1 de junho de 2021

O que se estuda em Licenciatura em Artes?

Hoje vamos te contar o que se estuda em Licenciatura em Artes, mas antes de falar sobre o assunto, é preciso lembrar que todos os cursos de licenciatura preparam seus estudantes para a área em questão, mas também para o ensino da profissão. E com a licenciatura em Artes não é diferente.

Por isso, se você optar por cursar uma licenciatura em artes, para se tornar um futuro professor, terá acesso a disciplinas como: História da Educação; Formação Docente para a Diversidade; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica; além de muitas outras relacionadas à docência.

Mas não é só isso, entre o que se estuda na Licenciatura em Artes, também há disciplinas relacionadas a área. Como, por exemplo: História da Arte; História da Arte Contemporânea; Artes Visuais – Pintura; Arte e Cultura; e muito mais. Dessa forma, depois de obter seu diploma na área, será possível juntar o conhecimento específico de artes com os aprendizados educacionais.

Lembrando que além das matérias, provas e trabalhos, você também passará pelo estágio supervisionado. Essa é uma etapa muito importante para colocar em prática seu conhecimento e ter uma prévia de como será o trabalho. E também há o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um projeto importante que vale a aprovação na graduação.

Pós-graduação indicada para licenciado em Artes

E se depois da sua formação superior em artes, você está procurando por pos graduação em artes, precisa conhecer algumas indicações de cursos para essa área. Afinal, há alguns cursos que estão em alta e trazem um bom investimento intelectual para sua carreira profissional, por isso, são as melhores opções. Por exemplo, podemos sugerir os cursos de pós em Educação Infantil, Ensino Lúdico, Educação Especial e Inclusiva e Libras.

Depois de formado em uma licenciatura, quando um professor opta por complementar o seu conhecimento com uma pos graduação em artes com toda a certeza ficará muito mais bem preparado para enfrentar os desafios diários da profissão e também poderá contribuir para uma educação melhor. Além disso, depois de completar a pós, você poderá progredir na carreira conquistando um cargo mais alto e uma remuneração bem mais atrativa.

O que se estuda em Licenciatura em Artes – grade curricular

Agora vamos detalhar toda a grade curricular para você saber o que se estuda em licenciatura em artes. Em primeiro lugar é preciso destacar que a carga horária total do curso de licenciatura em artes é de 3.200 horas distribuídas em quatro anos.

Nos primeiros 4 semestres você terá contato com disciplinas que envolvem:

• História da Educação – 45h
  • Computação Gráfica e Multimídias – 60h
  • Artes Visuais (Desenho) – 45h
  • História da Arte do Brasil – 60h
  • Metodologia do Ensino de Artes (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) – 90h
  • Direitos Humanos e Relações Étnicos-Raciais – 30h
  • Atividade Formativa IV – 50h
  • Atividade Integradora II – 15h

Por outro lado, nos quatro semestres finais, as disciplinas envolvem:

• Arte e Cultura – 60h
  • Tópicos Especiais – 30h
  • Produção e Edição de Imagem – 60h
  • Atividade Formativa VIII – 50h

Por fim, além das matérias acima descritas, será necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final dos 4 anos. E entregar 200 horas de Atividades Complementares, que podem ser realizadas já a partir do início da faculdade.

É importante destacar ainda que o estágio pode fazer muita diferença na formação de licenciatura em Artes. E se você tem dúvida se o estágio realmente é obrigatório e necessário, fique sabendo que essa é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes do curso, pois é nela que você será introduzido à realidade da profissão na área de artes. Ou seja, com essa experiência será possível realmente aprender na prática algumas habilidades essenciais para compreender sua futura carreira como professor ou professora na disciplina de artes, seja no ensino fundamental, ensino médio ou ensino superior. E ainda, você deve saber que o estágio supervisionado é obrigatório no curso superior de licenciatura em artes. O total necessário para obter o diploma de licenciado em artes é de 400 horas de carga horária de estágio supervisionado a serem cumpridas. Essas 400 horas são divididas em duas parcelas de 200 horas cada, sendo uma cursada no 5º semestre e outra no 7º semestre.

Onde cursar Licenciatura em Artes

Com toda a certeza o EAD Unifacvest é a instituição de ensino mais indicada para você fazer a sua faculdade de Licenciatura em Artes ead e obter seu diploma para ministrar aulas artes, seja na área de desenho, música, dança, fotografia ou pintura.

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Sobre o curso de artes ead leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos ead: