31 de maio de 2021

O que se estuda em Gestão da Qualidade?

Como você já viu em uma de nossas postagens anteriores aqui do blog EAD Premium Unifacvest, o curso de Gestão da Qualidade tem por missão formar profissionais que terão papel fundamental nas empresas, pois eles gerenciam, como o nome já deixa claro, a qualidade dos produtos produzidos, algo que, se levarmos em conta que dia após dia o mercado está cada vez mais competitivo, independentemente de qual seja o segmento, tornou-se requisito essencial. Mas nosso objetivo neste post, além de falarmos um pouquinho mais sobre essa importante área de atuação, é mostrar o que se estuda em Gestão da Qualidade EAD.

Desde já podemos adiantar que no decorrer do curso serão vistos assuntos fundamentais para que se tenha total domínio da atuação, e ao iniciar a atividade na função, ser responsável de forma eficiente pelo gerenciamento da qualidade de produtos ou serviços que, entre outras coisas, englobam: o foco no cliente, que obviamente é a pessoa mais importante nesse processo; a priorização da qualidade; a busca pela melhoria contínua de produtos e processos; além do comprometimento, desenvolvimento e envolvimento de recursos humanos.

Duração do curso de Gestão da Qualidade EAD?

A Tecnologia em Gestão da Qualidade é um curso que há um bom tempo tem conquistado um número cada vez maior de novos alunos matriculados, em busca do diploma e, principalmente, do conhecimento. Assim poderão, ao ingressarem no mercado de trabalho, ter plena expertise para identificar, analisar e contribuir para a melhora dos processos que mais impactam na satisfação dos clientes; elaborar planos táticos e operacionais na área da qualidade em todos os diferentes níveis organizacionais; analisar e interpretar os processos de melhoria que venham a necessitar de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais; desenvolver serviços e ferramentas da qualidade; diagnosticar situações necessárias para a implementação de sistema de qualidade e de auditorias; implementar processos que envolvam produtos, serviços e pessoas para certificação da qualidade; entre outras atribuições.

E os cargos para os quais costuma haver maior quantidade de oportunidades são: Analista de Planos de Reorganização de Processos; Analista de Sistema de Qualidade; Assistente de Controle de Processos; Coordenador da Qualidade; Supervisor de Processos de Qualidade; e claro, Gerente de Qualidade.

Agora vamos então finalmente responder a pergunta que dá título ao tópico, a faculdade de Gestão da Qualidade EAD tem duração mínima de dois anos, ou 24 meses, como preferir, que são divididos em um total de quatro semestres. E essa é uma graduação mais curta que um bacharelado, pois nos cursos de tecnologia aprende-se de imediato a prática, ou seja, o que o mercado de trabalho precisa realmente que você já saia da faculdade sabendo.

Aqui vai uma dica importante: Se alguma instituição vier a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo que o informado no parágrafo anterior, ou seja, desconfie e não aceite, pois esse é um descumprimento muito grave às normas impostas pelo Ministério da Educação (MEC), que pode te causar problemas, já que nesse caso o diploma não terá validade.

Qual a grade curricular do curso?

Agora que você já sabe por quanto tempo precisará dedicar-se até efetivamente tornar-se um profissional de Gestão da Qualidade, chegou a hora de finalmente saber o que irá estudar ao longo desses pelo menos dois anos. A partir de agora vamos te contar, semestre por semestre, quais são as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso.

1º Semestre:

• Logística Empresarial
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Normatização e Certificação da Qualidade

Como você pôde ver, todos são assuntos indispensáveis para um bom entendimento do que é a profissão de Gerente de Qualidade, sendo inclusive muitos deles utilizados no decorrer da carreira, independente da área ou setor de atuação.

Além da necessidade de ser aprovado nas provas de todas essas essenciais disciplinas listadas acima, no curso tecnólogo do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de realizar as Atividades Complementares (que já poderão ser iniciadas a partir do 1º módulo) e as Atividades Integradoras (dispostas no 2º e 4º semestres).

Em contrapartida, um dos maiores causadores de ansiedade em quem faz uma faculdade, o Trabalho de Conclusão de Curso, ou simplesmente TCC, não precisa ser produzido na Tecnologia em Gestão da Qualidade distância. Da mesma forma que também não é obrigatório passar por estágio supervisionado.

E é dessa forma que você aprenderá todo o necessário para tornar-se um profissional de excelência e garantir ao seu futuro empregador um padrão de qualidade não apenas em sua atuação, como também nos produtos e serviços pelos quais ficará responsável, uma vez que será um Gerente da Qualidade com papel fundamental e estratégico, tendo contato próximo com fornecedores, e incentivando todos os demais colaboradores a se comprometerem e dedicarem em prol do melhor resultado, fazendo assim uma gestão da qualidade essencial e eficiente.

Portanto, agora é com você. Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer ficar por dentro de mais conteúdos relacionados a área de Gestão da Qualidade? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais sobre o que se estuda alguns dos vários outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest: