BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
1 de junho de 2021

O que faz um profissional formado em Artes?

Hoje você vai saber tudo sobre como é se tornar um profissional formado em Artes, qual é o curso necessário para seguir uma carreira acadêmica nessa área, quanto tempo dura esse curso e muito mais!

É preciso ter curso superior para atuar como professor de Artes?

Diferentemente do bacharelado, que é uma modalidade de graduação que oferece uma formação superior mais ampla, para poder atuar como futuro professor ou professora é preciso cursar uma licenciatura específica. Além de ter afinidade com a área, é muito importante que você também possua um diploma de licenciatura em Artes para poder atuar de maneira regular em instituições de ensino, sejam elas de nível fundamental, nível médio ou nível superior.

Como já mencionamos, não basta apenas conhecer os variados campos das artes e desenvolver habilidade artísticas. Um professor de artes também precisa ter conhecimentos ligados à educação em geral. Por isso é importante a licenciatura, pois é neste tipo de curso que você vai estudar didática, teorias da aprendizagem, metodologias ativas, políticas educacionais, gestão escolar, entre outros assuntos fundamentais para exercer a profissão de docente na área de artes.

Além do diploma, também é importante que você seja apaixonado por educação. Da mesma maneira que em outras áreas, exercer um trabalho com a função de ensinar é desafiador. Porém, é ao mesmo tempo uma fonte de felicidade para quem acredita no poder da educação para ajudar na transformação de vidas. Esse sentimento e a paixão pelo ensino com certeza são os grandes diferenciais de quem escolhe ter como profissão a vida de professora ou professor.

Outro ponto importante para atuar nessa área e que é um grande diferencial é o consumo de diferentes tipos de arte. Mas, não precisa se desesperar, pois um bom professor de arte não necessariamente precisa dominar todas as artes. Apenas é importante que ele conheça as variadas formas de expressão artística para tirar o máximo de proveito de cada uma delas  durante as aulas. Por isso, quanto mais contato você tiver com expressões artísticas como teatro, dança, artes plásticas, música, cinema e fotografia, melhor será para a sua carreira. Procure pelos espaços culturais e artísticos disponíveis na sua cidade e aproveite tudo o que eles oferecem. Essas experiências vão fazer de você um professor muito melhor. Com elas é possível se inspirar e ter ainda mais ideias e para preparação das suas futuras aulas.

Como se dar bem na faculdade de Artes?

A seguir destacamos algumas características que irão ajudar você a se destacar e dar aquele gás no seu desempenho na faculdade de licenciatura em artes, confira:

  • Capacidade de imaginação: quem se atrai pelas artes são geralmente os mais criativos, e como já sabemos a criatividade tem tudo a ver com a capacidade de imaginação. Essa com certeza é uma característica que faz toda a diferença nas disciplinas relacionadas às práticas artísticas. Com uma boa capacidade de imaginação você poderá explorar as técnicas ao máximo.
  • Busca pelo diferente: nas Artes não existe certo ou errado, toda criação pode expressar um sentimento ou uma forma. Esse é um dos principais diferenciais em relação a outras áreas do conhecimento. Fique sabendo que aqueles que procuram pelo diferente costumam mandar bem na faculdade de licenciatura em Artes. Ou seja, é bom ter uma mentalidade inovadora!
  • Bagagem cultural: essa é uma dica muito valiosa para que você possa aproveitar bem o curso, fique sempre atento com a cena cultural. Ou seja, é importante acompanhar o que está em exibição nos cinemas, no teatro, nos museus e em outros espaços artísticos. Com essa bagagem você irá moldar o seu olhar para os estudos e também ao longo da sua futura carreira na área de Artes.

Quanto tempo dura o curso de artes?

A carga horária total do curso de licenciatura em artes é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos. Ao longo desse período, você terá aula sobre História da Educação; Prática Textual em Língua Portuguesa; Libras – Língua Brasileira de Sinais; História da Arte; Didática; Estética e História da Arte; Educação Especial e Inclusiva; Educação e Ludicidade; Arte Contemporânea; Artes Visuais (Pintura, Desenho, Fotografia, Animação, Escultura e Gravura); Computação Gráfica e Multimídias; História da Arte do Brasil; Metodologia do Ensino de Artes (anos finais do ensino fundamental e ensino médio); Transversalidade na Educação; Teoria e Prática das Artes Cênicas; Musicalização; Corpo, Dança, Expressão e Movimento; Gestão Educacional; Produção Audiovisual; Edição de Imagem; entre outras matérias.

Qual é o perfil do profissional formado em Artes?

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de licenciatura em artes, é importante conhecer também o perfil do profissional formado em Artes. Fique sabendo que esse tipo de profissional possui algumas características em seu perfil que o diferem da maioria das demais áreas.

A primeira delas é adquirida ainda durante o curso de licenciatura em artes, e trata-se do domínio das técnicas. Esse é um ponto importantíssimo para quem almeja sucesso na profissão de professor de artes, e que claro, será aperfeiçoado conforme for ganhando experiência.

A segunda, é ter sensibilidade. Essa é uma característica que também faz enorme diferença, principalmente se ela for aliada ainda a criatividade, imaginação e capacidade de inovação. Essa mistura é capaz de criar um grande profissional na área de educação artística.

Por fim, não podemos esquecer que quem se forma no curso de Licenciatura em Artes EAD, assim como quem pensa em iniciá-lo, precisa obviamente gostar muito de cultura e estar atento a toda e qualquer transformação que nela aconteça.

Qual é a melhor faculdade de Licenciatura em Artes?

Podemos afirmar que o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer a sua faculdade de Licenciatura em Artes ead. Com o curso oferecido por ela, você vai obter seu diploma em 4 anos e poderá ministrar aulas de artes, seja na área de desenho, música, dança, fotografia ou pintura.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de artes ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!