleA origem da palavra logística vem do francês LOGER, que significa acolher ou alojar. A palavra era utilizada para descrever o processo da movimentação, gestão de suprimentos e manutenção de forças militares. Mas você vai entender o motivo desse uso mais adiante.
Podemos entender que a logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for necessário para que a entrega de produtos seja feita no local adequado, no tempo combinado. Atualmente, o conceito de logística abrange conhecimentos de áreas como economia, estatística, marketing, tecnologia e recursos humanos.
Com o objetivo de satisfazer a demanda dos clientes com o menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de armazenamento até os pontos de consumo. Para isso, faz uso de todas as atividades ligadas a esse processo, como:
Diferentes áreas de atuação em Logística
Para que você possa entender melhor como é o trabalho de um profissional formado no curso de Logística, trouxemos as principais áreas de atuação desse setor, para que você possa entender qual mais se encaixa no seu perfil. Confira:
Provavelmente essa é uma das áreas mais conhecidas por que faz ou deseja fazer o curso de Logística.
A área de estoque é voltada à organização dos produtos em ordem e quantidade. Assim, o profissional fica responsável por controlar os pedidos e os relatórios de compra e venda.
Quando atua no setor de armazenagem, o profissional deve elaborar um planejamento para melhorar o aproveitamento dos espaços de conservação dos produtos. Assim, o profissional deve levar em consideração a localização e as dimensões do espaço disponível, considerando as questões de climatização do local.
O setor de processamento de pedidos garante que as entregas sejam realizadas dentro do prazo estipulado. Assim, esse setor é fundamental para o sucesso da empresa e satisfação do cliente.
Quando o profissional formado em Logística trabalha nesse setor, ele precisa entender que essa área engloba os custos logísticos de transporte, garantindo a distribuição e a comercialização dos produtos da empresa.
Sendo assim, ele precisa avaliar quais as melhores opções de transportes para a empresa, a fim de reduzir custos e ampliar a competitividade.
Então, podemos dizer que esse profissional é que vai definir a melhor transportadora, considerando os itens que serão entregues, seus prazos e custos.
A área de gerenciamento da cadeia de suprimentos é considerada uma parte inovadora da Logística. Isso acontece porque ela deixa de acompanhar apenas os processos internos da empresa, mas se estende aos fornecedores e transportadoras.
Esse setor está aquecido no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas buscam por um profissional que utilize de estatísticas para realizar previsões de vendas, e façam uso de recursos digitais para integrar os setores de vendas, produção e logística.
É importante destacar que além de integrar essas áreas, o profissional de planejamento e demanda de estoque deve atuar buscando sempre a redução de custos e o aumento do nível de eficiência dos serviços.
Essa área abrange os processos de implementação e monitoramento da execução de cada uma das etapas logísticas. Quem opta por atuar nessa área tem a função de determinar os indicadores de desempenho em custos, produtividade e qualidade de serviço, além de monitorar os resultados obtidos.
Por fim, podemos destacar que o Controller Logístico pode atuar como auditor interno.
E para finalizar quais áreas pode atuar o profissional formado em Logística, vamos te falar sobre a área de prevenção de perdas. Nesse setor, o profissional pode atuar como coordenador, gerente ou analista.
Atualmente essa é uma das áreas mais promissoras da Logística.
Agora que você conhece um pouco sobre a profissão, vamos falar sobre a história da Logística.
Não existe um registro oficial de quando ela surgiu, mas historiadores relatam que a mais de 12 mil anos atrás, nossos ancestrais passaram a conhecer a agricultura. Depois dessa nova descoberta, os povos antigos migraram atrás de regiões com as condições e recursos mais favoráveis ao plantio. Além disso, esses povos passaram a armazenar alimentos, criando estoques para suprir as suas necessidades.
A administração desse estoque foi o que garantiu a sobrevivência da nossa espécie em épocas de escassez.
Também existem evidências de cerca de 7 mil anos atrás, da utilização de troncos de árvores como embarcações em atividades pesqueiras. Este relato prova a utilização de um meio de transporte que não fosse animal. Mais adiante na história, no ano 3500 a.C houve o surgimento da roda, e com isso o desenvolvimento dos meios de transporte terrestre.
Desde então, o desenvolvimento da Logística não parou de evoluir. Mas, foi com as guerras que a logística ganhou papel de destaque. Era preciso planejamento para transportar as tropas, armamentos, carros de guerra e alimentos aos locais de combate.
A revolução industrial também desempenhou um papel importante para o processo logístico. Com a criação da máquina a vapor, houve a produção em massa de variados tipos de produtos. Sendo assim, o problema da alta oferta de produtos foi resolvido com outra solução logística: a distribuição em massa. Com isso, foram criados meios de transporte e comunicação, como trens, navios e telégrafo.
Como já dissemos, a Logística tinha um importante papel para as tropas em guerra, mas somente depois da 2° Guerra Mundial, a palavra deixou de estar diretamente ligada ao contexto militar e passou a fazer parte da rotina e estratégias das empresas.
O curso de Logística pode ser encontrado como técnico e tecnólogo. Mas você sabe a diferença entre eles?
Aqui vamos te explicar do que se trata cada um, para te ajudar na escolha da modalidade certa para você.
O curso técnico em Logística tem a duração de 2 anos. Nesse curso, que é de nível médio, o aluno adquire os conhecimentos necessários para o transporte e o armazenamento, executando procedimentos de compra, recebimento e manuseio das matérias-primas e produtos.
Já o curso de tecnologia, tem o mesmo tempo de duração, mas se trata de um curso de nível superior. Portanto, só pode se matricular nele quem já concluiu o ensino médio. Após a conclusão do curso, o profissional vai estar capacitado a tomar decisões, alcançar resultados e prestar um bom atendimento ao cliente. Além disso, ele vai poder ocupar os seguintes cargos:
Quer saber mais sobre o curso de Logística? Leia também:
Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead: