BLOG EAD PREMIUM UNIFACVEST
Publicado por
EAD Premium Unifacvest
16 de junho de 2021

O que faz um profissional de Processos Gerenciais?

Como você já deve ter visto anteriormente aqui no blog EAD Premium Unifacvest, o profissional de Processos Gerenciais tem várias possibilidades de trabalho, e isso se deve ao fato de sua formação ser multidisciplinar e diversificada, o que é ótimo em vista das exigências mercadológicas atuais.

Em resumo você já sabe que, para quem se forma na área, é possível optar pela carreira nas áreas de finanças, empreendedorismo, recursos humanos, marketing, entre outras.

Isso sem mencionar outro grande campo de trabalho, que é a tecnologia, onde as empresas usam a inovação para automatizar os processos produtivos e administrativos. Neste setor, o profissional de Processos Gerenciais pode oferecer conhecimentos sobre como funcionam as ferramentas, avaliando se a tecnologia está ou não contribuindo com a atividade desenvolvida.

Além disso, também é possível empreender, montar seu próprio negócio ou assumir o gerenciamento de um empreendimento familiar. Isso é viável porque o gestor de negócios formado em processos gerenciais tem conhecimentos sobre a atuação da empresa como um todo, possuindo capacidade técnica para gerenciar essas organizações.

Por fim, as diversas áreas de atuação que o profissional de processos gerenciais tem a sua disposição refletem claramente a versatilidade desse campo de trabalho.

Assim, é justo dizer que, ao longo do curso, os estudantes são realmente preparados para atuar em cargos de liderança, planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias, para coordenarem as companhias em seus variados setores.

É preciso ter curso superior para atuar como profissional de Processos Gerenciais?

O profissional de Processos Gerenciais tem papel extremamente importante dentro de uma organização empresarial. Mas sobre essa função, ainda existe uma dúvida que costuma ser comum: é preciso ter curso superior para exercê-la? E é exatamente sobre isso que falaremos no decorrer deste tópico.

O tecnólogo em Processos Gerenciais faz a gestão das pessoas e das finanças; planeja, organiza, dirige e controla os recursos organizacionais; intervém nas relações entre mercado, clientes e fornecedores; cria estratégias para aumento de resultados e economia de recursos; e muito mais.

Tudo isso é aprendido nas disciplinas que compõem a grade curricular do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais EAD. Assim, para que o profissional possa exercer com competência e seriedade a profissão a que foi destinado, é necessário, sim, se qualificar mediante o ingresso no ensino superior.

Em outras palavras, matricular-se no curso de Processos Gerenciais, além de ser necessário, é uma escolha inteligente, pois ao concluir o curso de graduação, o estudante estará devidamente preparado para encarar todos os desafios impostos pelo mercado de trabalho.

Quanto tempo dura o curso?

A carga horária total do curso de tecnologia em processos gerenciais é de 1.840 horas distribuídas em dois anos de graduação.

Nos primeiros 2 semestres, o estudante terá contato com disciplinas que envolvem Introdução às Ciências Sociais, Empreendedorismo, Prática Textual em Língua Portuguesa, Sociologia Geral, Língua Brasileira de Sinais – Libras, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Gestão de Pessoas, Legislação Empresarial, Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais, Comunicação Empresarial, Economia e Mercado, Introdução à Administração, Organização Sistemas e Métodos, e Estatística Aplicada.

Já nos dois semestres finais, as disciplinas envolvem Fundamentos de Contabilidade, Comportamento Organizacional, Educação Ambiental e Cidadania, Fundamentos de Finanças, Planejamento e Controle Financeiro, Fundamentos de Marketing, Tópicos Especiais em Processos Gerenciais, Administração de Vendas, Estratégia Empresarial, Administração de Vendas, Estratégia Empresarial, Administração da Produção e Materiais, Gestão de Projetos, Planejamento e Administração Tributária, Sistemas de Informações Gerenciais, e Gestão de Operações e Logística.

Por fim, vale mencionar que, além das matérias acima descritas, será necessário entregar certificados de Atividades Complementares – as quais podem ser realizadas já no início da faculdade. E ainda, comprovar participação em Atividades Integradoras ao longo do curso, que têm como objetivo proporcionar uma reflexão sobre as disciplinas estudadas.

Como escolher a melhor faculdade de Processos Gerenciais

Quando você tomou a decisão de iniciar o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais EAD com certeza colocou como principal ponto em sua lista de prioridades matricular-se na melhor faculdade. Mas, como você pode saber quais são as melhores faculdades de Processos Gerenciais?

Pensando nisso, elaboramos abaixo um pequeno guia com informações que podem ajudar no seu processo de escolha da instituição de ensino superior.

Em primeiro lugar, falando especificamente do curso, a melhor faculdade de Processos Gerenciais EAD é a que cumpre a determinação do Ministério da Educação (MEC) e oferece a duração mínima exigida, ou seja, 24 meses. Portanto, se oferecerem diploma em menos tempo, desconfie.

Ela também deve ter uma grade curricular completa, que te deixará pronto para sair da faculdade já com plena capacidade de ingressar no mercado de trabalho. Entre as disciplinas essenciais, podemos citar Legislação Empresarial; Planejamento e Controle Financeiro; Gestão de Projetos; Sistemas de Informações Gerenciais e muitas outras.

Apenas esses dois aspectos acima citados já seriam suficientes para deixar clara a seriedade da instituição e o compromisso em fazer de você o melhor tecnólogo em Processos Gerenciais possível. Mas além deles, há outros pontos, esses nem tanto ligados a conteúdo, mas que também fazem diferença na hora da escolha.

Então, em terceiro lugar procure pela liberdade de poder escolher a duração do curso, lembrando sempre que o mínimo são dois anos, e os valores das mensalidades que melhor atendem suas necessidades.

Sua faculdade de Tecnologia em Processos Gerenciais a distância também deve te dar opções referentes aos materiais didáticos, para que você escolha aquele com o qual prefere estudar. Se não quer depender de internet, poderá optar pelos livros impressos e videoaulas em DVD, mas se não abre mão de estar conectado, poderá usar esses mesmos materiais em suas versões digitais, geralmente, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Enfim, esses são aspectos de extrema importância, que devem ser levados em consideração na hora de realizar sua matrícula, e farão a diferença durante sua caminhada rumo à conquista do diploma.

Complemente seus conhecimentos sobre o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. Então, não deixe de acessar nossos outros posts sobre o assunto:

– O que são Processos Gerenciais?

O que se estuda em Tecnologia em Processos Gerenciais?

– Processos Gerenciais EAD: vantagens e metodologia

– Mercado de trabalho para formados em Processos Gerenciais

Conheça também outras opções EAD no ensino superior:

– O que é Gestão da Segurança Pública?

Além de Processos Gerenciais, conheça outros cursos de graduação EAD oferecidos pelo EAD Premium Unifacvest.

 

Deixe seu Comentário
Deixe seu Comentário

Graduação ou Pós-Graduação? Fique atualizado e saia na frente! Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

    Estamos online!