BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
28 de maio de 2021

O que é Gestão da Qualidade?

Estratégias e ações que as empresas adotam de maneira coordenada e sistematiza tendo como principal objetivo melhorar continuamente sua produtos e processos. É dessa forma que podemos sintetizar o que é Gestão de Qualidade. E apesar de parecer, ela não se limita exclusivamente à parte interna da empresa, sendo estendida a toda parte de produção, desde os fornecedores, passando pelos parceiros, e finalmente chegando aos distribuidores.

Todos sabemos que para se produzir bons produtos, obviamente são necessárias matérias-primas de qualidade, por isso a importância de um contato mais próximo com os fornecedores. E claro, uma produção de qualidade que se preze não tem responsabilidade restrita a esse setor, todos os colaboradores precisam se comprometer em prol do melhor resultado. Essa é a gestão da qualidade em sua essência.

Entre os principais pontos para que o gerenciamento da qualidade de produtos ou serviços seja realmente eficaz, podemos destacar: o foco no cliente, que obviamente é a pessoa mais importante nesse processo; a priorização da qualidade; a busca pela melhoria contínua de produtos e processos (conforme já havíamos citado no inicio do texto); além do comprometimento, desenvolvimento e envolvimento de recursos humanos.

Neste post temos como objetivo te deixar ainda mais bem informado não apenas em relação a Gestão da Qualidade de forma geral, mas também a respeito de como é o curso que forma esses profissionais tão importantes para o bom andamento das empresas, independentemente do seu tamanho. Portanto, você conhecerá a história desse ramo no Brasil, as diferentes áreas de atuação, e claro, como funciona a faculdade de Gestão da Qualidade EAD.

História da Gestão da Qualidade

Essa questão de preocupar-se com a qualidade dos produtos e serviços da maneira com a qual estamos acostumados hoje em dia começou nos anos 20, quando um estatístico norte-americano de nome Walter Andrew Shewhart desenvolveu um sistema que mensurava as variabilidades encontradas na produção de bens e serviços. Sistema esse que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo, ou simplesmente, CEP.

O maior incentivo para o uso do CEP aconteceu em decorrência da Segunda Guerra Mundial, uma vez que os Estados Unidos preocupavam-se muito com o fornecimento dos produtos bélicos utilizados pelo seu exército. E esse fato contribuiu para a disseminação dos novos métodos de controle de qualidade ao redor do mundo.

Shewhart pouco depois desenvolveria um outro método essencial da gestão da qualidade, que segue sendo amplamente utilizado nos dias de hoje, ele é conhecido como ciclo PDCA, sigla que representa Plan, Do, Check e Action.

Terminada a Guerra, por volta dos anos 40, chegou a vez de os japoneses investirem em Gestão da Qualidade, uma vez havia a necessidade de iniciar o processo de construção do país por meio de suas indústrias. Foi então os também estatísticos W. E. Deming, Shewhart, Kaoru Ishikawa e Joseph M. Juran, desenvolveram um método de controle de qualidade que, ao invés de simplesmente detectar e eliminar peças defeituosas, buscava impedir a ocorrência dos defeitos.

Quais são as áreas de atuação?

O profissional formado em Gestão da Qualidade EAD, tem papel fundamental nas empresas, pois ele gerencia a qualidade dos produtos produzidos, algo que, se levarmos em conta que cada dia o mercado está mais e mais competitivo, independente de qual seja o segmento, tornou-se requisito essencial. Em outras palavras, ter qualidade tornou-se requisito obrigatório para que um cliente sinta-se satisfeito, siga comprando, e claro, garanta a continuidade do negócio.

Entre as principais atividades de um Gerente da Qualidade podemos elencar:

  • Identificação, análise e melhoraria dos processos que mais causam impacto na satisfação dos clientes;
  • Elaboração de planos táticos e operacionais na área da qualidade em todos os diferentes níveis organizacionais;
  • Análise e interpretação dos processos de melhoria que vierem a precisar de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais;
  • Desenvolvimento de serviços e ferramentas da qualidade;
  • Diagnóstico das situações necessárias à implementação de sistema de qualidade e de auditorias;
  • Implementação de processos envolvendo produtos, serviços e pessoas para a certificação da qualidade;
  • Gerenciamento dos setores da qualidade.

E no que diz respeito às funções que um graduado no curso de Gestão da Qualidade a distância pode atuar estão: Analista de Planos de Reorganização de Processos; Analista de Sistema de Qualidade; Assistente de Controle de Processos; Coordenador da Qualidade; Supervisor de Processos de Qualidade; e claro, Gerente de Qualidade.

Como é o curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade?

Para atuar em qualquer uma das áreas que relatamos anteriormente é necessário ter um diploma. E esse documento, como você bem sabe, só é conquistado por aqueles que fazem uma graduação. E o curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade que te deixará pronto para ingressar no mercado de trabalho já com o conhecimento que será necessário, você encontra no EAD Premium Unifacvest.

Durante os pelo menos quatro anos, ou 24 meses, que compõem o curso, o aluno é introduzido a disciplinas de extrema importância, são elas: Introdução às Ciências Sociais; Empreendedorismo; Prática Textual em Língua Portuguesa; Sociologia Geral; Economia e Mercado; Gestão de Pessoas; Direito Empresarial; Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais; Fundamentos de Administração; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Fundamentos de Contabilidade; Matemática Financeira; Sistemas de Informações Gerenciais; Comportamento e Cultura Organizacional; Qualidade e Produtividade; Estatística Aplicada; Educação Ambiental; Produção: Fundamentos e Processos; Gestão de Projetos; Ferramentas de Qualidade; Gestão Estratégica da Qualidade; Ética e Responsabilidade Social; Métrica e Avaliação de Desempenho; Logística Empresarial; Qualidade de Vida no Trabalho; e Normatização e Certificação da Qualidade.

Como você pôde ver, todos são assuntos indispensáveis para um bom entendimento do que é a profissão de Gerente de Qualidade, sendo inclusive muitos deles utilizados no decorrer da carreira, independente da área ou setor de atuação.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão da Qualidade? Então com certeza você vai gostar de se informar sobre os seguintes assuntos:

Conheça mais alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!