1 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Gestão da Qualidade?

Quando um aluno se forma em Gestão da Qualidade passará a, como o nome já diz, ser um Gestor da Qualidade. Um profissional de extrema importância na vida de uma empresa, uma vez que é ele quem cria a consciência de gerenciar a qualidade dos produtos e serviços por ela oferecidos, contando, claro, com a ajuda de parceiros, colaboradores e fornecedores. Eles colocam em prática uma série de procedimentos e adotam ferramentas que têm o objetivo de sempre aperfeiçoar não apenas os produtos, mas os processos de produção. Resumindo o motivo de o Gerente da Qualidade ter papel tão determinante para o sucesso da organização, uma vez que é ele quem contribui para a melhoria contínua e está sempre atento às mudanças que o mercado exige dia após dia.

No que diz respeito às áreas nas quais um profissional graduado em Gestão da Qualidade a distância pode atuar, podemos citar principalmente, embora não sejam as únicas: Análise de Planos de Reorganização de Processos; Análise de Sistema de Qualidade; Assistência de Controle de Processos; Coordenadoria da Qualidade; Supervisão de Processos de Qualidade; e claro, Gerência da Qualidade.

Todos sabemos que são milhares as empresas que fornecem produtos e serviços em nosso país, dos mais diversos tamanhos e segmentos, e todas elas, sem exceção, precisam de uma boa gestão da qualidade. Portanto, com toda essa gama de oportunidades, trata-se de um dos ramos que mais emprega.

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Gestão da Qualidade?

O profissional formado em Gestão da Qualidade tem papel fundamental dentro de qualquer empresa, independente de seu tamanho. Porém, apesar de parecer óbvio, existe ainda uma dúvida em relação a essa função que é bastante comum: é preciso ter curso superior para atuar na área? Então vamos dedicar as próximas linhas deste texto para falar exatamente sobre isso.

Antes de mais nada é extremamente importante que destaquemos algumas das atribuições que esse profissional possui, que vale relembrar o que já havíamos dito no início da postagem, vão muito além de apenas gerenciar os setores responsáveis pela qualidade de produtos e serviços de uma organização.

O Gerente da Qualidade também identifica, analisa e contribui para a melhora dos processos que mais causam impacto na satisfação dos clientes; elabora planos táticos e operacionais na área da qualidade em todos os diferentes níveis organizacionais; analisa e interpreta os processos de melhoria que porventura venham a precisar de mudanças de comportamento e superação de barreiras departamentais; desenvolve serviços e ferramentas da qualidade; faz o diagnóstico das situações necessárias à implementação de sistema de qualidade e de auditorias; e implementa processos envolvendo produtos, serviços e pessoas para a certificação da qualidade; isso para citar apenas algumas atribuições.

Ou seja, tudo o que é ensinado nas disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Gestão da Qualidade a distância. E isso responde nossa pergunta. Portanto, para atuar como um Gerente da Qualidade é sim necessário e fundamental matricular-se e concluir uma faculdade.

Quanto tempo dura o curso?

O curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade EAD precisa ter, por determinação do Ministério da Educação (MEC), duração mínima de dois anos, ou 24 meses. Portanto esteja sempre atento a esse detalhe, e caso alguma instituição venha a oferecer a possibilidade de se formar em menos tempo, desconfie e não aceite sob nenhuma circunstância, pois esse é um descumprimento gravíssimo às normas, e que pode te causar problemas, uma vez que nesse caso, o seu diploma não será legalmente válido.

Durante os quatro semestres nos quais a grade curricular é dividida, você será apresentado a uma série de disciplinas que terão extrema importância para sua carreira, não apenas pelo fato de te apresentarem efetivamente ao universo da Gestão da Qualidade, como também por poderem servir de instrumentos efetivos para serem utilizados durante sua atuação na área. São elas:

1º Semestre:

• Logística Empresarial
  • Qualidade de Vida no Trabalho
  • Normatização e Certificação da Qualidade

Além de, claro, precisar conquistar a aprovação fazendo as provas de cada uma das disciplinas acima citadas, no curso tecnológico do EAD Premium Unifacvest há ainda a necessidade de que sejam realizadas as Atividades Complementares (que já estará disponível a partir do 1º módulo) e as Atividades Integradoras (no 2º e 4º semestres).

Porém, aquele que é um dos maiores causadores de ansiedade entre os alunos de ensino superior, o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, não precisa ser produzido na faculdade de Gestão da Qualidade a distância.

Da mesma forma que também não é obrigatório passar por estágio supervisionado, mas para um melhor entendimento da função, e claro, para adquirir experiência antes mesmo de ingressar efetivamente no mercado de trabalho, apesar da não-obrigatoriedade essa pode ser uma excelente opção.

Portanto, faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer mais conteúdos relacionados a Gestão da Qualidade? Então com certeza você vai gostar de se informar acessando abaixo outros posts especialmente produzidos para deixar ainda mais clara a sua vontade de tornar-se um profissional da área:

Conheça mais sobre alguns dos vários cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest e o que fazem os profissionais formados neles: