BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
8 de junho de 2021

O que é Logística?

Se você quer trabalhar em uma área promissora onde possa construir uma carreira de sucesso, precisa conhecer a área da Logística.

Algumas pesquisas realizadas nos últimos anos mostraram que esse setor teve um crescimento maior que o PIB nacional. Então, se você quer saber mais sobre essa área, continue lendo esse texto. Aqui vamos te falar tudo o que você precisa saber sobre a carreira e o curso de Logística.

Logística o que é?

A origem da palavra logística vem do francês LOGER, que significa acolher ou alojar. A palavra era utilizada para descrever o processo da movimentação, gestão de suprimentos e manutenção de forças militares. Mas você vai entender o motivo desse uso mais adiante.

Podemos entender que a logística é um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for necessário para que a entrega de produtos seja feita no local adequado, no tempo combinado. Atualmente, o conceito de logística abrange conhecimentos de áreas como economia, estatística, marketing, tecnologia e recursos humanos.

Com o objetivo de satisfazer a demanda dos clientes com o menor custo possível, a logística faz o gerenciamento do fluxo de produtos, desde os pontos de armazenamento até os pontos de consumo. Para isso, faz uso de  todas as atividades ligadas a esse processo, como:

  • previsão da demanda
  • armazenagem
  • gestão de estoques
  • transportes
  • e outros

Diferentes áreas de atuação em Logística

Para que você possa entender melhor como é o trabalho de um profissional formado no curso de Logística, trouxemos as principais áreas de atuação desse setor, para que você possa entender qual mais se encaixa no seu perfil. Confira:

Estoque

Provavelmente essa é uma das áreas mais conhecidas por que faz ou deseja fazer o curso de Logística.

A área de estoque é voltada à organização dos produtos em ordem e quantidade. Assim, o profissional fica responsável por controlar os pedidos e os relatórios de compra e venda.

Armazenagem

Quando atua no setor de armazenagem, o profissional deve elaborar um planejamento para melhorar o aproveitamento dos espaços de conservação dos produtos. Assim, o profissional deve levar em consideração a localização e as dimensões do espaço disponível, considerando as questões de climatização do local.

Processamento de pedidos

O setor de processamento de pedidos garante que as entregas sejam realizadas dentro do prazo estipulado. Assim, esse setor é fundamental para o sucesso da empresa e satisfação do cliente.

Transporte

Quando o profissional formado em Logística trabalha nesse setor, ele precisa entender que essa área engloba os custos logísticos de transporte, garantindo a distribuição e a comercialização dos produtos da empresa.

Sendo assim, ele precisa avaliar quais as melhores  opções de transportes para a empresa, a fim de reduzir custos e ampliar a competitividade.

Então, podemos dizer que esse profissional é que vai definir a melhor transportadora, considerando os itens que serão entregues, seus prazos e custos.

Supply chain management ou Gestão da cadeia de abastecimento

A área de gerenciamento da cadeia de suprimentos é considerada uma parte inovadora da Logística. Isso acontece porque ela deixa de acompanhar apenas os processos internos da empresa, mas se estende aos fornecedores e transportadoras.

Planejamento e demanda de estoque

Esse setor está aquecido no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas buscam por um profissional que utilize de estatísticas para realizar previsões de vendas, e façam uso de recursos digitais para integrar os setores de vendas, produção e logística.

É importante destacar que além de integrar essas áreas, o profissional de planejamento e demanda de estoque deve atuar buscando sempre a redução de custos e o aumento do nível de eficiência dos serviços.

Controller Logístico

Essa área abrange os processos de implementação e monitoramento da execução de cada uma das etapas logísticas. Quem opta por atuar nessa área tem a função de determinar os indicadores de desempenho em custos, produtividade e qualidade de serviço, além de monitorar os resultados obtidos.

Por fim, podemos destacar que o Controller Logístico pode atuar como auditor interno.

Prevenção de perdas

E para finalizar quais áreas pode atuar o profissional formado em Logística, vamos te falar sobre a área de prevenção de perdas. Nesse setor, o profissional pode atuar como coordenador, gerente ou analista.

Atualmente essa é uma das áreas mais promissoras da Logística.

História da logística

Agora que você conhece um pouco sobre a profissão, vamos falar sobre a história da Logística.

Não existe um registro oficial de quando ela surgiu, mas historiadores relatam que a mais de 12 mil anos atrás, nossos ancestrais passaram a conhecer a agricultura. Depois dessa nova descoberta, os povos antigos migraram atrás de regiões com as condições e recursos mais favoráveis ao plantio. Além disso, esses povos passaram a armazenar alimentos, criando estoques para suprir as suas necessidades.

A administração desse estoque foi o que garantiu a sobrevivência da nossa espécie em épocas de escassez.

Também existem evidências de cerca de 7 mil anos atrás, da utilização de troncos de árvores como embarcações em atividades pesqueiras. Este relato prova a utilização de um meio de transporte que não fosse animal. Mais adiante na história, no ano 3500 a.C houve o surgimento da roda, e com isso o desenvolvimento dos meios de transporte terrestre.

Desde então, o desenvolvimento da Logística não parou de evoluir. Mas, foi com as guerras que a logística ganhou papel de destaque. Era preciso planejamento para transportar as tropas, armamentos, carros de guerra e alimentos aos locais de combate.

A revolução industrial também desempenhou um papel importante para o processo logístico. Com a criação da  máquina a vapor, houve a produção em massa de variados tipos de produtos. Sendo assim, o problema da alta oferta de produtos foi resolvido com outra solução logística: a distribuição em massa.  Com isso, foram criados meios de transporte e comunicação, como trens, navios e telégrafo.

Como já dissemos, a Logística tinha um importante papel para as tropas em guerra, mas somente depois da 2° Guerra Mundial, a palavra deixou de estar diretamente ligada ao contexto militar e passou a fazer parte da rotina e estratégias das empresas.

Qual curso fazer de Logística? Técnico ou graduação?

O curso de Logística pode ser encontrado como técnico e tecnólogo. Mas você sabe a diferença entre eles?

Aqui vamos te explicar do que se trata cada um, para te ajudar na escolha da modalidade certa para você.

O curso técnico em Logística tem a duração de 2 anos. Nesse curso, que é de nível médio, o aluno adquire os conhecimentos necessários para o transporte e o armazenamento, executando procedimentos de compra, recebimento e manuseio das matérias-primas e produtos.

Já o  curso de tecnologia, tem o mesmo tempo de duração, mas se trata de um curso de nível superior. Portanto, só pode se matricular nele quem já concluiu o ensino médio. Após a conclusão do curso, o profissional vai estar capacitado a tomar decisões, alcançar resultados e prestar um bom atendimento ao cliente. Além disso, ele vai poder ocupar os seguintes cargos:

  •  Diretor de Supply Chain
  • Gerente de Compras
  • Gerente de Planejamento
  • Gerente de Logística
  • Coordenador de Comércio Exterior
  • Coordenador de Planejamento e Controle de Produção (PCP)
  • Controller Logístico
  • Analista de Logística

Faça a escolha inteligente! Compare qualidade, experimente e comprove!

Quer saber mais sobre o curso de Logística? Leia também:

Saiba mais sobre nossos outros cursos de graduação ead:

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!