BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
26 de maio de 2021

O que é Licenciatura em História?

No post de hoje aqui do blog EAD Premium Unifacvest, você vai ficar por dentro da carreira para os profissionais que concluem o curso de Licenciatura de História.

Assim, vai conhecer um pouco sobre a variedade da área de atuação, história do curso e as principais diferenças entre os cursos de bacharelado e licenciatura. Vamos lá?

Diferentes áreas da formação em História

Você sabia que uma das maiores vantagens de se cursar uma Licenciatura em História é a capacidade de poder atuar em diversos segmentos?

Esta ideia descontrói o conceito de que o licenciado só pode se dedicar ao ensino em sala de aula.

Nesse sentido, se você tem interesse pelo curso, nada melhor do que conhecer previamente suas possíveis áreas de atuação.

Por isso, separamos abaixo alguns caminhos que podem ser seguidos pelo profissional formado em Licenciatura em História:

Docência

Durante todo o seu período de graduação, que dura quatro anos, você aprenderá sobre didática e práticas educacionais. Então, é bastante natural que grande parte dos universitários nesta área optem pela carreira de professor.

Assim, a função de professor pode ser desempenhada tanto em escolas públicas como particulares, desde a educação básica até o ensino médio.

Fora deste segmento, ainda é possível desempenhar a função em aulas particulares e personalizadas. Outra alternativa é dedicar-se a preparação de estudantes por meio de cursos pré-vestibulares.

Desenvolvimento de materiais didáticos

Fora do ambiente escolar, mas não tanto. Esta pode ser uma breve definição dos profissionais que se dedicam à elaboração de materiais didáticos sobre História.

Esta função permite que o profissional se envolva com a escrita, revisão e edição de conteúdos específicos. Por outro lado, também é possível atuar na criação de aplicativos educativos e produções audiovisuais para o ensino.

Pesquisa acadêmica

Se você sonha em se tornar um pesquisador, com certeza, este é o curso certo para você!

Como pesquisador, o profissional graduado em História pode ser responsável pela preservação de material histórico, bem como ser encarregado de recuperar informações perdidas. Por isso, sua atuação neste ramo está condicionada a bibliotecas, museus e centros históricos.

Gestão de documentos e coleções

Órgãos públicos e museus requerem ainda, e muito, a presença de um profissional que organize seu acervo e informações históricas. Para isso, entra em cena, mais uma vez, o profissional de História.

Quem se forma na área também pode se dedicar a organizar coleções públicas ou particulares.

Consultoria de produções culturais

Muitas vezes, os autores, produtores e roteiristas de filmes, séries e novelas, não possuem uma conhecimento histórico suficiente para embasar as suas produções.

Por este motivo, a figura do profissional de História também pode estar ligada à esta área, alinhando a narrativa ao contexto histórico em que ela se passa.

Agora que você conheceu estas cinco alternativas, pôde perceber que a licenciatura em História possibilita a atuação em várias carreiras. Na hora de escolher, vale a pena levar em consideração a que melhor se encaixa ao seu perfil pessoal e traz o retorno financeiro esperado.

História geral da Licenciatura em História

Como já mencionamos anteriormente, no tópico sobre Docência, a maioria dos alunos do curso de Licenciatura em História tem o objetivo de trabalhar como professor, lecionando no ensino fundamental, médio ou superior.

E então, esta tinha sido a principal ocupação dos profissionais formados na área, desde que surgiram os primeiros cursos no país, por volta de 1930.

Porém, a partir dos anos 70 e 80, com o crescimento da economia, das cidades e da população, o aumento da produção cultural coloriu o cenário dos historiadores com novas perspectivas.

Com a onda de desenvolvimento social e econômico, o Brasil ganhou novos museus, teatros, eventos, exposições, programas de televisão, filmes, revistas e instituições de pesquisa.

Este circuito cultural se sustenta até os dias de hoje, tanto que continua crescendo e oferecendo novas frentes de trabalho para os historiadores.

Regulamentação: No dia 18 de fevereiro de 2020, o Senado Federal aprovou por unanimidade o projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador no Brasil.

De acordo com o texto, podem exercer a atividade de historiador quem tem diploma de curso superior, mestrado ou doutorado em História; diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com linha de pesquisa dedicada à História; e profissionais diplomados em outras áreas que comprovarem ter exercido a profissão de historiador por mais de cinco anos a contar da data da promulgação da futura lei.

Qual curso fazer? Bacharelado ou Licenciatura em História?

A graduação em História é oferecida em diversas universidades públicas e privadas em todo o país, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). O curso dura quatro anos, em média, e pode ser encontrado nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Quem vai cursar a faculdade de História pode optar entre a Licenciatura em História ou Bacharelado, mas antes é preciso saber bem quais os objetivos profissionais para escolher o curso certo, pois existem diferenças significativas entre eles.

Quem cursa o bacharelado em História vai se tornar Historiador, podendo trabalhar no segmento empresarial, público e com pesquisa, por exemplo.

Já os historiadores com licenciatura, além das possibilidades acima, também são aptos a dar aulas de História em escolas públicas e privadas, para os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio.

As disciplinas dos dois cursos contemplam o estudo de todos os períodos históricos, até a atualidade. Porém, quem opta pela licenciatura tem um acréscimo de matérias pedagógicas, que os ensinam as teorias e práticas necessárias para exercer a função de professores.

No mercado educacional, outras modalidades de cursos de história também são oferecidas por meio de cursos de extensão e livres. Eles servem para complementar o aprendizado vivido durante a graduação.

Quer saber ainda mais sobre a curso de Licenciatura em História? Não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

O que se estuda no curso de História?

O que faz um profissional formado em História?

Licenciatura em História EAD: vantagens e metodologia

Mercado de trabalho para um licenciado em História

 

Leia também:

O que é Licenciatura em Educação Especial?

Além da Licenciatura em História, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!